​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Museu do Louvre, em Paris

Devido a sua vasta História e importância cultural, Paris é uma das cidades que mais possuem apelo turístico no mundo, e isso, bem na verdade, não é nenhuma novidade. Porém, para uma cidade ser considerada realmente um destino “de peso” quando falamos de passado e de arte, os museus e galerias são lugares primordiais não é verdade? Pois Paris tem, e muitos! A cidade Luz possui mais de 130 museus, que abrigam milhares de obras de arte, mas diante de tantos, 3 se destacam como imprescindíveis para uma primeira visita à cidade. Venha conhecer quais são eles!

LOUVRE

Seria uma heresia deixa-lo de fora, não é mesmo? E já pensou não mencionarmos ele em primeiro lugar? Não nos atreveríamos, afinal o Museu do Louvre não só é o maior museu e mais celebrado da França, como um dos mais visitados de todo o mundo. Além de toda a engenhosidade arquitetônica do prédio que abriga mais de 300.000 obras de arte, sendo que apenas cerca de 35.000 estão expostas, o Louvre é um respiro de diferentes estilos artísticos, épocas, civilizações e talentos. Inaugurado em 1793 e com média anual de mais de 8 milhões de visitantes, é no Louvre que estão expostas a Mona Lisa, As Bodas de Caná, Venus de Milo, A Liberdade Guiando o Povo, dentre outros. Se vale uma visita? Apenas uma não, muitas!

MUSEU DE ORSAY

O Museu de Orsay está situado na margem esquerda do rio Sena e possuindo um prédio que é um espetáculo à parte, já que a estrutura serviu como estação ferroviária desde 1900, mantem uma certa cronologia com as obras expostas no museu do Louvre, com uma espécie de continuidade, sendo que as obras que figuram no Orsay datam de 1848 a 1914. O hall central é digno de horas de admiração, pois o prédio e a decoração interna do local são exuberantes demais, sendo praticamente impossível desviar os olhos.

O luxo e a grandiosidade do espaço competem por atenção com o acervo igualmente belo e valiosíssimo, e assim por lá é possível admirar obras exuberantes de artistas como Monet, Renoir, Cezanne, Rodin, e muitos outros.

POMPIDOU

Chegamos no último da lista, porém não menos instigante e interessante. É dada a vez ao Centro Pompidou, tendo sido ele inaugurado em 1977 e possuindo como principal objetivo ser um espaço dedicado ao moderno. O prédio chama a atenção, tanto positivamente como negativamente, dependendo dos gostos e critica de cada observador, já que desde sua inauguração, a estrutura ousada do Pompidou celebra a criatividade e tem feito muitos parisienses “torcerem o nariz”. Vale dizer que o Centro Pompidou agrada muito os visitantes de fora da cidade e possui áreas dedicadas para eventos e expressões artísticas diversificadas.

Mantendo uma cronologia em se tratando de obras de arte, em continuidade ao acervo do Louvre e o Museu de Orsay, o Pompidou carrega uma vasta coleção de obras de arte moderna e contemporânea e quer mesmo é chamar a atenção. E quer saber? Ele consegue, pois vive cercado dos mais diversos estilos de pessoas, que continuamente o procuram em busca de obras ousadas e expressões artísticas de qualidade. Uma visita até ele é entretenimento na certa!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar