CONHECENDO O CIRCULAR SIGHTSEEING/HOP ON HOP OFF EM SÃO PAULO
Recentemente estive em São Paulo e fiquei por lá uma semana. Tempo suficiente para explorar as principais atrações turísticas do local, curtir um pouco da cena cultural paulista, aproveitar alguns dos bares e restaurantes mais descolados e desbravar os principais atrativos da região por meio de diferentes passeios.
Com a intenção de conhecer ao máximo todas as nuances da cidade, tentei utilizar diversos meios de transportes públicos e compartilhados, me aproveitando da mobilidade que eles oferecem para percorrer bairros distintos. Fui de Metrô, Trem, Bike, Táxi, Uber e andei muito a pé também, mas foi o ônibus uma das grandes novidades da logística de todo o meu passeio, e não falo do ônibus de linha convencional, e sim, do novo serviço de ônibus circular de São Paulo, o SightSeeing/Hop on Hop Off, inaugurado no dia 12 de março deste ano.
Um estilo de transporte em maior parte voltado aos turistas e bem difundido nas grandes cidades do exterior, o sistema de ônibus circulares SightSeeing/Hop on Hop Off começou a se espalhar recentemente pelas principais capitais do Brasil e se tornou uma opção a mais para os turistas e locais que desejam ganhar tempo e curtir ao máximo os principais atrativos que uma cidade tem a oferecer. O conceito é simples e eficaz: Paga-se um valor X por um serviço que permite acesso por 24 horas em um ônibus (quase sempre de dois andares, sendo o segundo andar descoberto) que fica circulando por uma rota pré-definida e que te dá a liberdade de sair e voltar do veículo a hora que quiser, sabendo que um próximo carro irá passar no ponto de parada, permitindo assim que o passeio continue.
Por mais que eu já tenha visitado algumas grandes cidades fora do país, nunca tinha utilizado os ônibus circulares e confesso que gostei da proposta. Só acho que o de São Paulo ainda precisa melhorar, já que peca em questões muito importantes e que podem comprometer a qualidade do serviço. Algumas informações básicas e introdutórias, retiradas do site principal:
“O Circular Turismo SP foi especialmente planejado para que você conheça São Paulo com conforto e segurança. A possibilidade de embarques e desembarques ilimitados pelo circuito, permite que você conheça os principais atrativos turísticos que a cidade oferece. O roteiro apresenta informações sobre a história, arquitetura e cultura da capital paulista. Enquanto você contempla a paisagem, ainda conhece um pouco mais sobre o incrível destino que é São Paulo!”
Escolhi uma segunda-feira para realizar o passeio, considerando que seria um dia mais tranquilo, e de fato, foi. Saí da região dos Jardins, onde estava hospedado, e fui de metrô, saindo da estação da Consolação até a estação da Luz, ponto de partida do ônibus que tinha o primeiro horário agendado para às 9 da manhã. Assim que cheguei na tradicional “Estação da Luz”, enfrentei a minha primeira dificuldade, saber onde fica o local exato de partida do ônibus. Bom, me faltavam apenas alguns minutos até bater 9 horas e solicitei informação a alguns funcionários da própria estação, que nada sabiam sobre o circular. Apenas na minha segunda abordagem foi que eu consegui a informação de que o local de saída do ônibus fica bem em frente ao prédio da Estação, visível para quem chega ali a pé ou de carro, mas um pouco confuso para quem sai do metrô, como no meu caso.
Ônibus quase saindo e eu, felizmente, consegui embarcar. A motorista e o acompanhante (guia) foram bem solícitos e ali mesmo comprei o ingresso, no valor de R$40, que me seria válido por 24 horas para que eu pudesse sair e entrar dos ônibus, sempre respeitando os locais e horários estabelecidos. E aí que, antes do passeio começar, a motorista avisa o grupo que apenas um ônibus estava operando no dia, o de apoio (coadjuvante), pois o veículo principal (ônibus panorâmico e de dois andares) estava em manutenção. Foi de fato uma grande infelicidade, pois o tour que já opera com apenas 2 carros (o que acredito ser pouco para a proposta do serviço), não levaria mais apenas 40 minutos entre o ônibus principal e o de apoio, mas sim uma média de 3 horas e meia para contornar todo o trajeto. Ou seja, se alguém do grupo quisesse sair e ficar em algum dos pontos de parada por mais de 15 minutos, teria que aguardar mais de 3 horas para embarcar no ônibus novamente. Inviável, não é mesmo?
Imagem: Ônibus de apoio do passeio
Imagem: Ônibus Sightseeing / Hop on Hop off Circular SP
Imagem: Interior do circular
Diante da frustração de ter apenas 1 carro disponível, praticamente todo o grupo ficou condicionado a se contentar com um passeio guiado e não-panorâmico, com paradas de no máximo 20 minutos para breves fotos. Confesso que não fiquei tão chateado, pois já era o meu penúltimo dia em São Paulo e muitas das atrações eu já havia visitado. Então, além de querer prestigiar o novo serviço turístico, esperava um contorno rápido e diferente por pontos históricos e importantes da cidade, locais que eu nem mesmo havia cogitado em conhecer. Também poderia ter aguardado para outro dia, mas no dia seguinte eu já estaria retornando para casa. Apesar de todas as limitações o passeio foi bem interessante e uma dinâmica nova pra mim, que sou acostumado em explorar os destinos que visito de forma independente.
No meu grupo, apenas eu e mais um brasileiro, no meio de americanos, franceses e muitos japoneses, divertidos e bem empolgados. Fizemos o trajeto todo do mapa, saindo da Estação da Luz, parando em sequência no Mercadão e na Praça da República. Logo depois fomos levados até o estádio do Pacaembu e atravessamos toda a Paulista, com direito a parada no MASP e na Casa das Rosas. Já próximo ao meio dia, somos levados ao parque do Ibirapuera, ao Centro Cultural de São Paulo e ao tradicional bairro da Liberdade. Para finalizar todo o percurso, já no começo da tarde, nos restam as duas últimas visitas: Pateo do Collegio e o Theatro Municipal.
Imagem: Guia Visual e Mapa do trajeto
Imagem: Bilhete do passeio Circular Turismo SP
Como material de apoio, é fornecido um guia visual, com as principais informações sobre todas as atrações e o mapa de todo itinerário. Conforme vamos passando por pontos importantes e parando nas atrações e locais históricos, uma gravação em alto-falante vai nos instruindo em bom português, inglês e espanhol. Ponto bem positivo. Chegando na última parada, Theatro Municipal, resolvo que hora de sair do ônibus, pois não teria razão de eu repetir todo o passeio novamente, com apenas 20 minutos por atração disponíveis.
Imagem: Mercado Público
Imagem: Praça da República
Imagem: Estádio do Pacaembu
Imagem: Casa das Rosas/Av Paulista
Imagem: Bairro da Liberdade
Vamos aos prós e os contras:
Pontos a favor:
Deixou a desejar:
Imagem: Moto do segurança que vai acompanhando o ônibus por todo o passeio
Levando
em consideração que foi minha primeira experiência com este estilo de City Tour
e que o circular ainda está em caráter experimental, ainda assim achei válido o
passeio, já que além de rodar por São Paulo pude também entrar na Pinacoteca e em
alguns outros museus de forma franca. O serviço tem todo o potencial para
funcionar de maneira muito satisfatória, porém, por enquanto, ainda fica
devendo em alguns detalhes bobos e precisa corrigir o fundamental, que é
disponibilizar mais veículos (mais dois talvez?) para poder se adequar a sua
própria proposta e aí sim poder ser considerado um passeio bacana Hop on/ Hop
Off de qualidade.
Site oficial: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/linha-circular-turismo
Tel de Contato: 0800-116566
Mapa oficial:
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