​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Parece que o pessoal lá de Dubai realmente não cansa de “brincar” de Torre de Babel. A mais recente empreitada da cidade, que é conhecida pela sua megalomania e pelo calor insuportável, ao menos para os ocidentais, é o desenvolvimento de mais um projeto que alia ambição, poder, exibicionismo e muitos dirhams, um prédio de mais de 830 metros que deverá ficar pronto até 2020.

Hoje em dia Dubai trava uma competição interna para ver quem possui o Arranha-céu mais alto do mundo, título que atualmente pertence ao consagrado Burj Khalifa, considerado símbolo da cultura extravagante e ostensiva da cidade ícone do Oriente Médio.

O reinado do “Burj” tende a cair por terra, pois a empresa Emmar Properties já projetou um prédio maior, que ainda não possui um nome para chamar de seu, desenhado pelo famoso arquiteto neo-futurista espanhol Santiago Calatrava (profissional que idealizou o Museu do Amanhã, no Rio). A obra tem tudo para se tornar a maior sensação turística dos Emirados Árabes, com formas e desenho bem marcantes e traços inspirados em lírios e que lembram um minarete (torre de Mesquita), conferindo a autenticidade da cultura Islâmica.  

O projeto arquitetônico foi uma escolha pessoal do vice-presidente e primeiro-ministro do Emirados, o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em um concurso internacional, e tem como um dos objetivos ser um dos símbolos da Expo 2020, evento consagrado e que voltará as atrações de todo o mundo para Dubai daqui 4 anos.

A grande torre será construída ao lado de uma área conhecida como Dubai Creek Harbour, a 10 minutos do Aeroporto Internacional (principal Hub logístico e entrada de turistas no Oriente) e fará parte de uma estrutura que irá abrigar um hotel boutique, diversos restaurantes, shopping center, um grande observatório em 360º, terraços ajardinados (inspirados nos “Jardins Suspensos da Babilônia”) e o prédio trará o conceito das sacadas rotativas.

De acordo com o presidente da Emmar Properties, Mohammed Alabbar:

"A torre é nosso tributo à positividade, à energia e ao otimismo que Dubai e os Emirados Árabes Unidos celebram. Será um destino turístico para o mundo visitar, desfrutar e celebrar a vida, conforme Dubai se prepara para sediar a Expo 2020. Com a torre, estamos entregando à cidade um monumento magnífico, que irá gerar valor econômico a longo prazo".

O arquiteto Santiago Calatrava Valls também se pronunciou e disse:

"Minha equipe e eu colocamos um grande esforço no desenvolvimento desse projeto, uma vez que foi uma honra muito especial participar do concurso. A colaboração com a Emaar Properties torna a missão ainda mais estimulante. O projeto traz uma clara referência à arte clássica do passado e à cultura do lugar, ao mesmo tempo em que representa uma grande conquista tecnológica".

A obra deve consumir investimentos de aproximadamente 1 bilhão de dólares e ainda não possui data estimada para o seu início.

Dubai realmente se mostra forte e determinada quando o assunto é arquitetura arrojada e investimentos a fim de atrair cada vez mais turistas, porém é curioso que o novo “maior prédio do mundo” dos Emirados já nasça “ameaçado”, sendo que a Arábia Saudita anunciou para os próximos anos um arranha-céu com mais de 1000 metros de altura, a ser construído na cidade de Jeddah. Uma coisa é certa, estaremos aqui acompanhando a guerra pelo título e que vença o maior!

Fontes: Exame, UOLViagens

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar