Especial Florianópolis/SC - Parte III - Centro
Hospedagem: Centro – A vantagem de se hospedar no centro é que fica na metade do caminho para as praias e próximo dos pontos históricos da ilha. Entretanto, como tratado em post anterior, em alguns horários o trânsito pode ficar complicado, necessitando paciência. Assim, há que se mencionar que no centro da cidade existem diversas opções de hospedagem, desde hotéis mais luxuosos a albergues. Podemos elencar alguns hotéis mais tradicionais, como: Hotel Faial (na Rua Felipe Schmidt), Florianópolis Palace Hotel (Floph – situado próximo ao Teatro Álvaro de Carvalho), Hotel Porto da Ilha (próximo da Avenida Rio Branco – fácil acesso e com diversas opções de restaurantes ao redor), InterCity (próximo a saída da ponte) e Castelmar. Detalhe: deve-se tomar cuidado com alguns hotéis pelo centro, pois podem ser mais velhos e não muito confortáveis. Para os que preferem hotel na categoria executiva, destacam-se: Cecomtur (próximo a Praça XV) e Ibis. Já para os que procuram um albergue, apesar da maioria estar situado nas praias, existe o Hi Hostel Florianópolis (próximo a Beira mar).
Na Beiramar também existem algumas opções de hotéis, muito embora, mais luxuosos e caros. Dentre estes, destacam-se: Majestic Palace (próximo ao Beiramar Shopping), Blue Tree Towers (ao lado do Beiramar Shopping), Sofitel (com diversas opções de restaurantes ao redor) e Baía Norte (próximo da ponte). A vantagem destes hotéis, além da qualidade, é que se encontram em uma área nobre da cidade e próximos de diversas opções de restaurantes e bares.
Nas demais áreas, pode-se mencionar o Slaviero Executive Hotel, o qual está situado próximo a Universidade Federal. Também merece destaque o Hotel Mercure Florianópolis, situado no Bairro Itacorubi (em sentido ao Morro da Lagoa), possuindo a vantagem de estar no caminho das praias do Norte (jurerê, daniela..), bem como das praias do Leste (Joaquina, Mole…). Por fim, uma outra opção seria o Hotel Quinta da Bica D`agua, que encontra-se no Bairro Trindade e ganha destaque pela qualidade de atendimento e tranquilidade do local.
Alimentação: Apesar de a culinária tradicional da cidade ser voltada aos frutos do mar, Florianópolis conta com diversas opções gastronômicas. Na região da Beira mar e na Rua bocaiuva é possível encontrar algumas opções, tais como: Macarronada Italiana, Churrasquim (comida de Boteco), Sanduicheria da Ilha, Yaah (Temakeria), Myoshi (sushi), e outros… Dentre as pizzarias, algumas sugestões são: Pizza na Pedra (principalmente a panqueca), Papparela (dica: pizza da capa, muito saborosa) e Pizzaria Basílico (pizza no estilo paulistano, com ambiente agradável e pizzas muito saborosas). Já sobre os restaurantes de frutos do mar, destacamos: Toca da Garoupa (ótima comida, bom ambiente, porém com preço elevado). Se você gosta de Sushi, no centro existe o Kanpai (ótimo local, com opção de buffet a quilo ou livre). Por fim, ainda merecem serem mencionados o Restaurante Mirantes (Rede de restaurantes a quilo com uma diversidade de comida que agrada a todos) e Uai di Minas (Comida tradicional mineira com um dos melhores atendimentos da ilha).
Diversão: Além das praias e dos patrimônios históricos, Florianópolis conta com algumas opções de Casas Noturnas e Bares. Destaca-se como opção de festas a SETE NIGHT CLUB e CASH, situados na Beira mar e que possui programação diversificada. Na Beira mar podemos também encontrar um restaurante/bar Australiano, o Didge, o qual conta com um ótimo cardápio de cervejas e comidas típicas australianas, valendo a pena conhecer. Se você estiver procurando um restaurante Mexicano, porém agitado, o local é o Guacamole (situado na Beira mar, quase ao Lado do Didge).
Em relação aos bares, podemos destacar a Cervejaria Original (ao lado do Beira mar Shopping), Cervejaria Devassa. Por fim, há que se falar do Chopp do Gus, situado no Bairro Córrego Grande, sendo também uma opção. Não deixe de experimentar a Batata Frita 4 Queijos Flambada.
Compras: Os melhores locais para compras em Florianópolis são os Shoppings (Beira mar, Floripa e Iguatemi). Nestes, é possível encontrar grandes marcas e diversas opções. Entretanto, se estiver apenas passeando, válido ir até a Rua Vidal Ramos, a qual foi urbanizada e possui algumas lojas locais. Na Rua Bocaiúva, principalmente ao redor do Shopping Beira mar, também é possível encontrar algumas lojas, que valem a pena visitar.
O que fazer: Não deixe de apreciar a vista que a Beira mar Norte proporciona, principalmente no final de tarde. Se você gostar de pedalar, é possível alugar uma Bike no quiosque do Trapiche, custando em torno de R$7,00 a hora. No trapiche (principalmente aos finais de semana) é possível encontrar diversas barracas, oferecendo desde produtos de artesanato até comida. Também existem algumas empresas que realizam passeios de barco, com algumas opções de roteiros. Outro local que vale a pena conhecer é o Mirante do Morro da Cruz, onde permite ter uma bela vista da Ilha, por quase todos os ângulos. Se você pretende observar a Ponte Hercílio Luz, existe o Mirante em sua cabeceira insular. Entretanto, deve-se tomar mais cuidado neste local, principalmente à noite. Outro local que proporciona bela vista para a Ponte é o Forte Santana (Museu das Armas), o qual está situado embaixo da Ponte, na avenida Beira mar.
Postar um novo comentário