​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Hoje dedicaremos o post às praias do Leste da Ilha de Florianópolis, sendo estas: Barra da Lagoa, Joaquina, Mole, Galheta e Moçambique. Além destas, também iremos mencionar a bela Lagoa da Conceição.


Lagoa da Conceição: A Lagoa da Conceição, além de um lugar privilegiado por sua beleza, é um dos principais pontos de encontro dos moradores da ilha e dos turistas que a visitam. Reúne os melhores bares, restaurantes e pubs e possui uma atmosfera jovem e diversificada. Existe tanto opção para o dia quanto para a noite e é no verão que o movimento é maior, permitindo a prática de esportes radicais, passeios ao ar livre, degustação dos melhores petiscos vindos do mar e atividades para toda a família.
A lagoa é divida em duas partes: a lagoa de dentro e a lagoa de fora, que são ligadas por uma ponte. São várias as localidades próximas à lagoa, mas as regiões que ganham destaque são: o Centro (conhecido como “centrinho”), Canto da Lagoa, Barra da Lagoa, Costa da Lagoa e Fortaleza.
A população é de aproximadamente 14.000 pessoas, da qual muitos trabalham nas atividades de gastronomia, artesanato e turismo.
A avenida das Rendeiras, dá acesso às praias: Joaquina, Mole e Barra da Lagoa, e concentra ótimas opções gastronômicas, além de práticas esportivas. Lojas de artesanato também estão no local onde é possível comprar produtos com características locais, como as rendas de bilro.
Se você quer comer bem e se deliciar com ótimos frutos do mar, as opções recomendadas são: O Barba Negra, Casa do Chico, Restaurante Oliveira, Maria Farinha, Chef Fedoca (na Avenida das rendeiras, antes da ponte)... Já no centrinho e demais regiões, destacam-se as pizzarias Basílico (pizza paulistana, excelente e ótimo local) e Nave Mãe (pizzas feitas artesanalmente com massa integral, muito saborosas também e possui a opção de rodízio na segunda, quinta e domingo). Já para os que gostam de Comida Japonesa, destaca-se: Wamaki, Miyoshi e Kanpai (fica no topo do Morro da Lagoa, com uma vista maravilhosa e um dos melhores sushis da cidade, vale a pena conferir). A Lagoa da Conceição também é famosa pelos seus cafés, principalmente o Café Cultura (opções de café e restaurante, com um ambiente super agradável). No centrinho ainda é possível encontrar outros cafés que lotam durante o ano todo.
Na entrada da Lagoa da Conceição, assim que desce o Morro é possível encontrar algumas opções de bares e restaurantes, tais como: O Açougueiro Hamburgueria e Sushi Roots (o sistema de buffet livre vale muito a pena). Continuando pela avenida, chega-se ao centrinho, onde também existem diversas opções de bares e restaurantes. Por fim, ainda deve-se destacar como opção de entretenimento o The Black Swan (pub).


Joaquina: A praia ganhou destaque a partir dos anos 70, sendo muito procurada pelos surfistas.  Além da praia com boas ondas para a prática do surf, a Joaquina ainda possui diversas dunas, sendo a prática de sandboard muito comum no local. Logo na chegada à praia é possível encontrar pranchas para alugar.  Além disto, pode-se dizer que a praia está preparada para receber os turistas, uma vez que possui amplo estacionamento (pago), restaurantes a beira da praia, hotel, sanitários e duchas. Em determinadas épocas do ano é possível enfrentar trânsito, uma vez que o acesso é feito por uma via simples. Os banhistas devem tomar cuidado, já que o mar é agitado e normalmente com ondas grandes, além de a água ser muito fria. Como opção de hospedagem na Praia da Joaquina destaca-se o Joaquina Beach Hotel, que fica situado quase na beira da praia. Dentre os restaurantes, vale a pena conferir o Restaurante Maurílio.
Com relação a segurança se optar em não deixar o carro no estacionamento tem que tomar cuidado e não deixar nada dentro do carro.


Praia Mole: A praia Mole recebeu este nome devido a sua areia fofa e macia e é bem conhecida por ser um point jovem de Florianópolis. Apesar da concentração dos mais novos, a praia também recebe muitas famílias (entretanto, não é o seu forte). A praia possui mar aberto, provocando grandes ondas e o desnível de sua profundidade é bem acentuado, exigindo atenção redobrada e muita cautela na hora de dar um mergulho. Devido à sua periculosidade, os postos salva-vidas da Mole são os mais bem equipados da Ilha.
São muitos os barzinhos e restaurantes na região, ou seja, você pode chegar bem cedo na praia e ficar o dia todo. A praia, por ser uma das mais badaladas, sofre com o trânsito lento no fim do dia, por isso é preciso ter paciência principalmente na alta temporada. Se você pretende ficar hospedado nesta praia, existe um bom hotel, o Praia Mole Eco Village, que fica de frente para a praia e possui vista para a lagoa. Outra opção seria o Bangalôs da Mole.


Galheta: Situada entre a Praia Mole e Barra da Lagoa, esta praia é considerada semi-deserta, sendo o seu acesso através de uma trilha pela Praia Mole. A praia não conta com infraestrutura (bares, restaurantes...), sendo muito frequentada por naturistas, apesar de não ser obrigatória a prática do nudismo. Também é frequentada pelos surfistas, que aproveitam as boas ondas do local.


Barra da Lagoa: A 20 km do centro da cidade, a Barra da lagoa fica após a Praia Mole e Galheta. A Barra da Lagoa possui um grande número de construções, com maior número de moradores que as praias vizinhas. Assim, a Barra da Lagoa também está mais preparada para receber os turistas, muito embora no verão fique lotada. Se você está aprendendo a surfar ou quer fazer aulas, esta praia é indicada. Existem algumas escolas ao longo da faixa de areia. O mar normalmente é calmo e tranquilo, facilitando a aprendizagem. Já sobre restaurantes, existem alguns na Beira da Praia, entretanto, considero melhores os que se encontram na fortaleza da barra, tais como: Capitão Fortaleza e Rancho da Canoa. O local é ótimo, muito agradável e ideal para curtir um final de tarde. É possível chegar através de uma estreita estradinha ou pelo canal, caso esteja de lancha. Entretanto, o meu preferido é o Ponta das Caranhas, na descida do morro entre a Mole e a Barra. Também é um restaurante de frutos do mar e fica às margens da lagoa. É possível chegar ao restaurante através do mar, contando com um deck para atracar lanchas e jet ski. O local é muito aconchegante, sem falar que a comida é ótima. Único detalhe é que o preço é um pouco mais elevado, muito embora, valendo a experiência.


Moçambique: É a praia mais extensa de Florianópolis, contando com 7,5 km de faixa de areia. O Moçambique encontra-se a uma distância de 29 km do centro da cidade e é uma praia pouco explorada e movimentada. Por fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, não há construções nesta praia, e o acesso é realizado através de uma estrada de chão. A praia faz sucesso entre os surfistas, uma vez que conta com boas ondas e mar agitado (mar aberto e de tombo). Para chegar, o caminho mais fácil é seguindo em direção a Barra da Lagoa e continuar pela estrada. Não existem muitas placas avisando a entrada, a qual é pequena e entre as árvores. Como mencionado, não há construções pela praia, sendo assim, não é possível encontrar bares e restaurantes no local. Se você pretende passar o dia na praia, leve comida de casa. Um dos lugares mais bonitos desta praia é o seu canto esquerdo. Entretanto, para chegar até o local aconselha-se percorrer este trecho com carro 4x4.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar