Completando a semana, iremos falar sobre as praias do Norte da Ilha: Ingleses, Cacupé, Jurerê, Santinho, Praia do Forte, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui...
Cacupé: Situada a 12 km do centro da cidade, Cacupé ainda encontra-se pouco explorada para o turismo, mesmo possuindo belas paisagens, além da possibilidade de observar a ponte Hercílio Luz, a Avenida Beira Mar Norte e parte continental de Florianópolis. Logo na chegada existe uma orla, onde se pode apreciar tranquilamente o por do sol. O ar calmo e tranquilo da região aumenta ainda mais a beleza do local. Ao longo do mar facilmente pode-se encontrar moradores nativos realizando a pesca, bem como o cultivo de ostras. O trajeto que liga Cacupé a Santo Antônio de Lisboa é rápido, com o trecho em sua maior parte asfaltado, proporcionando ótimos momentos. Nesta região, como não poderia faltar, existem algumas opções de restaurantes, tais como: Zé do Cacupé (frutos do mar), Restaurante João de Barro (ótimo restaurante, preço mais elevado) e Lorenzo`s Pizzaria (ótima pizzaria, com bela vista, bom atendimento. No inverno oferecem Fondue, que é muito bom, vale a pena conferir).
Santo Antônio de Lisboa: Fundada por imigrantes açorianos no Século XVIII, a região ainda mantém a suas características históricas, principalmente na gastronomia e arquitetura. Nesta região ainda são realizados alguns costumes açorianos, tais como Festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis. A praia possui fácil acesso pela SC-401, ou pela estrada do Cacupé. Continuando pela orla de Santo Antônio é possível chegar à praia de Sambaqui. A estrada geral acompanha o mar, possibitando paisagens maravilhosas. Este é um dos bairros mais bonitos de Florianópolis, ideal para passear e apenas observar a natureza.
Próximo à praça central é possível encontrar lojas de artesanato, com objetos típicos da colonização açoriana (renda de bilro, cerâmicas, etc), bem como a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. Outro ponto histórico é a Praça Roldão da Rocha Pires, onde se encontra a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina.
Outro ponto forte do bairro é a gastronomia, contando com diversos restaurantes (maioria frutos do mar), tais como: Samburá, Rosso Restro, Freguesia Bar, Marisqueria Sintra, Pé na Estrada, Açores (Bar), Chão Batido (ótimo pastel de camarão e bolinho de siri)... Além destes, merecem indicação: Bate Ponto (ótimo restaurante, desde a comida até ao atendimento, entretanto, a um preço mais elevado), Cantina Sangiovese (mesmo não estando na beira do mar, possui ótima carta de vinhos e excelentes massas e carnes), Villa do Porto (restaurante na beira do mar, com possibilidade de sentar em mesas na calçada, muito aconchegante. O atendimento e qualidade da comida são o destaque, vale a pena conhecer).
Sambaqui: Sendo um dos locais mais tranquilos da Ilha, Sambaqui é um típico vilarejo de pescadores. A região mantém o padrão de Santo Antônio de Lisboa, com uma estrada beirando o mar. Em Sambaqui também existem ótimos restaurantes (maioria frutos do mar). Dentre estes, indico: Pitangueiras (na beira do mar, possível atracar com barco. Comer no final de tarde no deck é uma ótima experiência), Restinga (com belo visual e boas opções de pratos – frutos do mar).
Jurerê: É uma das praias mais próximas do Centro da cidade, sendo dividida em duas partes distintas e bem diferentes: Jurerê Internacional (mais famosa) e Tradicional (encontram-se a maioria dos moradores mais antigos da região). Jurerê Internacional é a mais conhecida pelos turistas, com suas mansões luxuosas, carros importados e opções noturnas (bares e boates). Outra característica da praia é por possuir um mar calmo e mais quente, além de areia fina. O fácil acesso a praia também é outro fator para que fique lotada, principalmente no verão. Jurerê Internacional é totalmente planejada, contando com parques, supermercado, Shopping aberto (Open Shopping), diversas vagas de estacionamento e várias opções de restaurantes e bares.
Dentre as opções de bares e festas, destacam-se: P12 Parador Internacional (conta com amplo espaço, com piscina e sendo que a maioria das festas começam de dia), Donna (Restaurante e bar, com possibilidade de atendimento na areia para os turistas que preferem aproveitar a praia), Taikô (também atendem na praia, e diversos dias conta com Sunsets, sendo um dos points mais badalados da praia), Café de La Musique (também atendem na praia, e também muito famoso pelas suas festas, maioria Sunsets). Além destas opções, logo na entrada de Jurerê, existe o Music Park, o qual conta com três casas noturnas: Posh (Club de Luxo, que abre apenas no Verão), Pacha (aberto durante o ano todo, contando com a presença de grandes nomes da cena eletrônica) e Stage Music Park (espaço mais amplo, onde acontecem os shows).
Para comer, o Open Shopping apresenta algumas opções, destacando-se os cafés (muito frequentados no inverno e outono). Ao lado do Il Campanário resort também existem algumas opções, tais como: Jurê (estilo bar, conta com poucas opções de comida no cardápio). No Open Shopping também existem algumas lojas (Osklen, Beagle...), Padaria, Cafés, Bancos e Imobiliárias. Maiores informações sobre o que o local podem ser obtidas em: http://www.jurere.com.br/jos
Na entrada de Jurerê Internacional (em frente ao Supermercado Imperatriz) existe um complexo, contando com opções de restaurantes (Haikai Sushi, Trattoria Campione) e bar (Boteco da Ilha). Já sobre hospedagem, Jurerê Internacional conta com ótimos estabelecimentos, tais como: Il Campanario Village Resort (bem em frente a praia, conta com instalação nova e ótimo atendimento), Jurerê Beach Village, Pousada dos Chás, Pousada dos Sonhos... Se você pretende se hospedar nesta praia, outra opção bastante comum é aluguel de casas, entretanto, aconselho entrar em contato com alguma imobiliária da região.
Praia do Forte: Ao lado de Jurerê Internacional, o acesso se dá através de uma estreita rua que atravessa um morro. A praia é tranquila e muito bonita. Logo na entrada é possível encontrar restaurantes, o que facilita a vida dos turistas. No alto do morro encontra-se a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída em 1740, vindo a ser desativada em 1935 e logo após tombada como Patrimônio Histórico. A fortaleza é aberta para visitas (Alta Temporada – dezembro a março – das 9h as 19h e Baixa Temporada – abril e novembro – das 9h as 18h), sendo o bilhete comprado no local por R$8,00. O local é muito interessante e vale a pena ser visitado.
Canasvieiras: A praia de Canasvieiras é um dos locais mais movimentados de Florianópolis. No verão, o balneário fica lotado de turistas de todos os lugares do Brasil e muitos de fora do país, já que possui atendimento bilíngüe em quase todos os estabelecimentos. A beleza natural e uma completa infra-estrutura fazem de Canasvieiras um lugar que mereça ser visitado por quem vêm até a Ilha. Com uma distância de aproximadamente 27 quilômetros do centro de Floripa, a faixa de areia, que é branca e fina, tem cerca de 2 quilômetros e a água possui um tom característico esverdeado. A estrutura do balneário é destaque, oferecendo posto de saúde, supermercado 24 horas, mini-shopping, playground, agências bancárias... Opções de restaurantes não faltam e são muitas as churrascarias, restaurantes italianos, especializados em frutos do mar, lanchonetes, sorveterias... Bares também estão presentes, com programações diferenciadas no período noturno, possibilitando a experiência de boa música ao vivo.
Ingleses: Mantendo até os dias de hoje a tradição dos colonizadores açorianos, Ingleses é uma das praias mais procuradas pelos turistas na alta temporada. É uma das praias que mais recebe turistas argentinos, ficando atrás apenas de Canasvieiras. A praia possui uma faixa de areia longa, com 5 quilômetros, mar aberto e média ondulação. A pesca é a principal atividade dos moradores, que é uma atividade herdada dos açorianos, assim como as festas religiosas e apresentações folclóricas que geralmente acontecem no período do inverno, na região. Assim como na Joaquina, a praia dos Ingleses possui muitas dunas que possibilitam a prática do sandboard (canto direito). Se for à praia e quiser praticar o sandboard, é só procurar quem alugue os boards e se equilibrar. Diferente de muitas praias do Sul da Ilha, Ingleses possui uma estrutura única para receber os turistas, que contam até com serviços de atendimento em espanhol. São muitas as opções de hospedagem e de bons restaurantes. Se você prefere uma praia bem agitada, Ingleses sem dúvidas é a praia para se escolher e passar as férias, juntando a tradição local com opções variadas de atividades e na área gastronômica.
Santinho: A praia do Santinho, que fica ao lado dos Ingleses, é o tipo de local para os que buscam descanso e tranqüilidade. Os surfistas são verdadeiros entusiastas da praia, que está entre as melhores do norte da ilha para a prática do esporte. A beleza natural é algo marcante para quem a visita. O nome da praia está ligado com a tradição dos pescadores, em ofertar oferendas e pedirem proteção ao Santo. Uma das principais atrações da praia são as inscrições rupestres, que estão do local há mais de 5000 anos. É na praia do Santinho que está localizado o melhor resort de praia do Brasil, o famoso Costão do Santinho, que já recebeu este titulo por 6 vezes consecutivas. É cercado pela mata atlântica e possui uma estrutura ampla aos hóspedes e visitantes. O resort também é famoso por ser casa de grandes shows e espetáculos que passam pela Ilha.
Postar um novo comentário