​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Gazeta do Povo

Curitiba é uma cidade bem encantadora, sendo que o clima ameno e seu ar sofisticado colaboram demais para que a capital paranaense esteja quase sempre na lista de cidades para se visitar no Sul do Brasil. Curitiba possui cultura, vida noturna agitada, gastronomia requintada e atrações turísticas bem democráticas.

Em recente passagem pela cidade, pudemos enfim conhecer a tão famosa feirinha do Largo da Ordem, que ocorre todos os domingos bem no coração do centro histórico da cidade. Leia o relato para saber o que achamos do passeio.

Resolvemos explorar uma Curitiba bem cultural neste nosso passeio, então acionamos o nosso modo “viajante explorador” e corremos para a rua logo por volta das 9 horas da manhã, de um domingo com clima bem típico curitibano, solzinho leve e algumas nuvens que prometiam uma chuva para mais tarde.

Chegamos na feirinha por volta de umas 10 horas da manhã, lembrando que ela acontece sempre de 9 até 14 horas, e um verdadeiro mundo de artefatos de todos os tipos se apresenta aos olhos do visitante, com destaque para barraquinhas e lojinhas vendendo artesanatos, obras de arte, tecidos, pinturas em tela e cerâmicas.

O início da feira se dá na Rua São Francisco e termina na Rua Martin Afonso, e a dica principal é ir subindo com calma, sem pressa mesmo, já que é um passeio que tranquilamente vai tomar umas 2 horas do dia.

Além de muitas opções de produtos para apreciar e até mesmo comprar, levando uma lembrança da cidade ou escolhendo alguns presentes para os amigos, a feira do Largo da Ordem também concentra uma quantidade bem interessante de manifestações artísticas, sendo bem comum encontrar músicos se apresentando ao vivo, e até mesmo encenações teatrais ocorrendo pelos corredores do espaço.

O passeio ocorre pela manhã e início da tarde, horário propício para um lanche, café da manhã, brunch ou almocinho. Gastronomia variada e de qualidade também pode ser encontrada por lá e uma infinidade de comidinhas podem ser degustadas, como os pastéis bem tradicionais de feira, caldo de cana que não pode faltar, crepes e churros, chocolates entre outras iguarias populares. Comidas típicas e internacionais também dão o ar da graça, sendo possível experimentar um acarajé baiano, pierogis, empanadas argentinas e batata suíça.

A feirinha do Lago da Ordem possui uma dinâmica bem parecida com as feiras de outras capitais brasileiras e de ações do tipo que ocorrem fora do país também, como a feira de Candem Town, em Londres.

Outra dica válida é prestar bastante atenção nos prédios históricos da região, nos grafites registrados em algumas paredes, bares, espaços culturais e templos religiosos. Sabia que no percorrer do largo é possível se deparar com uma adorável igrejinha católica e também com uma mesquita?

Quem for a Curitiba e buscar conhecer melhor sobre artes e cultura da cidade, não pode deixar de anotar na agenda uma visita na famosa feirinha de domingo do Largo da Ordem, pois é um passeio bem gostoso de ser feito e que com certeza vai trazer muitas sensações agradáveis e inspirações para quem abraça a energia do lugar. Recomendamos!

 

  

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar