​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Uma grata surpresa bem no meio de Santa Catarina. Essa é a sensação ao chegar na vinícola Villaggio Grando. Quem está acostumado a fazer a ponte litoral-serra para aproveitar o aconchego do clima frio, ou pegar a ponte área até Chapecó e a fronteira com o Brasil, esquece que há um miolo no Estado pronto para ser explorado. E quando você conhece a VG, como é carinhosamente chamada, não se arrepende.

 

A vinícola fica em Água Doce, no meio oeste, a mais de 1300 metros de altitude. Do portal até o coração da fazenda o caminho é todo de plátanos, aquelas árvores com folhas amareladas que já indicam o ar bucólico Europeu. Você ainda passa por uma floresta de pinus, campos abertos de pasto e o vinhedo até chegar na vista mais paradisíaca: uma casa na beira de um lago circundado por pinheiros e um charmoso trapiche.


 

O lugar é novo, tem apenas 18 anos e começou pelo sonho do dono, Maurício Grando em transformar parte da fazenda em vinícola. O enólogo francês Jean Pierre Rosier levou as primeira mudas para plantar em 1998 e hoje o vinhedo já ocupa 45 hectares. A VG é uma Boutique Winery, produz em pequena quantidade em alta qualidade.


 

O passeio começa por onde o vinho é produzido. Um guia leva os visitantes pelo laboratório; primeiro aos tonéis de inox onde acontece a vinificação, até chegar na sala das barricas, onde a mágica acontece. Barris de carvalho francês recebem cada um o tipo certo de uva para envelhecer. Todo o processo é explicado.



 

Terminado o tour, chega a melhor parte. O receptivo, lugar para degustação, conta com uma parte externa e uma interna, com lareira, indicado para a temperatura atual. Frio esse que é um espetáculo a parte. Pela manhã a paisagem fica branquinha de gelo e no final da tarde o pôr do sol é pintado de vermelho bem no final do lago. Com todo esse cenário, a vinícola se tornou o lugar preferido para books de noivos. Já teve casal que veio de longe para fotografar por lá, em todas as estações do ano.


 

Para se ter uma ideia sobre a vinícola ela foi a única representante de Santa Catarina e uma das poucas do Brasil presente no "Cité des Civilisations du Vin" (A Cidade das Civilizações do Vinho). Um grande espaço arquitetônico inaugurado esse ano, em Bordeaux na França.


 

A degustação é acompanhada por um sommelier e harmonizada com pães, queijos e copa. Quando for visitar a vinícola pergunte se haverá algum evento por lá. Com um piano de calda, bem no meio do salão, pode ser que você ainda aproveite um show a parte.

 

A Villaggio Grando fica em Água Doce, na SC 350 - Km 109 (antiga SC 451 - km56). Abre para visitação de segunda a sábado. É possível reservar pelo telefone (49) 3563.1188 e custa R$ 10,00 que não é cobrado em compras acima de 90,00 e 45,00 para degustação.




Via: Vinícola Villaggio Grando

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar