​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Durante o verão europeu fiz uma viagem que começou pelos países da Escandinávia e a Estônia, vou contar um pouco mais dessa experiência aqui.

O primeiro país que fui visitar foi a Noruega, chegando pelo aeroporto de Rygge em Oslo;  A Ryanair muitas vezes voa para aeroportos mais afastados da cidade, normal na Europa, mas este aeroporto se superou! Bem, como eu já havia pesquisado o trajeto, sabia que tinha que pegar um shuttle, opção cara mas necessária para chegar em Oslo propriamente dito.

Depois de mais de uma hora de viagem, finalmente cheguei. O shuttle faz parada em uma estação de ônibus bem central e com wifi. Aproveitei pra checar de novo o meu caminho para chegar onde eu ficaria hospedado e peguei o metrô para lá. Fiz couchsurfing  (tipo de hospedagem que alguém lhe cede um lugar na casa para você dormir) e fiquei um pouco longe do centro, mas valeu a pena porque o preço da acomodação em toda Escandinávia é altíssimo.

Para explorar a cidade sugiro o uso do mapa Use-It, tem em várias cidades da Europa e usei sempre que possível. O mapa é feito por locais e da dicas para fugir do senso comum dos turistas, incluindo ótimas dicas de onde comer. De todas as coisas que visitei lá três se destacaram: o parque mais famoso de lá que tem várias estátuas um tanto quanto peculiares; dar uma volta na região da parte de trás do palácio onde há um parque mais alto que é ótimo pra ver a cidade inteira e curtir uma cerveja na região perto do cais, próximo a prefeitura que dá para aproveitar e curtir o por do sol. Vale a visita na galeria nacional onde fica a famosa obra “O Grito”, do norueguês Munch, aproveitei que tinha entrada gratuita no domingo.

Confesso que foi a capital escandinava que menos gostei, talvez porque peguei dois dias de tempo fechado e pelo alto custo de tudo lá! Não pude ir em muitos museus ou comer fora por estar viajando como mochileiro com orçamento baixo, isso desanimou um pouco.

Imagem: Oslo

Imagem: Oslo

Imagem: Oslo

Imagem: Oslo

Imagem: Oslo


De lá, fui de trem para Estocolmo, onde eu também fiz couchsurfing( essa é uma das formas mais procuradas pelos mochileiros). A viagem de trem foi no final da tarde e o percurso foi fantástico. Vários lagos, florestas e um pôr do sol sensacional que foram o cenário durante a maior parte do percurso. Chegando a noite lá, encontrei o meu host na estação e fomos direto para um restaurante. No caminho me surpreendi com a cidade, extremamente organizada e iluminada por vários letreiros (a maioria da onipresente H&M que é de lá).

Estocolmo é uma cidade fantástica! Visite todos os lugares “convencionais”, se surpreenda com a parte antiga da cidade, curta a troca da guarda (a melhor que vi na Europa) e se for no verão faça uma refeição a beira do canal descendo a parte antiga! A cidade é um pouco menos cara que Oslo mas ainda sim de alto custo, porém é possível achar bons negócios lá.

As minhas dicas seriam: fazer o free walking tour da manhã (não o da parte antiga) que para mim foi conduzido por um australiano que mandou muito bem; Almoce um dia no Black Sheep, na Old Town e prove as famosas Meetballs; Procure uma cervejaria com cervejas artesanais suecas, eles têm cervejarias muito boas!

Despedi-me de Estocolmo muito contente e surpreso com a cidade.

Imagem: Estocolmo

Imagem: Estocolmo

Imagem: Estocolmo


Imagem: Estocolmo

Imagem: Estação de Metrô em Estocolmo


Autor: Paulo Vitor Maragno

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar