UM AVIÃO COM TECNOLOGIA CAPAZ DE REDUZIR OS EFEITOS DO JET LAG. SERÁ?
Um velho conhecido de muitos viajantes, principalmente àqueles que se dispõem a atravessar o mundo dentro de um avião para visitar um destino exótico, é o incomodo jet lag. O termo nada mais é do que uma descompensação horária e uma fadiga de viagem que causa um desconforto na cabeça de quem faz longos trajetos de avião.
A Airbus pensou em algumas formas de resolver este velho e desagradável problema, prometendo ao menos minimizá-lo com o investimento de cerca de US$ 15 bilhões na nova linha de aeronaves A350 XWB, já conhecida no mercado como os modelos de avião “anti-jet lag”. De acordo com a empresa francesa, o desenvolvimento das novas tecnologias e funções se deu em cima do trabalho de três itens em especial: Sistema de iluminação, materiais do avião e filtro de ar.
Sistema de Iluminação:
Um dos principais causadores do jet lag é a mudança brusca do ciclo do sono, sendo que durante a noite o corpo produz melatonina. Dentro de um avião, quando as luzes se apagam, o nível do hormônio aumenta e isso acarreta um passageiro com pouca disposição e com sentimento de muito cansaço.
Uma das medidas que a Airbus tomou foi a de tentar simular um ciclo de sono adequado dentro da aeronave, colocando na A350 XWM um sistema de iluminação que imita a luz solar de acordo com o horário do destino. O sistema é capaz de produzir até 16,7 milhões de diferentes combinações de cor.
Materiais e Estrutura do Avião:
Outra novidade é na parte estrutural do avião, sendo que a classe econômica agora usufrui de uma polegada a mais (2,54cm) e o modelo A350 XWM tem parte da estrutura produzida com fibra de carbono, no lugar de alumínio, metal utilizado em aeronaves prévias. Utilizando a fibra de carbono, a fabricante preza pela melhor eficiência no consumo de combustível e de quebra melhora a qualidade da viagem do passageiro, já que permite que a pressurização do avião caia de 8000 pês para 6000 pês, simulando um ambiente bem mais próximo ao da superfície terrestre.
Filtro de Ar:
O avião conta com um novo filtro de ar que troca o ar do seu interior a cada 3 minutos, melhorando a qualidade do ambiente durante o sono, permitindo que os passageiros durmam melhor e sintam-se mais descansados após o percurso. Mesmo assim, o novo filtro não diminui diretamente o jet lag.
Por enquanto, companhias aéreas como a Qatar Airways e a TAM já contam com o modelo “anti-jet lag” e o primeiro voo comercial no Brasil já está agendado para o dia 25 de janeiro, entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus. Depois, o modelo será usado em rotas internacionais, ligando São Paulo a cidades como Miami, Madri e futuramente Orlando.
Azul e Avianca também encomendaram a nova aeronave e devem recebe-la nos próximos anos.
Postar um novo comentário