WROCLAW A CIDADE QUE SOBREVIVEU AS GUERRAS MUNDIAIS
A Polônia sempre parece muito distante da nossa realidade brasileira, de fato é, mas quando decidi vir para cá eu pesquisei muito sobre o país, os costumes, o clima e procurei conversar com brasileiros que aqui moravam para saber a real situação e o que todos me falaram é que eu poderia vir sem medo porque o país é fantástico.
Cheguei faz um mês mas já me sinto em casa, as pessoas aqui são muito atenciosas, sempre dispostas a te ajudar mesmo não falando inglês. Na empresa onde trabalho a maioria fala inglês então não é um problema e eles sempre querem mostrar um pouco dos costumes deles, então procuro sempre almoçar com algumas pessoas para ir aos poucos aprendendo sobre essa cultura que é diferente mas que ao mesmo tempo tem muita coisa igual a nossa.
Na primeira vez que saí a noite fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que bebem a famosa vodka polonesa, eu sou fã de cerveja mas já vi que aqui no inverno vou ter que mudar a minha opinião. Saí com algumas amigas do trabalho e quando chegamos na mesa elas falaram: vamos dividir uma garrafa de vodka? Aquilo foi um choque para mim, elas pedem as garrafas para beber em shots mesmo, nada de gelo e refri para misturar, ah... e pedem uma jarra de suco para tomarem um gole depois de cada shot: Eu bem bobinha achando que bebia bem no Brasil, mal sabia o que as polonesas são. Obs: Existem alguns bares que vendem shots especiais.
A gastronomia aqui é bem ampla mas a comida que eles mais gostam sao os Pierogis, que eu já fiquei sabendo que tem bastante aí no Brasil, mas confesso que nunca tinha ouvido falar. Um outro dia faço um post sobre a gastronomia polonesa.
A cidade que estou morando se chama Wroclaw ou Breslávia, e é a 4ª maior cidade da Polônia e também tem várias faculdades o que faz ela ser uma cidade bem movimentada. Tem teatros, óperas e muitas opções de entretenimento, tanto que em 2016 será a Capital Europeia da Cultura e em 2017 a cidade vai ser sede dos Jogos Mundiais.
A rua principal é a Rynek, que é uma praça gigante onde tem várias casas lindas, parece mesmo que estamos em um cenário da Globo, tem muitos restaurantes, pubs, algumas baladas e comércio.
A moeda aqui na Polônia é o zlot e vale praticamente o valor do real, então se você vier passear aqui vale a pena gastar no cartão porque assim não se perde tanto dinheiro na conversão do euro para zlot. Caso você vá passear em outros lugares antes de vir pra cá e estes países pertencerem à zona do euro, aqui as contas não vão ser assustadoras como lá. Come-se bem e gasta-se pouco.
A cidade já pertenceu a alguns países mas desde 1945, final da segunda guerra, ela pertence a Polônia.
Wroclaw na segunda guerra mundial foi considerada por Hitler a fortaleza e local de defesa para os alemães, mas depois a Rússia acabou descobrindo e atacando muito a cidade, que foi bombardeada de todas as formas; Durante um passeio pelo bairros da cidade você consegue observar vários prédios bem antigos que sobreviveram às duas guerras mundiais, alguns continuam intactos desde 1945, sendo que pode-se ver as marcas da guerra e lembrar-se deste doloroso período.
Tenho a ideia de que o povo aqui as vezes é meio fechado pois sofreram muito com as guerras e se formos pensar isso aconteceu há apenas 70 anos, o que acaba sendo “recente”.
Logo conto em outro post mais sobre esta cidade surpreendente e linda, para quem estiver de passagem marcada para a Europa eu indico conhecer Wroclaw, ela fica a 4 horas de ônibus de Berlim e a 4h 30 min de ônibus de Praga.
Postar um novo comentário