​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02

    Ahu Tahai

  • 02

    Ahu Tahai e os turistas aguardando o pôr do sol

  • 02

    Ahu Tongaraki

  • 02

    Praia Anakena

  • 02

    Praia Anakena

  • 02

    Praia Anakena

  • 02

    Moai sentado - Fábrica de Moais

  • 02

    Orongo

  • 02

    Rano Kau

  • 02

    Rano Raraku

  • 02

    Ahu Tongaraki

Essa Ilha remota situada no meio do Pacífico é repleta de encantos e mistérios, sendo um destino inesquecível para os turistas. Irei listar algumas atrações que considero imperdíveis, e que devem estar presentes no seu próximo roteiro:

1)   ANAKENA

É a principal e mais bonita praia da Ilha de Páscoa. Isto porque a maioria das praias não possuem areia, apenas acesso pelas pedras. Logo na entrada de Anakena é possível encontrar alguns coqueiros, um gramado ótimo para aproveitar a sombra (ou até mesmo o sol), bem como uma faixa de areia branca, isto tudo, sob a “guarda” de uma plataforma de Moais (Ahu Nau-Nau).

O visual da praia é incrível! A água do mar é transparente e calma, com ótima visibilidade, ideal para o mergulho. Para maior tranquilidade, nos dias que visitamos, existia salva vidas observando os banhistas.

No acesso à praia também existem quiosques/barracas que vendem comida e bebida, além de contar com algumas mesas espalhadas. Não há aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Anakena conta com uma área de estacionamento grande, podendo ficar concorrido em finais de semana. Também é possível chegar de carro até o canto direito da praia, onde os locais gostam de ficar fazendo um “churrasco” ou piquenique.

2)    AHU TONGARAKI

Um dos cartões postais da Ilha, o Ahu Tongaraki é uma plataforma onde estão quinze Moais em pé, lado a lado, de costas para o mar. Se algum dia você procurou qualquer informação sobre a Ilha de Páscoa, certamente encontrou alguma fotografia deste local.

Aliás, esta é a maior plataforma existente na ilha, com cerca de 220m de largura.

Fica próximo do Rano Raraku/Fábrica de Moais, podendo ser feito o passeio no mesmo dia. A dica é ver o nascer do sol aqui! Uma beleza indescritível. Ah, a entrada é gratuita.

3)    ORONGO

É a vila cerimonial, ou vilarejo antigo que foi reconstruído pelos nativos. Fica ao lado do vulcão Rano Kau e era a sede dos jogos Olímpicos Rapa Nui, onde acontecia a competição do homem pássaro. Segundo o povo Rapa Nui, a cerimônia servia para escolher a tribo que comandaria a ilha até a cerimônia seguinte (por um ano). Cada equipe escolhia o seu representante, que deveria descer o paredão de pedra (penhasco enorme) e ir nadando até as Ilhas que ficam nas proximidades, e voltar com um ovo de pássaro intacto.

O passeio não é demorado, e existe uma trilha devidamente marcada para percorrer o trajeto. Orongo proporciona uma vista impressionante para o Oceano Pacífico, que vale a pena ser conhecida.

 É necessário comprar um ticket para ingressar no local, o qual também dá acesso ao Rano Raraku. A dica é comprar o ingresso no próprio aeroporto (assim que chegar de viagem), pois o bilhete é mais barato que na própria bilheteria. 

Não se esqueça de levar um casaco, pois como o vento é constante na ilha, mesmo no verão, é bem frio.

4)    RANO KAU

A ilha de Páscoa possui 4 vulcões, e um destes, é o Rano Kau (está inativo). Para visitá-lo não é necessário adquirir ticket, e existem trilhas que levam até um mirador, onde é possível ter uma visão completa da cratera, e ao fundo, uma linda vista do mar. Aliás, uma das mais bonitas da ilha.

Também é importante não esquecer do casaco.

5)    RANO RARAKU/Fábrica de Moais

O Rano Raraku é outro vulcão (inativo) existente na ilha (região leste), tendo uma cratera com aproximadamente 550 metros de diâmetro. Chegando no local existe um centro de visitantes, um estacionamento e um galpão com algumas tendas, que vendem produtos locais/souvenirs (achei os preços melhores que em Hanga Roa).

Para chegar na cratera do Rano Raraku existe uma trilha (a esquerda), de fácil acesso.  

No mesmo local também está o grande destaque, a chamada Fábrica de Moais. Na parte externa do vulcão, existem diversos Moais “fincados” no gramado, sendo o local com o maior número destes, podendo ser encontrados dos mais diversos tipos e estados de conservação.

Não deixe de ver o Moai sentado, que é o único na Ilha, bem como o maior deles, Paro, o qual possui 23 metros e está inacabado. Ali também existe um mirante ideal para apreciar o Ahu Tongaraki.

No local existem trilhas de fácil acesso, onde é possível caminhar mais próximo deles, rendendo ótimas fotos. É aberto para visitação das 09h00 às 18h00 e é preciso comprar ingresso (o mesmo que dá direito a acessar Orongo). 

6)    AHU TAHAI

A última dica é o lugar que eu, particularmente, mais gostei. Comparado com os demais locais e plataformas, o Ahu Tahai de fato é menos imponente.

O Ahu tahai fica próximo do centro de Hanga Roa, a poucos minutos de caminhada, sendo um local de fácil acesso.

Não deixe de ver o pôr do sol aqui, pois realmente é lindo. Ao entardecer os turistas vão chegando e ficam aguardando o tão esperado momento do cair do sol.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar