​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Basílica de Santo Antônio de Padova- foto do site Elsa Padova

Você já deve ter ouvido falar de Padova, seja pelo Santo Antonio de Padova (sim, o famoso santo casamenteiro também ficou conhecido como Santo Antonio de Padova pois passou grande parte de sua vida lá) ou propriamente pela cidade e eu vou contar aqui um pouquinho de como foi meu passeio nessa agradável cidade da Itália.

Padova fica localizada na região do Veneto, e muito próxima de Veneza, tanto que de trem são 25 minutinhos e eu super indico você passar um dia ou até mesmo meio dia por lá.

Tinha um dia livre na minha viagem e decidi colocar a cidade, que ficava no meio do caminho, no meu roteiro e tive uma bela supresa.

Me apaixonei pelo lugar, desci do trem, na única estação da cidade, peguei um mapa e sai desbravando. 

Já de primeira achei demais porque você encontra placas espalhadas pela cidade indicando os pontos turísticos e dizendo quanto tempo de caminhada é até cada ponto. Fantástico!!!

O meu "destino final" era a Basílica de Santo Antonio de Padova, então fui caminhando nessa direção e ia parando nos pontos principais.

Minha primeira parada foi na famosa Capella degli Scrovegni, uma capela que foi encomendada por um rico banqueiro da época que chamou o renomado pintor Giotto di Bondone para fazer a decoração, que pintou cenas da vida da Virgem Maria e da Paixão de Cristo. Mas o que faz ela ser tão famosa assim? Michelangelo, que era um estudioso das obras de Giotto, se inspirou nessa Capella para pintar a famosíssima Capella Sistina, então para quem adora história já está ai um bom motivo para ir a Padova. A entrada custa 13 euros e aconselho a comprar online, pois existem horários de visita e são permitidas apenas 25 pessoas por vez.


Foto tirada do site oficial da capella.


Saindo de lá continuei a caminhada, e o próximo pit stop foi no centro, que é muito lindo, cheio de lojas famosas e tem um mercado público de dar água na boca. Já contei em outros posts da Itália sobre a minha paixão pelas comidas italianas, adoro ir ao mercado por lá, passear nos mercados públicos e ver todas aquelas frutas deliciosas. Fora do mercado público tem uma praça onde ocorre a feira livre. Caso você esteja pela Itália na época da colheita de morangos e cerejas, não deixe de comprar um pouco para ir comendo durante o passeio.


Palazzo dalla Ragione - mercado municipal, foto tirada do site Made in Padova


Galileu Galilei viveu 18 anos em Padova e segundo ele, foram os anos mais felizes da sua vida, foi na cidade que ele ganhou fama e dava aulas na Universidade de Padova (a sétima mais antiga da Europa) para até mil alunos por vez, e lá que descobriu as leis do movimento parabólico, então também encontra-se bastante coisa sobre esse físico, matemático, astrônomo e filósofo.

Depois de um certo tempo caminhando finalmente chegue na Basílica de Santo Antonio de Padova, que é muito linda e foi construída pouco tempo após a morte do franciscano. A Basílica recebe peregrinos do mundo inteiro e é a maior igreja da cidade, mas não é a principal, aliás, a cidade está cheia de igrejas lindas.

Aproveite também para fazer um pit stop, e caso você tenha tempo e o clima esteja agradável, um piquenique na que é a maior praça da Itália, a Prato della Valle, um lugar super tranquilo e lindo, cheio de estátuas.

Caso ainda sobre um tempinho, eu infelzimente não tive a oportunidade, mas conheço quem já foi e adorou, vá ao Orto Botânico que é o mais antigo do país e é administrado pela faculdade, lá você encontra várias espécies diferentes.


Prato dalla Valle visto do alto - foto tirada do site oficial de Padova


Minha dica é, tente encaixar pelo menos umas horinhas em Padova que você não irá se arrepender. Os transportes púbicos são bem fáceis de utilizar lá e também se pode alugar bicicletas ou mesmo fazer como eu e caminhar bastante.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar