​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Berna, ou Bern como é chamada em Alemão, sua língua oficial, é a capital da Suíça e uma das mais belas cidades que visitei na região.

Esta pequena cidade é Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, graças ao patrimônio medieval da cidade antiga, que se encontra perfeitamente preservada, fazendo a felicidade dos turistas. Cada rua é uma descoberta nova.

Enquanto montava o roteiro da Suíça me encantei pelos relatos que achei na internet, e sem dúvidas resolvi conhece-la pessoalmente. Ainda bem, pois realmente é um lugar maravilhoso e merece ser visitado.


Durante a viagem pela Suíça optei por usar trem, e foi assim que cheguei em Berna, pela Estação Central (Banhof Bern), no centro da cidade. Como estava hospedado no Ibis Budget Bern Expo, que fica mais afastado, tive que pegar um Tram que me deixou quase em frente ao hotel.

Uma vez acomodado, era hora de conhecer a cidade. Com o mapa na mão resolvi começar o passeio pelo Rosengarten (Jardim das Rosas). Era inverno, então não tinham as famosas rosas, mas em contrapartida, tivemos uma bela vista da cidade de Berna, já que o jardim fica na parte alta da cidade. Ali no Rosengarten funciona um restaurante bem interessante, todo de vidro, que chamou a atenção. Contudo, como estava com pouco tempo, não consegui retornar.


Saindo do Rosengarten desci a “ladeira” em direção ao  Barenpark (parque dos ursos). O urso é considerado o mascote da cidade, e ali viviam 3 ursos. Infelizmente na época que visitamos os ursos estavam hibernando e não consegui vê-los de perto. O parque fica na beira do Rio Aar e tem entrada gratuita.


Continuando o passeio fui em direção ao centro da cidade, atravessando o Rio Aar, que nasce nos Alpes e corta toda a cidade de Berna. A cor desse rio, mesmo em dias cinzentos, é impressionantemente verde, deixando a cidade ainda mais linda.



Entrando na cidade antiga você irá passar pela rua Gerechtigkeitsgasse, que chama atenção pelo decoração e pelo fato da calçada ser coberta, dos dois lados, separadas por passagens em formato de Arco. Nesta rua você encontrará diversos cafés, restaurantes e lojas, com destaque especial para as de chocolate. No início da rua (perto da ponte) você encontrará diversas lojas de souvenir, aproveite para comprar lembranças.


Outro detalhe que chama atenção nesta parte da cidade é a infinidade de fontes com água potável (mais de cem), algumas bastante curiosas e que mais parecem obras de arte.  Impossível não parar para conhecer algumas destas e tirar fotos. Se estiver com sede, não deixe de encher a sua garrafa de água.



Antes de seguir em direção a um dos principais pontos turísticos da cidade acabei parando na Einstein-haus, a casa onde viveu o famoso Albert Einstein. Para quem não sabe, foi em Berna que Einstein desenvolveu a teoria da relatividade. Se pretender conhecer o Museu de Einstein não deixe de conferir as datas e horários de funcionamentos, pois quando fui o museu estava fechado e não consegui realizar a visita.


Continuando o passeio, segui em direção à famosa Torre do Relógio (Zytglogge), uma torre medieval, que antigamente serviu como prisão. Hoje ela abriga três relógios, com maior destaque para o relógio astronômico. Além de sua beleza, o que chama atenção dos turistas é o espetáculo promovido pelo bonecos que ficam ao lado do relógio astronômico e que ocorre de hora em hora. Não percam!!



Antes de continuar o passeio, descobri um ótimo restaurante em uma das transversais da Gerechtigkeitsgasse, com ambiente calmo e elegante e a comida deliciosa.

Finalizado o almoço era hora de conhecer a Catedral de Berna. Além da visita interna é possível subir a sua torre. Prepare-se para subir uma longa escadaria circular, que causa um pouco de medo, já que possui diversas aberturas. Porém, todo o esforço vale a pena, já que do topo é possível ter uma bela vista da cidade, com direito aos Alpes no fundo, deixando o cenário ainda mais apaixonante.





Perto da Catedral ainda fica a Casa do Parlamento, e ao redor existem diversos restaurantes interessantes.


Como era inverno e o dia escurece mais cedo que o normal aproveitei para andar pelas belas ruas da cidade antiga.

Posso dizer que Berna é uma cidade encantadora, pequena e muito acolhedora. Com uma simples caminhada é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade, já que a maior parte destas ficam no centro (cidade antiga).

Portanto, caso esteja programando uma viagem pela Suíça não deixe de considerar Berna, tenho certeza que irá se surpreender!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar