​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Por toda a sua bagagem cultural e importância histórica, Roma sempre me chamou atenção, despertando grande curiosidade para conhecê-la. A cidade possui diversos pontos turísticos, e para visitar todos com calma, aconselho permanecer alguns dias pela cidade. Em geral, a cidade não é cara, tanto pelo transporte como pela alimentação. Outro destaque é a beleza das construções, realmente fascinante. Roma com certeza é uma cidade que vale a pena conhecer.


Transporte: Em Roma o transporte é muito fácil. Na viagem, o meio mais utilizado foi o metrô, por sua facilidade (apenas duas linhas) e rapidez. Logo ao chegar à estação existem máquinas nas quais é efetuada a compra do bilhete (1 euro por trecho). Outro meio de transporte é o trem, que também é fácil de se locomover pela cidade (apenas 7 linhas), além de ônibus. Ademais, também existem muitos táxis pela cidade, porém, não cheguei a utilizar, uma vez que os outros meios de locomoção eram mais fáceis e baratos. Outro detalhe é que pelo fato de os pontos turísticos estarem situados espalhados pela cidade, costuma-se andar muito. Então, prepare-se para longas caminhadas. Para quem vai viajar no Natal, importante ficar atento, uma vez que o metrô e trem ficam parados a partir das 20 horas do dia 24 de dezembro, retornando apenas pela manhã do dia 25. Portanto, quem estiver pensando em fazer algo a noite, aconselho andar de ônibus ou a pé. Por fim, para os que pensam em alugar carro em Roma, valido mencionar que a cidade possui grande fluxo de automóveis e sendo difícil encontrar local para estacionar.


Aeroporto: Cheguei no começo da noite ao aeroporto de FIUMICINO em Roma. Não sei se foi pelo horário, mas encontrava-se vazio. Logo ao sair é possível encontrar grande quantidade de táxis (todos os tamanhos), o que facilita a locomoção. O aeroporto também está conectado a uma estação de trem. Outro aspecto importante é em relação à locação de carro. As empresas de aluguel não possuem grande disponibilidade de automóveis de imediato, necessitando realizar uma reserva para garantir que o carro esteja no estacionamento.


Alimentação: Em Roma, em geral, não é caro para comer. Além do mais, a cidade possui diversas opções, mas confesso que aproveitei para apreciar a culinária italiana, e não me arrependi. Uma dica para quem busca diversas opções é a Via Veneto, na qual se pode encontrar diversos restaurantes, de todos os tipos, porém, a um preço mais elevado. O destaque são as mesas, as quais ficam na calçada, em um ambiente fechado e de vidro. É nesta avenida que se encontra o Hard Rock Café e diversos hotéis, com preço mais elevado também. Tratando-se da Itália, não há como se esquecer do sorvete (Gelato). Existem diversas sorveterias pela cidade, sempre com muitas opções de sabores, e realmente, sendo muito saborosos. Entretanto, o melhor que comi em Roma fica localizado próximo a Via Imperiali e chama-se Flör, vale a pena conferir.


Compras: A região da Via del Corso apresenta grande quantidade de lojas, dos mais diversos tipos e preços.  Ainda assim, válido destacar a Via Condotti (rua que corta a Via Del Corso) e suas lojas famosas. Se você está acostumado com os preços dos EUA, vai sentir uma grande diferença.


Hospedagem: Fiquei hospedado próximo a Estação Termini e assim ficou fácil a locomoção. Outro ponto positivo é a facilidade de encontrar restaurantes pela região. Entretanto, o local é um pouco perigoso no período da noite, devendo redobrar a atenção. Tive sorte quanto a isto, pois andei diversos dias pela madrugada, sem presenciar qualquer fato.


Atrações Turísticas: Roma apresenta diversas atrações, e bem espalhadas pela cidade. Para os viajantes, fundamental planejar o roteiro do dia e ter sempre em mãos um mapa. Assim, podemos destacar como pontos turísticos: Coliseu, Fontana de Trevi, Vaticano, Castelo Sant Angelo, Forum Romano, Palatino, Piazza de Spagna, Piazza Navona, entre outras. Pela quantidade de lugares interessantes, iremos tratar os mesmos em outros posts.


Temperatura: Visitei Roma no final de Dezembro, ou seja, no inverno. A temperatura variou bastante durante o dia, tendo como característica, frio pela manhã e ao anoitecer. Ademais, somente tivemos chuva em um dia.
Segurança – Alguns pontos da cidade são considerados mais perigosos, tais como a região da estação Termini. Entretanto, confesso que andamos diversas vezes a pé pela madrugada, mostrando-se, portanto, uma cidade tranquila. Ainda assim, durante o dia observamos grande presença de policiais pela rua.


Por enquanto era isto, fiquem atentos aos próximos posts.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar