​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

A viagem por Portugal não acabou e hoje vou te levar primeiro para Tentúgal, que foi a minha primeira parada depois de sair da Figueira da Foz.

Tentúgal é uma aldeia, como os portugueses costumam chamar cidades bem pequenas, que fica no caminho de Coimbra.

A passagem por lá foi totalmente estratégica para comermos no Moinho Novo os famosos pastéis de Tentúgal, que não tem nada a ver com o nosso pastel.



Ele é feito de uma massa folhada que deve ser tão fina quanto uma folha da bíblia. As mulheres que lá trabalham tem um longo processo a fazer, em que o cliente pode acompanhar pela vidraça e ficar vislumbrado da forma como são feitos os pastéis. Eles são deliciosos e além do pastel, experimentei vários outros doces que são feitos de ovos.



PS – ao passar por Tentúgal você irá passar pela estrada comum e então deve mesmo respeitar o limite de velocidade, pois tem muito radar, inclusive nas sinaleiras.

Após a parada, seguimos viagem, sendo que cheguei em Coimbra antes das 10h e muitas lojas ainda estavam fechadas, mas como o movimento era pequeno, aproveitei para passear pelo centrinho histórico.


Comecei o passeio visitando a Igreja de Santa Cruz que é onde está enterrado o primeiro rei e a primeira rainha de Portugal, fui seguindo essa rua pela parte de cima. O caminho é lindo, cheio de prédios antigos, tem a Sé Velha e a Sé Nova, Museu Nacional Machado de Castro e é nessa mesma direção que chega-se na famosa Universidade de Coimbra.



Não deixe de visitar a Biblioteca Joanina que é uma das mais lindas do mundo, a entrada é um pouco salgada, custa 12 euros, mas o lugar é tão maravilhoso que vale a pena conhecer.


PS – os fãs de Harry Potter se identificam na cidade pois foram os trajes dos universitários que a escritora se inspirou para criar os figurinos do bruxinho mais famoso. Toga é o nome da loja famosa que tem os trajes.

Depois de passear pela área da universidade, desci e fui conhecer as atrações que ficam do outro lado do Rio Mondego.

Caso não seja um grande fã de caminhadas e subidas, vá de táxi até o Convento de Santa Clara-a-Nova que vai te presentear com uma maravilhosa vista da cidade.


É possível visitar a igreja que é onde está o caixão de prata com o corpo da Rainha Santa Isabel.

Vale a pena andar um pouco por essa vizinhança e apreciar a arquitetura antiga do local.

Ao descer e chegar ao pé da ponte, tem o famoso Portugal dos Pequeninos, que é um lugar onde tem tudo sobre o país, mas em miniatura, esse passeio é uma ótima pedida para quem tiver crianças.


Caso queira visitar um cenário de uma linda, porém trágica história de amor, vá até a Quinta das Lágrimas e descubra a história de amor vivida por Pedro I e Inês.

Próximo à Quinta, fica o convento de Santa Clara-a-Velha que hoje está basicamente destruído, mas ainda assim é bonito para se conhecer. Não é preciso entrar nele se não quiser, é possível passar pela lateral ao ir se direcionando para a ponte que você terá uma boa vista.


Coimbra é daquelas cidade pequenas, porém com muita história e lugares bonitos para visitar, então prepare-se para se apaixonar por ela.

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar