​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Tiradentes - Igreja Matriz de Santo Antônio ao fundo

Devido a sua importância histórica e cultural, Minas Gerais sempre esteve na minha lista de lugares para conhecer no Brasil, e recentemente tive a oportunidade de reservar alguns dias para desbravar um pouco deste Estado maravilhoso.

Durante a viagem por Minas, passei por diversas cidades, mas no post de hoje vou falar sobre 5 cidades históricas que certamente merecem estar no seu roteiro quando visitar o Estado, confiram:

TIRADENTES

Uma das cidades que mais me surpreendeu positivamente, e posso dizer que adorei!

Tiradentes é uma cidade pequena, parece que parou no tempo, mas que ainda assim continua muito bem preservada, rica em história e cheia de detalhes. Se perder pelas ruas coloridas é um passeio valioso.

* ruas coloridas e encantadoras de Tiradentes

Engana-se quem pensa que faltam opções de passeios pela cidade, sendo o Largo das Forras, Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja da Santíssima Trindade, Museu de Sant’Anna, Museu Casa Padre Toledo, alguns dos pontos obrigatórios para se visitar no Centro Histórico.

* Igreja Matriz de Santo Antônio

* Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Opções de boa gastronomia, lojas e hospedagem também não faltam na cidade, e a nossa dica é a aconchegante Pousada Armazém 26 (clique aqui para ver nosso post).

SÃO JOÃO DEL REI

A cidade de São João del Rei possui uma grande importância histórica, tendo sido uma das cidades mais ricas de Minas Gerais, sendo fácil a sua ligação com a vizinha Tiradentes devido ao famoso passeio de Maria Fumaça, uma atração imperdível no local.

* vista durante o passeio de Maria Fumaça

São João del Rei ao longo do tempo sofreu um grande crescimento populacional, tornando-se uma cidade mais movimentada e urbana, principalmente quando comparada à Tiradentes, mas que ainda assim consegue preservar os traços coloniais no seu centro histórico.

Não deixe de fazer um tour por esta região para conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Catedral de Nossa Senhora do Pilar, o Solar da Baronesa, o Solar dos Neves e o Museu Ferroviário.

 * Igreja de São Francisco de Assis

* Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

* Igreja Nossa Senhora das Mercês

OURO PRETO

Difícil falar de Minas Gerais sem lembrar de Ouro Preto, não é mesmo? Fundada no final do Século XVII, e sendo uma das principais áreas do ciclo do ouro, a cidade é parada mais que obrigatória em todo roteiro mineiro.

A cidade é de fato encantadora, com suas ruas estreitas e ladeiras sem fim, repletas de casarões e igrejas que ainda preservam a arquitetura colonial, compondo uma paisagem memorável.

Pontos turísticos como a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência, Museu Casa dos Contos são alguns exemplos dos que visitei durante a estadia por Ouro Preto.

* Praça Tiradentes

* Igreja São Francisco de Assis

Museu da Inconfidência

Se curte história e aprecia a arquitetura colonial, este é o local perfeito para desbravar e fazer muitas fotos.

Além disso a cidade conta com boas opções gastronômicas, que enriqueceram ainda mais a estádia na cidade.

MARIANA

Vizinha de Ouro Preto, a cidade de Mariana também é um destino bastante procurado pelos turistas devido a sua importância histórica (Primeira cidade mineira e primeira capital do Estado).

Mariana conta com um pequeno e preservado centro histórico, sem muito agito e movimento, e logo que cheguei pude perceber a calmaria da cidade, proporcionando aquela boa sensação de cidade pequena do interior.

Como ponto de parada indico a Praça Minas Gerais onde ficam as Igrejas de São Francisco e a de Nossa Senhora do Carmo, o Pelourinho, Casa da Câmara e Cadeia, Basílica de São Pedro dos Clérigos e a Minas da Passagem.

Basílica de São Pedro dos Clérigos

Igrejas de São Francisco e a de Nossa Senhora do Carmo

* Casa da Câmara e Cadeia

Como o centro histórico é pequeno, um passeio de meio dia é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, sendo uma ótima opção de bate-volta para quem estiver hospedado em Ouro Preto.

 

DIAMANTINA

Um pouco mais afastadas das demais cidades históricas, já que situada ao norte do estado, fica a bela cidade de Diamantina, uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país.

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade mantém um patrimônio arquitetônico, cultural e natural bem preservado, agradando os turistas que a visitam, já que podem desfrutar de atividades variadas.

A Casa Chica da Silva, Casa da Glória, Casa da Intendência, Catedral Metropolitana, Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de São Francisco de Assis, Museu do Diamante, são apenas alguns exemplos de pontos turísticos a serem visitados pela cidade.

Casa da Glória

* Igreja São Francisco de Assis

* Capela de Nossa Senhora do Amparo

Já para quem curte paisagens espetaculares e cachoeiras, uma parada no Parque do Biribiri é diversão garantida.

Além destas cidades que citei no post, outras boas opções para conhecer são: Congonhas, Sabará e Serro. Infelizmente não tive tempo suficiente para conhecê-las, mas certamente não faltarão oportunidades.   

Espero que tenham gostado das dicas e boa viagem!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar