​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Considerada uma das cidades mais antigas do mundo, a capital da Grécia é considerada o berço da civilização ocidental, sendo um importante centro artístico, filosófico e político.

Muito embora seja inevitável passar pela cidade sem relembrar a sua importância histórica, pode-se dizer que Atenas atualmente é uma cidade bastante cosmopolita, abrigando atividades para todas as idades, gostos e bolsos.

Por isso, no post de hoje vamos elencar algumas atrações que consideramos imperdíveis para quem estiver visitando a cidade, confiram:

Acrópole de Atenas

É considerada um dos principais lugares de Atenas e sua tradução do grego significa Cidade Alta, possuindo uma importante função defensiva, já que localizada em um dos pontos mais altos da cidade, no topo de uma colina de 156 metros, de onde se tem uma vista privilegiada para toda a cidade.

Além disso, a Acrópole funcionava como um dos principais lugares de realização de cultos da Antiga Grécia.

Na visita, você pode encontrar os mais famosos e conhecidos monumentos da era clássica da Grécia, como por exemplo, o Partenon, o Erecteion, Templo de Atena Niké e o Propileu.

O Partenon é o principal edifício da Acrópole, e foi construído entre os anos de 447 e 432 a.C., sendo que possui uma estilo dórico, e foi criado para proteger uma escultura de Atena, a padroeira da cidade, que era feita de madeira, marfim e ouro, a qual possuía 12 metros de altura.

* Partenon, o principal edifício da Acrópole

Por sua vez, o Erecteion foi construído entre os anos de 420 e 406 a.C., e é um templo construído no lugar mais sagrado da Acrópole, onde a deusa Atena fez florescer a primeira oliveira nas terras gregas. É ali que se encontram as Cariátides, as seis colunas que possuem aspecto feminino.

Erecteion e as Cariátides, que são as colunas que possuem aspecto feminino

Já o Propileu foi construído entre 437 e 432 a.C., e era a grandiosa porta de entrada para a parte sagrada da Acrópole.

* Propileu e a multidão tentando entrar na Acrópole

Como falei anteriormente, a Acrópole fica situada em uma das áreas mais altas da cidade, por isso mesmo, de lá é possível ter uma linda vista para a cidade. Aproveite uma espécie de mirante que fica localizado quase em frente ao Partenon.

* vista incrível para a cidade de Atenas

O ingresso para acessar a Acrópole pode ser adquirido na bilheteria do local, sendo que custa 20 euros se comprado de maneira separada. Também é possível comprar o ingresso combinado, que dá acesso a outras atrações na cidade (Ágora Antiga, Templo de Zeus, Teatro de Dionísio, etc), e que neste caso custa 30 euros.

Areópago

Situado na parte nordeste, já ao lado de fora da Acrópole, praticamente em sua saída, está o Areópago, que em sua tradução significa Colina de Ares, onde antigamente o Conselho se reunia, e que além de Supremo Tribunal, também cuidava de assuntos como educação e ciência.

Do alto da Colina é possível ter uma vista privilegiada para a cidade de Atenas, assim como uma bela visão da Acrópole. Cuidado apenas ao andar por ali, pois é um pouco escorregadio.

* vista para a Acrópole

Templo de Zeus Olímpico

Também conhecido como Olimpeu, fica localizado aproximadamente a 500 metros da Acrópole. O local hoje abriga as ruínas do Templo dedicado a Zeus, que em seu apogeu, foi um dos maiores e principais templos gregos. 

Embora a sua construção seja datada do Século VI a.C., ela somente foi finalizada no Reinado de Adriano, em 132 d.C.

Atualmente ainda é possível encontrar 15, das 104 colunas coríntias originárias, com 17 metros de altura e 2 metros de diâmetro, construídas em mármore do Monte Pentélico. Realmente, é bem imponente e impressionante.

* Templo de Zeus Olímpico e algumas das colunas que ainda permanecem no local

* Templo de Zeus Olímpico e as imponentes colunas

Para visitar o local é necessário comprar o ticket na bilheteria, que custa 6 euros, ou então comprar o bilhete combinado de Atenas, que possibilita o acesso aos 7 principais sítios arqueológicos da cidade pelo valor de 30 euros.

Arco de Adriano

Com 18 metros de altura, foi construído nos anos 131/132 d.C. em homenagem ao Imperador Adriano, pelas suas obras públicas e trabalhos realizados na cidade de Atenas.

O Arco de Adriano fica localizado na parte de fora da entrada do Templo de Zeus, e portanto, não é necessário pagar para conhecê-lo.

* Arco de Adriano

Estádio Panatenaico

O Estádio de atletismo está localizado no centro de Atenas, e foi sede dos primeiros jogos olímpicos da Era Moderna, no ano de 1896.

O Estádio foi todo construído em mármore, e passou por diversas reformas ao longo do tempo, para ficar no formato atual. A sua arquibancada em mármore realmente é bem impressionante e imponente.

* Estádio Panatenaico

* as arquibancadas de mármore são bem impressionantes

É possível fazer uma visita pelo Estádio, sendo que o ingresso custa 5 euros por pessoa, e ainda, logo na entrada, é disponibilizado um áudio guia (inclusive em português) gratuito.

* Áudio Guia em português e gratuito 

Na visita é possível passear pelas arquibancadas, pela pista de atletismo, tirar fotos no pódio e ainda visitar uma espécie de galeria/túnel, local onde se encontram em exposição alguns símbolos importantes dos jogos olímpicos.

* túnel que leva até uma sala onde encontram-se em exposição alguns símbolos dos Jogos Olímpicos

Gostamos bastante do local e da possibilidade de poder conhecer um pouco mais da história. Por ser um passeio rápido, é possível combinar com algum outro ponto de visita nas proximidades.

Maiores informações podem ser obtidas no Site Oficial (clique aqui).

Praça Sintagma e o Parlamento Helênico

Situada bem no coração da cidade de Atenas a Praça Sintagma, que significa Praça da Constituição, possui uma grande importância para o povo ateniense, já que foi o local onde o povo ordenou que o Rei Oto I aceitasse a redação da Constituição, no ano de 1843.

Na parte superior da praça está situado o Parlamento Helênico, um imponente edifício que foi construído entre os anos de 1936 e 1942, para servir como Palácio para o Rei Oto. Na frente do Palácio existe a “Tumba do Soldado Desconhecido”, que é vigiada por dois soldados da Guarda Presidencial, chamados de evzones, vestidos com um uniforme bem tradicional. Inclusive, é possível assistir a troca da guarda, que é celebrada a cada hora.

* Parlamento Helênico

* Evzone, o soldado da Guarda Presidencial

Ágora Antiga

Localizada próxima da Acrópole, a Ágora Antiga era o centro da vida social, política e comercial da cidade em sua antiguidade, já que por ali é que aconteciam reuniões, debates políticos, eleições, celebrações religiosas, atividades comerciais, etc.

Por isso, era ali que ficavam localizados diversos prédios públicos, com funções diversas. Atualmente, ainda podemos visitar o edifício de Estoa de Átalo, que funcionava como centro comercial, e que hoje abriga o Museu da Ágora Antiga; o famoso Templo de Hefesto, construído entre os anos de 460 e 415 a.C. e é um dos templos da antiguidade mais bem conservados; e ainda a Igreja dos Santos Apóstolos, uma igreja bizantina que ainda conversa os afrescos originais.

* Templo de Hefesto

* toda a imponência do Templo de Hefesto

* ao fundo a Igreja dos Santos Apóstolos

* Igreja dos Santos Apóstolos

O ingresso pode ser comprado no local, e custa 8 euros por pessoa. Vale apenas ficar esperto com o horário, pois ele fica aberto apenas até às 15h, tanto que um dia chegamos no horário que estava fechando e tivemos que retornar no dia seguinte.

Monte Lykabettus

É o ponto mais alto de Atenas com 280 metros de altura, que proporciona uma vista incrível para a cidade. Nossa dica é aproveitar para subir no final de tarde, e assim curtir um belo por do sol, que por sinal, é inesquecível.

* vista incrível para a cidade, a dica é aproveitar o entardecer

No topo existe um restaurante/café, uma capela dedicada à São Jorge e um teatro. Para subir você pode ir de teleférico (7 euros), de carro ou táxi.

Bom, essas são alguns dos pontos turísticos que consideramos essenciais na cidade, espero que tenham gostado.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar