​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

A Capadócia é um lugar incrível, que me surpreendeu muito pela simplicidade e beleza do lugar.

Cheguei de carro pela cidade de Uçhisar e já fiquei encantada com as formações rochosas, parecia uma criança, sem saber direito para qual lado olhar. La está localizado o Castelo de Uçhisar, onde é possível fazer uma visita, mas cobram ingresso. Tal cidade está localizada a 5km de Goreme.

Optei por me hospedar em Goreme, por ter lido que se tratava de uma vila bem tradicional, e como não abro mão de conhecer bem a cultura do lugar, assim como quando fui ao Marrocos fiz questão de ficar hospedada na Medina, num Riad, na Capadócia optei em me hospedar no alto da colina, em uma caverna, o quarto foi esculpido nas rochas e possuía paredes de pedra natural, um encanto. O salão onde era servido o café da manhã tinha uma vista linda.

Realmente valeu muito a visita, tanto que como estava com medo de não gostar reservei duas noites neste hotel e a última na cidade de Avanos num hotel de uma rede famosa e posso garantir que amei a hospedagem em Goreme.

Outra informação importante é que de fato não há casas de câmbio então já faça a conversão antes de chegar na região.

Sobre as atrações turísticas, no primeiro dia que cheguei já fui visitar o Goreme Open Air Museum, que é um museu a céu aberto, acho imprescindível alugar o aparelho de áudio que vai relatando a história do lugar, não tem em português, mas em espanhol já ajuda.

O local foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984, é um complexo de igrejas e cavernas medievais pintadas, as quais foram esculpidas por monges ortodoxos. A entrada custou 15TL. Na saída há uma loja de conveniência com muitos souvenirs, com alguns produtos diferenciados, portanto, se gostou de algo compre.

Logo na entrada do Museu é possível experimentar o famoso sorvete turco, chamado de dondurma, tem uma consistência diferente, mais pegajosa, devido ao leite de cabra, mas a grande atração são os vendedores, que fazem um show de estica e puxa com o sorvete e adoram brincar com o cliente.

A noite não deixe de passear pela vila e jantar num dos restaurantes típicos, além de fazer umas comprinhas nas lojinhas, mas não esqueça da regra básica, sempre peça um desconto.

No dia seguinte estava ansiosa, pois iria fazer o famoso passeio de balão, e a empresa que você contratar vai te buscar no hotel de madrugada.

A empresa que contratei primeiro nos levou para a sede, onde foi servido um café da manhã, depois que chegaram todas as pessoas, fomos levados para o local de onde partem os balões.

É um espetáculo único. Vou confessar que tenho medo de altura e de tudo que voa, quando vi aqueles milhares de balões pensei em desistir, mas a vontade de ver toda a beleza da Capadócia lá de cima foi maior e acabei me arriscando.

O voo durou cerca de 1h, o balão sobe bem alto, assim como voa bem baixinho em alguns momentos, o piloto era bem engraçado e fazia várias brincadeiras. É lindo ver o céu cheio de balões, além da paisagem montanhosa única.

Depois que o balão aterrissa há um brinde e ganhamos até um certificado pelo voo realizado.

Os balões são grandes, o que fui cabia 24 (vinte e quatro) pessoas, não posso negar que é difícil de entrar e sair do cesto do balão, mas sempre terá alguém auxiliando.

Paguei 160 euros pelo passeio, mas valeu cada centavo. Ainda bem que arrisquei, pois posso garantir que foi uma das sensações mais legais da minha vida.

Como o passeio começa muito cedo, você consegue aproveitar o dia todo, de modo que peguei o carro e fui conhecer o Vale da Imaginação (Devrent Valley), onde estão localizadas diversas formações rochosas diferentes, você vai passeando de carro e vendo várias rochas com formato de animais, algumas mais facilmente identificáveis, como o camelo, mas é só dar asas a sua imaginação que verá diversas formas, e irá se divertir muito.

Não deixe de ir no Vale do Amor, onde há diversas formações rochosas chamadas de chaminé de fada.

Na beira da estrada para Zelve, vindo de Goreme também é possível visitar o Vale dos Monges (Pasabagi), onde estão as mais impressionantes chaminés de fada com formato de cogumelo e algumas com duas ou três pedras no topo. Lá também e possível subir num camelo e tirar fotos.

O que achei mais sem graça foi o Vale dos Pássaros (Pigeon Valley), tem este nome por causa de várias casas de pássaros que foram ali esculpidas nas cavernas. Neste Vale está localizada uma árvore repleta de olhos turcos, bem enfeitada.

Tem também as Três Belas (The three beauties) que é um mirante onde estão localizadas as três chaminés de fadas mais famosas da Capadócia, ao fundo dá para ver o vulcão adormecido chamado Erciyes. No local tem também várias barraquinhas vendendo produtos típicos e souvenir.

Um lugar muito bonito é o Vale Rosa e Vermelho (Red Valley), tem esse nome devido a coloração das rochas, é possível só apreciar do mirante ou fazer uma caminhada.

Visitei a cidade vizinha chamada de Urgup e me apaixonei, achei uma gracinha, com muitos restaurantes, lojinhas, ótimo para um passeio sem pressa.

Aproveitei e fiz uma visita na vinícola Turasan, não espere uma super vinícola, está mais para uma loja e um espaço de demonstração dos vinhos, o passeio é rápido e vinhos são bons.

Fui visitar a cidade subterrânea de Durinkuyu, considerada a mais profunda, com 16 andares, tem partes bem apertadas, para quem é claustrofóbico não recomendo a visita, e é possível conhecer cozinhas, adegas, quartos, além de saber como habitantes se defendiam de invasores.

Não deixe de assistir um espetáculo de noite turca, fui no Turkish Night e amei, há várias apresentações de danças tradicionais turcas. Optei em não jantar, mas serviram aperitivos e bebidas à vontade.

Há uma bela demonstração dos dervixes rodopiantes, você poderá assistir a um casamento turco tradicional e danças típicas de diferentes regiões da Turquia, sendo que a grande atração da noite e a brasileira Clara Sussekind.

Por fim visitei a cidade de Avanos, muito conhecida pela cerâmica e tapeçaria, não tem muito a ser feito ou visto, só acho imprescindível visitar uma das fabricas de cerâmica, ver como são feitas, e ficar encantada com as belíssimas peças, da vontade de comprar a loja inteira.

Várias empresas fornecem tours pela região, eu estava de carro e achei super fácil se locomover, além de te dar mais liberdade para conhecer os locais de interesse.

Posso garantir que a Capadócia é especial, vale muito a visita e adoraria voltar, fiquei três dias inteiros e achei suficiente, mas lembrando que tenho um ritmo acelerado, então se prefere fazer as coisas com muita calma, reserve de quatro a cinco dias e se encante pela Capadócia assim como eu.

 





 

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar