​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Neste post vou tratar um pouco mais deste país lindo, com muitas praias de areia branca, mar deslumbrante e cultura forte.

Ocho Rios

Localização: A Jamaica é um País situado no mar do caribe, com uma área de 10.990 quilômetros quadrados e se tornou independente do Reino Unido apenas em 06 de agosto de 1962.

Como Chegar: Um voo de apenas 1h separa Miami da Jamaica, então a maioria dos turistas são americanos, não vi muitos brasileiros. Tem muitos turistas que chegam a ilha através de cruzeiros. Há dois aeroportos, o de Kingston e de Montego Bay, mas acredito que o melhor seja pegar um voo direto para Montego Bay, por ser mais perto das atrações que certamente irá visitar.

Visto e Vacinas: Não é exigido visto para brasileiros, apenas passaporte válido, e é obrigatório possuir a vacina de febre amarela.

Idioma: O idioma oficial é o inglês, mas os nativos falam Patois (“patoá”), que é uma língua crioula de base inglesa, realmente muito complicado de entender.

Clima: O clima é tropical, com temperatura média de 28o, só evite ir de agosto a novembro, pois tem risco de furacão.

Moeda: A moeda oficial é o dólar jamaicano, mas o dólar americano é bem aceito. Troquei dólares americanos por jamaicanos no aeroporto, foi a pior cotação da viagem, mas como iria pegar a estrada até Negril e não conhecia o país resolvi trocar $100 para as primeiras despesas.

Nas demais cidades sempre encontrará casas de câmbio, com exceção de Port Antonio que você faz o câmbio no supermercado, no próprio caixa.

Por mais que na maioria dos lugares aceitem dólar americano, acho válido ter a moeda local, pois em alguns lugares não possuem troco e fazem um câmbio que você quase nunca entende. Posso citar o que ocorreu para entrar na Frenchman´s Cove, precisava pagar em dólares jamaicanos ou ter dólar americano trocado, senão não entraria.

Religião: Sobre a religião, o cristianismo é o que impera no país, você verá várias igrejas pelo caminho, mas pouquíssimas católicas.


Como se locomover: Uma opção é alugar um carro, as estradas não são muito boas e mereceram um post exclusivo (clique aqui). Para quem não quer se incomodar com o trânsito, tem a opção de motoristas particulares/taxis privados. Tem existem tours fechados privado ou em grupos. A empresa JUTA tem várias vans.


Alimentação: Com relação a comida vou confessar que não sou cheia de frescura, mas achei difícil comer na Jamaica, todas as comidas são apimentadas e é difícil encontrar comidas saborosas. A culinária realmente não é o forte do País.

O prato principal é o frango e o porco com molho jerk, são preparados em latões, colocam um molho apimentado (jerk) e servem com arroz e feijão.

Tem os Patties, que são como empanadas, uma massa diferente, tem de vários sabores, mas todas muito apimentadas.

A cerveja oficial é a Red Stripe, não bebo cerveja, mas pela quantidade de pessoas tomando acredito que seja boa.

Uma dica é o supermercado Progressive Foods onde você encontra de tudo, é uma rede de supermercado grande, com muitos produtos americanos e típicos da Jamaica, encontrei em Ocho Rios e Montego Bay. Para quem quer comprar café Blue Mountain ou Rum é uma ótima opção.

Compras: Montego Bay, Negril e Ocho Rios não deixam a desejar no setor compras de produtos típicos e souvenir, existem muitas opções de lojas e barracas, tanto no centro, como na praia. Já em Port Antonio não há quase nada. Não há rede de lojas famosas. Tem alguns shoppings, que vendem roupas, joias, entre outros itens. Mas achei tudo na Jamaica caro.

Negril


Segurança: Havia lido que era perigoso e como brasileira que sou sempre fico receosa com questão de segurança. Porém, não tive nenhuma experiência negativa, em nenhum momento senti medo e olha que o pneu do carro resolveu furar no povoado de Nine Mile, no meio do nada. A Jamaica como um todo é um país simples, com pequenos povoados, todo mundo oferece de tudo o tempo todo e em povoados menores te pedem dinheiro, mas não chegam a intimidar.


Curiosidades: O reggae é de fato o ritmo nacional, toca toda hora e em todo lugar e claro que o Bob Marley é o ídolo nacional.

A maconha é liberada, te oferecem em todos os lugares, desde a praia até na saída do restaurante. Vale lembrar que até fevereiro de 2015 era proibido fumar maconha na Jamaica, apenas em tal data o país aprovou uma lei descriminalizando o porte de pequenas quantidades de maconha, e até dois gramas da droga deixou de ser crime e o cultivo de até cinco pés da erva passou a ser permitido, mas acredito que eles não respeitam esse limite.

Outra coisa que me surpreendeu foi que não achei o povo simpático, são até um pouco ríspido no atendimento, seja em restaurante quanto nos hotéis, mas pode ser que não tenha dado sorte com o pessoal que me atendeu.

Havia lido que tudo era muito caro na Jamaica e de fato é, com a alta do dólar a situação para os brasileiros ficou ainda pior, mas de qualquer modo vale todo o valor investido.

O aluguel do carro foi caro, hotéis, alimentação (em média $20 a refeição), além de muitas atrações serem pagas, inclusive as praias e tudo com base no dólar americano, por exemplo para estacionar o carro em Negril para ir à praia desembolsei $5, a entrada para a Frenchman’s Cove e Blue Hole são $10 cada, a entrada do Bob Marley Mausoleum foi $19.

Passeios: Você vai encontrar os mais variados passeios, tem opção de passeio de barco, parasail, banana boat, rafting, aluguel de caiaque, você pode ainda nadar com golfinhos no Dolphin Cove.


Principais Locais: Sem sombra de dúvida não pode deixar de conhecer Negril, onde há o mais belo pôr do sol, Montego Bay, com suas praias super movimentadas e muitas lojinhas, Ocho Rios com seu mar de cor indescritível e Port Antonio, com suas belezas naturais ímpares, que serão objeto de post exclusivo. Espero que tenham gostado das minhas dicas sobre a Jamaica, e boa viagem!!

Port Antonio

Comentários

Avatar Leitor
Andre

Precisa de carteira internacional para alugar o carro na Jamaica ou a CNH é aceita?


Avatar Equipe

Olá André, tudo bem? Sobre sua pergunta, até levamos a carteira internacional, mas em nenhum momento foi pedida, apenas a CNH, inclusive, quando o policial nos parou para multar por excesso de velocidade.


Avatar Leitor
Lilian

Boa noite Estou indo para Jamaica no fds Gostaria de saber se encontro mercados com alguns produtos americanos, locais pra compras Mto obrifada


Avatar Leitor
Ligia

Excelente! Estou lendo todos os posts. Eu e meu marido iremos no final do ano, saindo dos EUA. Bem pertinho! Li, dei print e dou um feedback a vocês após a viagem! :)


Avatar Equipe

Olá Ligia, que legal!! Boa viagem então, e depois nos conte como foi!! Espero que o post ajude.


Avatar Leitor
Vanessa

Estou curiosa com o seguinte, estou pretendendo ir para a Jamaica em maio. Para uma fumante (cigarro) vi que não pode fumar nos hotéis. Minha experiência, Punta cana ( inclusive tem área para fumar dentro do portão de embarque)liberalíssimo, Nicarágua liberalíssimo também, Cancun liberado nas áreas descobertas, inclusive piscina, sacada do quarto etc. Costa Rica tão chato ou mais que o Brasil, multa de 500 dólares para quem fumasse na sacada do quarto (mas não era aplicada efetivamente), e na piscina sem chance. Agora pergunto para vocês ... como funciona na Jamaica? Pergunto isso porque achei a Costa Rica muito chata e fiquei meio traumatizada. Quem me ajuda?


Avatar Leitor
Victor Pinto Paracampos

Vi que são exigidos 10,000 dólares pra entrar na Jamaica por pessoa , é o dólar americano ? Ou dólar jamaicano ?


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar