​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Cartão SUBE (Fotografia via: aguiarbuenosaires.com/cartao-sube/)

Na semana passada estivemos novamente na capital da Argentina, a nossa tão querida Buenos Aires. Mais uma vez pudemos comprovar toda a versatilidade, beleza, cultura e comodidade que a cidade portenha possui, sendo eclética em seus bairros, atrações, moradores locais e também em seus meios de transporte.

Em Buenos Aires se vê gente andando de tudo: Uber, táxi, ônibus, bicicleta, ônibus turístico, etc. Nós, desta vez, embarcamos muito no metrô local, e contamos como é fácil comprar e carregar o cartão SUBE, utilizado por turistas e locais para andar por quase toda a cidade.

Imagem: O metrô de Buenos Aires, também conhecido como Subte por lá, aceita exclusivamente o cartão SUBE

Imagem: Além de utilizar o metrô da cidade, o SUBE também permite realizar viagens com os 'colectivos', ônibus de linha de Buenos Aires

Assim que se pisa nas ruas de Buenos Aires, algo que aparece logo em nossa frente, depois de alguns poucos minutos de caminhada, é o tal do “Kiosko”, que nada mais é que um mini mercadinho ou quiosque, que existe aos montes e que estão espalhados pela cidade, são realmente infinitos. Pois bem, foi em um destes Kioskos que adquirimos o nosso cartão, por 90 pesos. O cartão é entregue e funciona no estilo “Cartão Pré-Pago”. No mesmo estabelecimento aproveitamos para carregar o cartão, mínimo de 30 pesos e saímos com ele pronto para usar o metrô e os ônibus de linha da cidade, ou conhecidos por lá como “colectivos”.

De fato é tudo muito fácil e prático e na hora que for utilizar no metrô, conhecido como Subte, é só descer na estação e aproximar o cartão magnético na catraca eletrônica. Já para utilizar o SUBE nos ônibus de linha da cidade, deve-se entrar nos carros pela porta da frente e avisar o motorista qual é o destino desejado, assim o condutor calcula o custo do trajeto e é possível “encostar” o cartão em um terminal magnético.

Acabou o crédito do cartão e precisa recarregar? Sem problemas, pois existem mais de 14.500 pontos espalhados pela cidade para tal função, inclusive terminais self-service nas estações e “lojas” de atendimento, que geralmente estão localizadas em locais mais movimentados, principalmente no centro da cidade e em bairros famosos.

Imagem: Terminal automático para carregar o saldo do cartão SUBE, localizado na própria estação de metrô

Vale lembrar que o cartão não é nominal e pode ser utilizado por mais de uma pessoa tranquilamente e que a passagem de uma ida com o metrô sai por 16,5 pesos, e permite que seja utilizado o mesmo valor de um trajeto na troca de várias linhas e destinos, com a condição de que não se saia em nenhuma estação. Quanto mais se usa, mais se economiza, como é possível observar no site do subte e na ilustração abaixo:

https://www.buenosaires.gob.ar/subte/tarifas-pases-y-abonos/tarifas

Imagem: buenosaires.gob.ar/subte/tarifas-pases-y-abonos/tarifas

As tarifas de uma viagem de ônibus dependem da distância, porém ficam quase sempre em torno de 18 a 23 pesos.

As dicas de transporte são sempre muito valiosas e fazemos questão de explicar tudo sobre o SUBE aqui no blog para os nossos leitores. Buenos Aires é uma cidade realmente imperdível e logo atualizaremos o blog com ainda mais informações. Hasta luego!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar