​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Quando falamos em visita ao Peru, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é Machu Picchu, certo? É não é à toa, a cidade lendária dos Incas realmente é de uma beleza exuberante, como já contamos em outro post. 

Mas o que vamos destacar neste post é o caminho até Machu Picchu, que tem paisagens incríveis e deslumbrantes. A saga de Cusco até o destino final deste passeio começa na Calle Pavitos, onde partem todas as vans e táxis até Ollantaytambo. A dica aqui é negociar bem o preço e com calma, pois você será abordado(a) por várias pessoas tentando lhe oferecer o transporte. Demos uma pesquisada antes e fechamos nossa ida por 20 soles por pessoa.


Chegando em Ollantaytambo, após  aproximadamente 2 horas de viagem, já ficamos impressionados com a beleza do local, o início do vale sagrado dos incas. A van nos deixa bem na estação de trem, de onde parte o único meio de transporte motorizado para Águas Calientes, município onde fica Machu Picchu. Para quem tem mais tempo, existe a opção de ir caminhando.

Na estação, você já pode começar a tirar algumas fotos legais do local. Enquanto espera seu trem e como a estação não é muito grande, recomendamos esperar tomando um delicioso café Mayu, no El Albergue (na própria plataforma de embarque), ou na sala de espera da Peru Rail, companhia que optamos e recomendamos!



A Peru Rail oferece duas opções de trem, o Expedition e o Vistadome. Optamos pela segunda opção, que apesar de ser um pouco mais cara, vale muito a pena! Este trem possui uma vista extremamente ampla de todo o trajeto, facilitando muito tirar fotos e apreciar o belíssimo caminho. O trem também possui áudios em inglês e espanhol que explicam a história de alguns pontos que vamos passando no caminho.



Além disso, este trem também possui serviço de bordo com café da manhã incluso, o que foi uma ótima opção já que saímos de Cusco às 4:00. Também nos deram bebidas não alcoólicas liberadas durante o trajeto, incluindo a clássica Chicha Morada (clássico refresco roxo peruano).


O serviço de bordo merece destaque, pois foi excelente durante todo o percurso, sendo todos super atenciosos, solícitos e caprichando nas fotos quando pedíamos para tirar algumas nossas. Inclusive fica aqui uma dica importante: comprem seus assentos do lado esquerdo do trem na ida de Ollantaytambo para Aguas Calientes! Assim você consegue ver melhor a paisagem das montanhas e do rio que acompanha os trilhos durante quase toda viagem.



Descobrimos também que neste ano, de 2019, a Peru Rail está fazendo 20 anos e por isso terão algumas promoções no decorrer do ano. Outra dica aqui então é ficar ligado nas redes sociais da empresa para aproveitar as oportunidades que devem surgir (ou só acompanhar as lindas fotos antes de ir pessoalmente lá): @perurail (Instagram) e fb.com/perurail[1] .

Quanto a Aguas Calientes e a cidade sagrada dos Incas, abordaremos em outro post!

Falando na volta para Ollantaytambo, pegamos o trem Expedition, também da Peru Rail. O trem tem mais assentos por vagão que o Vistadome, mas também é confortável. Como voltamos cansados da subida até Machu Picchu, aproveitamos para dormir um pouco. Mas para quem for antenado, as janelas não são tão amplas como do Vistadome, então para as últimas fotinhos é necessário sentar bem na janela do lado direito do trem.


A volta demora um pouco mais com este trem, pois ele dá prioridade aos trens maiores indo para Aguas Calientes. Mas chegando na estação de trem de Ollantaytambo, recomendamos almoçar ali mesmo antes de seguir para Cusco, ou até mesmo dormir uma noite na cidade para conhecer seu centro histórico (incluso no ticket de turismo necessário para entrar em Moray).

Em resumo, a viagem de trem para águas calientes é parte obrigatória do caminho e possui uma beleza natural digna de ser bem apreciada, por isso recomendamos investir no trem Vistadome da Peru Rail, que é a melhor opção para desfrutar o melhor deste percurso. E não esqueça de comprar a passagem online, pois na hora você está sujeito à disponibilidade de horários e pagará um pouco mais caro! Então curta a viagem e nos conte como foi!


 [1]

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar