​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Localização: Está localizada a 15 km da Costa da Venezuela, nas águas quentes do Caribe. A ilha possui aproximadamente 31 km de comprimento e está fora das rotas de furacões. Devido a sua ótima infraestrutura e diversidade de atrações tornou-se um destino cobiçado pelos viajantes.

Idioma: As línguas oficiais de Aruba são o Holandês e o Papiamento (dialeto). Porém, a maioria da população fala mais de 4 idiomas, incluindo o Inglês, Espanhol e Português. Portanto, a comunicação é muito fácil no local.

Moeda: A moeda oficial é o Florin Arubiano (AFL), contudo, o Dólar Americano é aceito em todos os lugares da ilha. Na nossa viagem usamos apenas dólares.

Vistos e Vacinas: Brasileiros não necessitam de visto para entrar no país, somente um passaporte válido ou Carteira de Identidade (cuidado para que não seja antigo). Além disso, não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRA, etc. Não é necessário nenhum tipo de vacina.

Como chegar: O mais fácil e comum é de avião. É possível encontrar voos partindo de diversos países, com conexões em Bogotá, Panamá, Caracas, etc. A ilha também é destino para diversos cruzeiros. No nosso caso, partimos de São Paulo, tendo uma parada em Caracas.

Como se locomover: O jeito mais fácil é alugar um carro. As estradas e ruas são em sua maioria pavimentadas e bem sinalizadas (sinais em inglês e diferentes das encontradas no Brasil, portanto, cuidado), e o litro da gasolina (abril/2015) custava U$1,02. É aconselhável ter Carteira de Motorista Internacional.

Existem alguns passeios que são off-roads (piscinas naturais/parque nacional), sendo que o aluguel de um carro com tração 4x4 é fundamental, e além disso, o motorista deve estar acostumado, pois achamos a estrada bem ruim (caso contrário, é bem comum diversas empresas fornecerem tour nesta região).




Dica: Tínhamos alugado um carro comum (Lancer da Mitsubishi), e conseguimos acessar a maior parte dos locais, exceto, o parque Nacional. Como gostamos de um pouco de aventura, resolvemos alugar um Jeep. Apesar de existir diversas companhias que efetuam aluguéis, era feriado, e a ilha estava cheia. Tivemos que procurar em TODAS as agências (aeroporto, Palm Beach e dentro dos hotéis), sendo que conseguimos o último carro disponível com a TOP DRIVE, no Riu Palace Aruba. Portanto, reserve com antecedência e evite desgastes desnecessários!!!

Outra opção é o transporte público ao longo da faixa hoteleira, com tarifa no valor de U$2,30 por viagem. Também existem diversos táxis (confesso que não utilizamos este serviço, mas pelo relato de outros brasileiros que encontramos no avião, não é muito caro).




Onde Ficar: Tudo vai depender do objetivo de sua viagem. Escolhendo os hotéis em Palm Beach ou Eagle Beach você estará em uma região mais central, com diversas opções de restaurantes, shoppings e passeios. Contudo, se tiver aluga carro, pode escolher hotéis mais afastados, pois a ilha não é muito grande e não existe muito trânsito.





Quanto tempo: Aproveitamos o feriado de páscoa (2015) para tirar alguns dias de descanso (ou não, já que a ilha tem diversas atrações e passeios). Portanto, tivemos praticamente 3 dias e meio para curtir Aruba. O tempo foi suficiente para conhecer boa parte da Ilha e aproveitar as atrações. Contudo, para fazer os passeios com maior tranquilidade, indicaria ficar pelo menos 4 dias inteiros.

Alimentação: Aruba possui uma ótima infraestrutura, o que nos impressionou bastante. Existem muitas opções de restaurante, sendo fácil encontrar redes famosas nos Estados Unidos (inclusive, Starbucks, TGI Fridays e Hard Rock Café).  Também tivemos uma ótima experiência no Gianni’s (clique aqui).

Compras: E quem disse que não daria para fazer umas compras? Aruba conta com diversas opções. O Paseo Herencia é um dos Shoppings (ao ar livre) existentes na Ilha, fica em Palm Beach, sendo que na praça central ocorrem alguns shows (como o das águas) e eventos. Conta com lojas conhecidas, como Pandora, Adidas, Crocs, Tommy Hielfiger, Converse, Swatch, etc.

Também existe o Palm Beach Plaza e o Renaissance Mall, que fica junto ao hotel com mesmo nome, e está situado em Oranjestad. Este shopping conta com as lojas mais conhecidas, para quem procura lojas de luxo.

Os preços são bem melhores que no Brasil, inclusive, achei os preços da Tommy Hielfiger bem atraentes, parecidos com os praticados nos EUA (pelo menos na época em que visitamos).

Temperatura: A nossa viagem foi em abril/2015, e pegamos dias de sol e calor. Em geral, Aruba tem um clima seco, e encontra-se fora da rota de furacões (ótima notícia para quem busca curtir as tão sonhadas férias no Caribe). Outro detalhe interessante é que em Aruba tem maior probabilidade de sol que qualquer outra ilha do caribe. Portanto, leve protetor solar e um chapéu.

Melhor Base: A Ilha está localizada próxima da costa, sendo que existem voos do Brasil (param em Caracas), o que facilita a viagem. Como viajamos em um feriado, e não tínhamos muito tempo para curtir, não conseguimos fazer o stop em Caracas (menos de 1 hora de voo). Contudo, é uma ótima opção para quem gostaria de conhecer outro país. Pela proximidade com outras ilhas do Caribe, também pode ser base para visitar a vizinha Curaçao.

Principais Locais/Atrações: Aruba conta com uma grande infraestrutura, podendo atender a todos os tipos de visitantes (idosos, crianças, esportistas, etc). É possível encontrar uma infinidade de atividades, desde caminhadas, trilhas, passeios de cavalo, mergulho, e milhares de outros esportes.

Em outro post iremos listar as principais atrações que acabamos conhecendo na ilha para facilitar a sua viagem.

Nesse post (clique aqui) listamos 5 praias que achamos imperdíveis em Aruba.

Dicas: A praia de Eagle Beach foi eleita pela TripAdvisor como uma das 10 melhores praias do mundo.

Não deixe de ver o pôr do sol no farol Califórnia ou em Malmok Beach, é lindo.

Os símbolos de Aruba são as iguanas (você irá encontrar alguma pelo caminho) e os divi-divi (árvores inclinadas na direção do vento). Não deixe de ir em Eagle Beach tirar uma foto da divi-divi (chega a ter fila para tirar foto).




 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar