​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Para mim uma frase que serve de inspiração é a de Amyr Klink “Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir”. 

Por acreditar que todos podem realizar seus sonhos e conhecer o mundo, que nada é tão difícil ou caro quanto parece ou os outros querem parecer que seja, é que irei dividir, quinzenalmente, com vocês um pouco das minhas experiências.

Vou começar falando de Istambul na Turquia, que visitei entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, e realmente é uma cidade incrível. Percorrendo o País encontrei muitas pessoas que não gostaram da cidade, acharam perigosa e suja, não sei se foi questão de sorte, mas não tive nenhuma experiência ruim. A cidade de fato não é das mais limpas, mas isto passa despercebido diante das inúmeras atrações que a cidade oferece. 

O trânsito é caótico e optei em não alugar carro, do aeroporto peguei um táxi até o hotel (não custou caro), mas na outra oportunidade que cheguei na cidade fui de metrô até o hotel e foi super prático. 

No próprio aeroporto (Atatürk) já tem uma estação do metrô que leva o passageiro até Aksaray, de onde é possível pegar ônibus/bondinhos elétricos para Sultanahmet (cidade antiga) ou para a praça Taksim. 

Para transitar pela cidade utilizei o metrô e vale muito a pena, as máquinas para comprar os bilhetes ficam na parte de fora, sendo super prático a aquisição. 

Sobre os táxis vale mencionar que não são dos mais pacienciosos, arredondam o valor da corrida sempre para mais e não gostam de ir para lugares onde o trânsito está congestionado, um chegou a pedir para eu ir a pé, mentindo que estava perto de onde eu queria ir, só para não ficar parado no trânsito.

Com relação a hospedagem, na primeira vez que estive na cidade fiquei hospedada no Bairro Fatih, que fica perto do Grand Bazar, sendo possível ir a pé, mas não recomendo, pois as ruas são muito estreitas, escuras e vou confessar que fiquei um pouco receosa, nem o motorista de táxi conseguia se localizar nas ruelas. 

Na segunda oportunidade me hospedei no bairro Beyoglu e adorei, apesar de ter sido difícil de achar, a rua é um charme, tem vários restaurantes bem legais, é freqüentado por um público jovem e por locais, e não tem muito turista. 

Quanto ao dinheiro, levei euros para trocar por lira turca, sendo que no aeroporto troquei 50 euros apenas para as principais despesas e depois a melhor cotação que encontrei foi no Grand Bazar. Próximo a Cisterna e a Basílica de Santa Sofia há várias casas de câmbio, mas a cotação não era das melhores. 

Cheguei à noite em Istambul e vou confessar que nunca achei uma boa ideia chegar a noite nas cidades que vou visitar, pois tudo se torna mais difícil de localizar, te deixa mais receosa com relação à segurança, mas às vezes não somos nós que escolhemos, mas sim o bolso.

Na noite que cheguei resolvi conhecer o Bairro Ortakoy (bairro super movimentado, com diversos bares e restaurantes) e jantar no Reina Restaurant & Club, mesmo tendo lido que precisava de reserva, duvidei da informação e acabei perdendo meu tempo, pois de fato não deixaram jantar, mesmo estando aparentemente vazio, por simplesmente não ter feito reserva. 

Acabei jantando no Ali Baba Narguilé e Restaurant, que estava todo decorado com motivos natalinos, a comida era uma delícia e barato. Na verdade, achei super barato para se alimentar na Turquia e as comidas são deliciosas. 

Comi em diversos lugares o “prato” chamado Kumpir, que é uma batata grande assada, pegam o recheio e misturam com manteiga e queijo depois você pode escolher mais coisas para colocar (milho, ervilha, vinagrete, azeitona, ovo, bacon, tomate, molhos, etc), é uma delícia e tem em todos os lugares para vender e o preço médio equivale a R$15,00 (quinze reais). 

Com relação a comida outra coisa que me chamou muito atenção foi encontrar no café da manhã todas as espécies de azeitonas, além de batata frita e outras comidas salgadas que estou acostumada a ver apenas no almoço. 

Sobre o clima fui no inverno e passei muito frio, até nevou e em alguns dias tinha uma garoa que dava a sensação de mais frio ainda.

Uma coisa ruim é o cigarro, quem não gosta do cheiro vai sofrer na cidade, pois os turcos fumam muito e em todos os lugares. 

Enfim, achei Istambul uma ótima cidade para passear, comer e fazer compras, mesmo que a passagem às vezes seja mais cara do que para qualquer outro lugar da Europa, lá você irá gastar bem menos, então acho que vale muito a pena a visita. 

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar