​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Paisagens da Suíça a bordo do Glacier Express a caminho de Zermatt

Muita gente consegue pegar férias somente no final ou no início do ano devido as festas e por isso, só conseguem planejar uma viagem nessa época. Os destinos mais escolhidos geralmente estão na Europa, porém a maioria dos países nessa época está coberto de neve e bem gélido, o que faz muitas pessoas ficarem na dúvida de viajar ou não.

Hoje vou falar um pouco sobre o inverno na Europa e de como programar uma viagem para o velho continente nessa época do ano.

Moro na Polônia há 2 anos, então acreditem, eu sei bem o que é o inverno e apesar de termos ele presente 7 meses ao ano, eu amo a estação.

Bom, primeiramente, você deve pensar o quanto gosta do inverno para então começar a programar quais os destinos a serem escolhidos.

Caso não seja assim um grande fã da neve, eu aconselho ir para destinos como Portugal, Espanha e sul da Itália, pois são lugares que não fazem tanto frio, mas aqui vai um problema desses países: eles não têm aquecimento nas casas e muitas vezes nem nos restaurantes, o que acaba sendo um pesadelo. Por exemplo, eu passei mais frio em Portugal no inverno do que passo na Polônia, que por todo o lugar que você vai tem aquecimento. Mesmo assim o passeio por esses países valem muito a pena, nada que meias grossas e pijamas quentinhos não resolvam.

Para você que é grande fã, ou que tem o sonho de conhecer a neve, destinos na Europa é o que não faltam. Vou falar de alguns destinos para quem gosta de esquiar e pode gastar, digamos assim, um valor um pouco mais alto.

Chamonix na França é um destino muito procurado nessa época do ano, por ser a capital de montanhistas e trakkers e também pela beleza da pequena cidade, ótima gastronomia e perfeita para a prática de esportes de inverno. Caso opte por visitar essa região, faça a reserva com antecedência para poder escolher bem o lugar onde ficar e ter várias opções.

Chamonix - Foto: Jon Griffith Photography

* Chamonix - Foto: happy tracks

Outra opção para quem tem um budget maior para gastar é a Suiça e suas incríveis cidades que no inverno ficam ainda mais charmosas todas cobertas de neve. Dá para optar e fazer várias cidades de trem e ir parando em algumas delas e aproveitar para passar um dia super agradável, mas esteja preparado com sapato quente mesmo se não for praticar esportes de inverno, eu quase tive os pés congelados em um passeio por Zurich no inverno. Aliás, o ano novo em Zurich é muito lindo, já estivemos por lá nessa época e aconselhamos a ver a queima de fogos que dura em média 16 minutos e acontece a beira do lago, é uma festa muito linda apesar do frio.

Se quiser conferir nossa experiência, clique aqui para ver o post completo.

A Suiça também tem várias opções de montanhas para a prática dos mais variados esportes de inverno, mas claro com um preço bem mais elevado que os normais.

* Schilthorn - Murren, Suíça  

Schilthorn - Murren, Suíça 

Para quem não pode gastar muito, mas mesmo assim deseja esquiar durante o passeio pela Europa no inverno, pode optar por uma das várias cidades e montanhas do leste europeu. Aqui na Polônia existem muitas montanhas para praticar esportes e você passar o dia, e lá encontram-se várias lojas para alugar tudo o que você precisa, de roupas até todos os instrumentos da prática de esportes. Passar um dia em uma montanha aqui na Polônia você vais gastar em média uns R$200,00 para alugar roupa, equipamentos e o passe da montanha e sem contar que os restaurantes possuem os preços semelhantes aos praticados nas cidades.

Zakopane é o lugar mais famoso durante o inverno aqui na Polônia, é uma cidade muito linda que parece cenário de filme, com suas casinhas únicas de madeira. Vale a pena conhecer e não fica muito longe de Cracóvia.

Zakopane - Michelle Slonkowsky

Outro país que é uma opção mais em conta é a República Tcheca, que também tem várias montanhas, inclusive algumas especiais para a prática de montanhismo, mas lembrando que é mais do que aconselhável você estar preparado para passar um dia todo caminhando na neve. Os preços para passar um dia nas montanhas da República Tcheca ficam um pouco mais caros que na Polônia, mas mesmo assim ainda muito mais em conta que vários outros países.

 Além da super famosa cidade de Praga (veja nosso post sobre esse destino), o país também tem outras cidades lindas para passear no inverno, como é o caso da Cesky Krumlov que é uma cidade no estilo medieval e também para quem gosta de uma boa cerveja não pode deixar de conhecer a cidade de Pilsen.

Cesky Krumlov - Foto: goseewrite.com

A Europa é um continente maravilhoso e mesmo sendo visitado no inverno tem todo o seu charme a parte, afinal essa estação é muito diferente do nosso país e sendo assim, cada lugar acaba sendo único. Opção é o que não falta para quem quer aproveitar o inverno europeu, só precisa de um planejamento pois devido as condições climáticas, às vezes, o seu transporte pode atrasar ou mesmo ser cancelado, os dias são bem mais curtos porque as 16h já é escuro, mas como eu disse, dá para aproveitar e muito bem, fazendo as suas férias serem inesquecíveis.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar