​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

No começo do ano passado tivemos a oportunidade de conhecer algumas cidades da Suíça, como Genebra, Berna, Interlaken, Zermatt, St Moritz e Zurique, sendo que o meio de transporte escolhido para completar o trajeto foi o trem, já que estávamos em apenas duas pessoas, era inverno e algumas cidades sequer tinham aeroporto, e por fim, seria o meio mais barato.

Ao todo ficamos 7 dias na Suíça, sendo que os trajetos eram curtos, o que facilitou nossa viagem.

A vantagem do trem é que não precisa ser feito check in, os trens são pontuais, evitando desgastes e demora (como no caso do avião), não há necessidade de reservar assentos e o trajeto é muito mais rápido de carro. Além disso, as estações de trem normalmente são situadas em locais mais centrais, facilitando a locomoção para hotéis e pontos turísticos, representando assim economia de tempo e dinheiro.

Claro que conhecer a Suíça de carro também é uma ótima opção, principalmente no verão e primavera, mas como falei anteriormente, não era nossa situação, pois tínhamos pouco tempo para conhecer todas as cidades, além de que sairia muito mais caro.

Optamos por comprar o Swiss Pass já em Genebra, e escolhemos o plano para 4 dias dentro de 1 mês, que daria direito a todos os trajetos (dentro da Suíça), além da possibilidade de usá-lo para o Glacier Express, o famoso trem panorâmico que liga Zermatt à St Mortiz, e considerado um dos mais bonitos (veja como foi nossa experiência).



Note que essa opção o passageiro não precisa usar dias contínuos, e por tal razão o preço é um pouco mais elevado do que o de dias contínuos, porém, era o que melhor atendia o nosso roteiro.

Além disso, o Swiss Pass fornece diversas vantagens, como acesso à ônibus, metrô e tram, alguns museus, etc, mas isso irei comentar em um post específico.


Para organizar a sua viagem aconselho a entrar no site oficial da rail europeu (ou de alguma empresa de trem) e ver previamente os destinos, tempo de duração das viagens, e preços, para ver se vale a pena comprar separado o trecho ou adquirir o Swiss Pass.

Os trens são os mesmos usados na Europa como um todo, divididos em primeira e segunda classe. Além de pontuais, são confortáveis e possuem espaço específico para guardar as malas.

Como disse anteriormente, a viagem de trem foi ótima pelo fato de economizarmos financeiramente, além de ganharmos tempo com a viagem em si, já que normalmente nossos hotéis ficavam perto das estações.

Na maioria das vezes optamos em viajar bem cedo, pois assim ganhávamos tempo na cidade de destino e conseguimos conhece-la com calma.

Outra vantagem é que conseguimos ir apreciando a paisagem magnifica da Suíça, principalmente na região dos Alpes. A vista é impressionante, sendo uma das viagens mais lindas que fizemos pela Europa.

Caso esteja programando sua viagem por este país encantador, não deixe de considerar fazê-lo de trem, você não irá se arrepender.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar