​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

O Glacier Express é o trem mais famoso na Suíça, e liga dois dos principais destinos de férias de inverno: Zermatt e St. Moritz. Como não bastasse interligar duas cidades concorridas e lindas, o trem é panorâmico, o que permite apreciar por horas as belas imagens dos Alpes Suíços.


Conhecido por ser o trem rápido mais lento do mundo, o percurso completo (Zermatt – St Moritz) chega a durar aproximadamente 8 horas, atravessando 91 túneis e 291 pontes e passando por diversas paisagens maravilhosas.

Confesso que em primeiro momento fiquei receoso pela demora, mas como tinha lido muito bem a respeito, resolvi apostar, e não me arrependi. E digo mais, é um passeio imperdível e que deve estar em sua lista!

Com certeza existem outros meios de transportes mais rápidos que ligam o mesmo trajeto, inclusive, outras linhas de trem. Contudo, nenhuma é tão espetacular como o Glacier Express.

Os vagões possuem janelas maiores, e que se estendem até o teto, proporcionando uma visão ampliada, não perdendo nenhum detalhe dessa paisagem maravilhosa.


Dependendo do sol, o vidro pode ser um obstáculo para os fotógrafos de plantão, mas como a viagem é longa, dá para se aventurar até achar o ângulo ideal.

Adoro neve, então sou suspeito para falar, mas a visão dos Alpes é de tirar o fôlego, ajudando a esquecer um pouco o longo trajeto.



Fomos de 2ª Classe, mas tenho que dizer que o espaço das poltronas é bom e o atendimento é ótimo. Estávamos somente de passagem por St Moritz, então levamos nossas malas, mas como o trem estava razoavelmente vazio, tinha espaço suficiente para guarda-las (existe área destinada à malas e casacos, não se preocupe).

Durante a viagem é oferecido almoço, no próprio assento, sendo que o prato do dia custa CHF 30 (francos suíços), e o menu com 3 pratos custa CHF 43 (francos suíços), e é possível encomendá-la no ato da reserva do assento.

Confesso que não cheguei a optar pelo almoço, e acabamos levando lanche (em frente à estação tem um mercado onde fizemos nossas compras). Opção ótima e bem mais econômica!

O trem também faz uma parada de 30 minutos em Disentis/Mustér, tempo suficiente para ir ao Banheiro, comer ou dar uma volta pela pequena cidade e tirar algumas fotos.

Neste vilarejo o idioma predominante é o retro-romance, um dos 4 idiomas oficiais da Suíça.

No trem também existe um bar, sendo uma ótima opção para aqueles que querem tomar um drink, uma taça de vinho ou simplesmente um café.

Sobre os valores da passagem, o trecho de ida pode custar €149 para o trajeto de Zermatt a St Moritz, ou vice-versa, em 2ª Classe. Além disso é obrigatório fazer a reserva do assento, sendo que no verão custa CHF 33 (francos) e no inverno CHF 13 (francos).

Sei que o valor é assustador, e realmente pode pesar no orçamento da viagem. Como falei anteriormente, o passeio é imperdível, e realmente vale a pena o valor investido.

A ótima notícia é que para aqueles que compraram o Swiss Pass, o trajeto pode ser incluído sem custo adicional, a não ser a taxa de reserva de assento, que é obrigatória. Portanto, vale a pena calcular e ver se é vantajoso adquirir o Pass (no nosso caso foi ótimo, conseguimos conhecer bem o país, além de economizar uma boa quantia de francos suíços).

OBS: Quando compramos o Swiss Pass já reservamos a data e assento do Glacier Express para não correr o risco de ficar lotado! Fica a dica, não deixe para depois.

Caso pretenda reservar o assento previamente, aconselho a olhar a previsão do tempo e escolher um dia com maior probabilidade de sol, pois assim tem uma melhor visibilidade.

O Glacier Express opera durante todo o ano, no entanto, no inverno possui menos horários de partida.

No nosso caso partimos cedo (8h52), pois tínhamos planejado dormir em Zurique, e assim, teríamos que trocar de trem em St Moritz.

Os trens na Suíça são extremamente organizados e pontuais, portanto, com a tabela de horários é fácil programar a viagem.

Como fomos no Inverno, e nesta época anoitece cedo, chegamos em St Moritz à noite, mas com tempo suficiente para dar uma conhecida rápida na cidade.

De fato, a cidade é linda e possui um charme especial, mais refinada que Zermatt, com diversas lojas de grife e hotéis de luxo. Confesso que fiquei com vontade de ficar mais alguns dias ali para conhecer a montanha, quem sabe na próxima viagem!

Por ter esse caráter exclusivo e ser um point famoso, a hospedagem em St Moritz é cara, principalmente quando comparada às demais estações. Aconselho a programar a sua viagem com antecedência para evitar gastos absurdos ou desnecessários.

Não deixe de incluir este passeio em seu roteiro, pois mesmo sendo longo o trajeto, realmente vale a pena.

Comentários

Avatar Leitor
Renata

Olá, Poderia me informar qual o melhor lado no trem? Se vale mais a pena ficar no lado esquerdo ou direito?


Avatar Equipe

Boa Noite Renata. Sinceramente acho que o lado não irá influenciar muito, já que em ambos os lados é possível ter uma bela visão do caminho. Sentamos do lado direito (sentido Zermatt/St Moritz) e foi bem legal. Espero ter ajudado.


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar