​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Eu sempre gostei muito das aulas de história e principalmente da parte que falava sobre a Segunda Guerra e de como Hitler fez para que milhares de pessoas seguissem a sua linha cruel de pensamento. Jamais vou apoiar o que ele fez, acho tudo uma loucura doentia sem tamanho, mas me fascina conhecer a história disso tudo.

Agora que moro na Polônia tenho chance de conhecer muito do que aconteceu naquela época, pois o país viveu tudo aquilo e sempre que posso vou fazer uma visita a esses lugares. Final do ano passado fui para Auschwitz (veja aqui o post) e esse final de semana fui conhecer Osówka que era pra ser uma cidade subterrânea e Sztolnie Walimskie que era uma base super secreta onde haviam milhares de armas, uma grande bomba e, onde dizem os livros, que Hitler estava construindo uma bomba atômica (porém os historiadores que nos apresentam os lugares dizem que como não tem nada para provar, não se pode dizer que era verdade, mesmo que todos os fatores acreditam que sim).

Sai de carro de Wroclaw e o trajeto leva 1:30h até a primeira parada que foi essa base secreta. Do lado de fora encontra-se uma réplica de um foguete que seria a tal bomba secreta, dizem que os foguetes de hoje em dia são nesse formato devido a esse projeto do Hitler. A entrada para conhecer o túnel custa 15 zlotes (12 reais) e o passeio dura 1 hora, como é em polônes, pode-se adquirir o áudio guia em inglês por mais 15 zlotes.

*bomba que cabia 800 toneladas de explosivos

*monte de cimento e pedra que não podem ser retirados por risco de queda

Nesse local estima-se que mais de 3 mil pessoas morreram na construção, que foi de meados de 1943 até 1945. Segundo o guia, haviam muitos italianos que trabalharam lá. Ao entrarmos já ficamos impressionados com a grandiosidade daquilo, as pedras são gigantescas e era bem feito, então o guia explicou que quem construia eram engenheiros e pessoas que conheciam muito bem a engenharia e os escravos tiravam as pedras. Durante a caminhada lá dentro, encontramos várias coisas que foram achadas, como capacetes, armas, máscaras de oxigênio e etc.

*mapa dos 6 túneis já encontrados

O legal desse passeio é que eles colocam efeitos sonoros em algumas partes para nos mostrar como era o barulho do bater das pedras, os aviões lá fora e os alemães berrando com eles e os bombardeios. O pessoal que trabalhava lá ganhava somente um pão, um copo de café e água por dia para trabalhar incessantes 12 horas.

*capacetes e armas originais encontrados

*máscaras e objetos encontrados

Depois de passear por Sztolnie Walimskie, fomos visitar então Osówka que é o mais famoso dos 6 túneis que já encontraram naquela região, pois essa era para ser uma cidade subterrânea onde fizeram vários testes com comidas para ver o que poderiam plantar embaixo da terra.


É incrível como eles conseguiram contruir em um ano e meio esses túneis, que tem mais de 30 metros de profundidade e 4 andares. Esse de Osówka, está embaixo de uma montanha e na época haviam prédios e casas contruídos lá e os telhados sempre eram cobertos com gramas e árvores para que quando os aviões passassem por lá acharem que só tinha mato ali. Foi contruído também ali, um elevador que levava até o topo da montanha para que em caso de ataques, as pessoas pudessem descer rapidamente para essa cidade subterrânea.

*armas usadas na época

*mais uma arma da época

Estima-se que 40 mil pessoas trabalharam ao mesmo tempo, de 10 a 12 horas por dia na construção dessa cidade e também ganhando somente um pão, um copo de água e café por dia.

*calçados de quem trabalhava escravamente no túnel

Era ali onde estava um dos maiores armamentos da Segunda Guerra. Durante o passeio existem vários cartazes pendurados mostrando todo o tipo de arma e tanques que foram achados no local e também muitos pertences das pessoas e todas as coisas usadas na construção. Uma parte desse túnel foi contruído de madeira e elas permanecem lá, intactas, mesmo com a úmidade e com o tempo.

*parte do túnel feita de madeira]

Como eu falei anteriormente, não há provas concretas que Hitler queria mesmo contruir uma bomba atômica e queria matar todos que não eram da espécie que ele queria, mas os indícios levam a crer que esse seria o motivo e que provavelmente eles ficariam morando na cidade subterrânea enquanto a bomba explodia lá fora. Os alemães procuravam meninas loiras de olhos azuis para reproduzirem, pois era assim que Hitler queria as pessoas. Inclusive, uma amiga polaca contou que oficiais alemães foram na casa da vó dela na época, pois queriam comprar a tia dela.

*parte das máquinas usadas

Outro ponto interessante é que a quantidade de cimento achada é tão grande que até hoje não se sabe quantos túneis realmente foram contruídos, visto que os alemães começaram a destruir muita coisa quando viram que perderiam a guerra.

Em resumo, achei esse passeio incrível e confesso que era uma parte desconhecida da história para mim. Acho aterrorizante a forma com que esse homem planejou tudo e a rapidez que tudo era feito. Eu sou claustrofóbica e muitas vezes durante o passeio passei mal, pois algumas partes eram muito baixas e como estava abaixo da terra em um lugar fechado eu me desesperava, mas de repende chegavamos em uma sala gigantesca, com muitos metros e eu ficava impressionada.

PS – Constatei que, apesar de super fundo e gigantescos, há uma luz no fim do túnel!

*a luz no fim do túnel

Vou continuar explorando essas histórias e sempre contando para vocês, espero que tenham gostado.

Comentários

Avatar Leitor
Angela

Muito interessante seu relato e deve ter sido uma visita incrível. Também gosto desse assunto e fico me imaginando como as coisas se passaram e como pessoas tiveram que morrer e sofrer por uma alguém doente como foi Hitler. Obrigada por compartilhar, ;) Já anotei para ir conhecer?


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar