​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Se for levar em conta todas às cidadezinhas, pueblos e atrações que Guadalajara possui em seu entorno, diria que até mesmo uma semana seria muito pouco para aproveitar todos os passeios com qualidade, porém vou tentar listar e falar um pouco de mais alguns lugares que merecem uma visita por lá, da mesma forma que apresentei Tlaquepaque, a cidade de Tequila, e Zapopán no primeiro post sobre “Lugares que valem a pena se conhecer próximos a Guadalajara, no México”. Ainda não leu? Então CLIQUE AQUI!

Apresento agora Gachimontones, uma Zona Arqueológica carregada de História e misticismo; A ilha de Mezcala e o Lago de Chapala; e as as pequeninas, porém muito cativantes, Poncitlán e Ajijic.

GUACHIMONTONES

Começo logo dizendo que quem estiver indo viajar para Guadalajara, PRECISA visitar Guachimontones, pois considero um dos locais mais bacanas e “recheados de conhecimento” que visitei próximos à cidade.

As pirâmides circulares da Zona Arqueológica de Guachimontones são únicas e possuem registro de terem sido construídas antes mesmo da construção das muralhas da China, sendo que estudiosos afirmam que as estruturas estão presentes por lá desde o ano de 350 a.C.



Quando você começar a explorar a região, irá ficar frente a frente com a única pirâmide circular do mundo, que possui 10 metros de altura, 38 metros de largura e 52 degraus. Pelas medidas, talvez você possa pensar que é uma estrutura pequena e que não deva causar tanto impacto, mas não se engane, pois a harmonia de uma arquitetura engenhosa causa encantamento.

Além da Pirâmide, o sítio conta com um local onde os povos antigos, que residiam por lá, jogavam um tradicional “Jogo de Pelotas”, uma espécie de jogo de futebol primitivo, onde os vencedores eram sacrificados para serem oferecidos aos Deuses.

O local é mágico e contém muito História, e considero de fundamental importância que um guia local seja contratado para enriquecer ainda mais o passeio.

ILHA DE MEZCALA/LAGO DE CHAPALA       

A Ilha de Mezcala e o Lago de Chapala formam um perfeito combo para quem procura História, aventura e um lugar para contemplação próximo à natureza.

Só o lago de Chapala possui uma importância fundamental para o México, por ser considerado o maior lago do país e a sua grandiosidade engana e faz o visitante pensar que está diante do mar.

Com acesso por meio de pequenos barcos, que ficam ancorados na cidadezinha de Poncitlán, é possível chegar à Ilha de Mezcala em aproximadamente 15 minutos e adentrar em um mundo paralelo de uma energia que pulsa, repleta de vibração da natureza em sua melhor forma.

Na ilha, você irá encontrar vestígios da época pré-hispânica e da guerra da independência, sendo que um forte, que no passado foi utilizado como prisão, está localizado lá é o elemento principal que une um passado sombrio e um presente de abundância vegetal e natureza viva.



Aconselho a quando visitar a Ilha, entrar no forte e subir em sua estrutura, pois do alto se tem uma vista incrível para um cenário que contém parte das ruínas, o verde da vegetação e o lago de Chapala, elementos estes que contrastam com as majestosas montanhas ao fundo e proporcionam uma paisagem realmente inesquecível.

PONCITLÁN

Principal acesso à ilha de Mezcala, às margens do lago de Chapala, Poncitlán é uma daquelas cidadezinhas típicas mexicanas que possuem uma praça principal, com coreto central e uma igreja típica, concebida com arquitetura da época colonial.


As cores do México, vermelho e verde, estão presentes na pracinha da cidade e os moradores locais vivem a vida simples e “devagar”, conferindo à Poncitlán um clima bucólico e nostálgico. Vale uma passada rápida!

AJIJIC

Ajijic também é uma cidade que fica do lado do Lago de Chapala, porém ao contrário de Poncitlán, é um local mais agitado e que recebe mais turistas que visitam à região.

Acredito que vale a pena dedicar uma meia tarde em Ajijic e andar pelo calçadão principal, onde é possivel admirar a arte urbana estampada em paredes pintadas, visitar lojinhas de artesanato e provar algumas das delícias da cozinha mexicana nos diversos bares e restaurantes localizados pela cidade.



Para conhecer mais sobre a cidade de Guadalajara e arredores, acesse os links abaixo e confira todos os posts que já produzimos sobre a nossa viagem à capital de Jalisco:

 

BEM VINDOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO - INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

 

INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE GUADALAJARA, MÉXICO - PARTE 2

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES PARA SE VISITAR EM GUADALAJARA, NO MÉXICO

LOCAIS PARA COMPRAS EM GUADALAJARA, NO MÉXICO

 

EXPERIÊNCIA DE VOO COM A CLASSE EXECUTIVA DA COPA AIRLINES – DE SÃO PAULO A GUADALAJARA

 

*Visitamos a cidade de Guadalajara a convite do Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), da Copa Airlines (copaair.com) e da agência Scritta (scritta.com.br).

**Agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros: Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), Copa Airlines (copaair.com), agência Scritta (scritta.com.br), Secretaria de Turismo de Jalisco (secturjal.jalisco.gob.mx), Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara (vive.guadalajara.gob.mx), Mundo Cuervo (mundocuervo.com), NH Collection Guadalajara Centro Histórico (nh-collection.com), Sin Fin de Servicios (sinfindeservicios.com) e DragonFly (dragonfly.pro).

***Agradecimento especial aos profissionais que tornaram a nossa experiência em Guadalajara possível: Alejandra Ramirez, Arturo, Carlos Moreno, Fernanda Landa, Gabriel Lopez, Lorena Kunz, Jéssica Conceição, Juan Pablo Maass e Liliana Aceves.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar