EXPERIÊNCIA DE VOO COM A CLASSE EXECUTIVA DA COPA AIRLINES – DE SÃO PAULO A GUADALAJARA
Há cerca de um mês
tive a oportunidade de embarcar para Guadalajara, no México, a bordo da Classe
Executiva da Copa Airlines, companhia
aérea panamenha que possui como hub principal a Cidade do Panamá, conhecida
como “Hub das Américas”.
No Brasil, a Copa Airlines promove voos partindo de
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Manaus, Belo Horizonte e Porto
Alegre, conectando o país com os mais movimentados aeroportos da América
Central, destinos caribenhos, México, Estados Unidos e principais cidades da
América do Sul, com destaque para Buenos Aires e Santiago. E a empresa
possibilita a logística para grande parte de todas as Américas por intermédio
de voos diretos ou com oportunas conexões.
Informações
de Voos e Aeronaves:
Para se chegar até
Guadalajara, são necessários 2 voos com a Copa
Airlines.
O meu primeiro voo do
itinerário com destino a cidade mexicana de Guadalajara, partiu do Aeroporto
Internacional de Guarulhos, em São Paulo (Aeronave: Boeing 737- 800B). O voo
estava agendado para às 12:15 e chegada prevista 19:17 na Cidade do Panamá
(17:17 no horário do Panamá), para uma conexão, totalizando cerca de 7 horas.
Logo após uma conexão
de aproximadamente 1 hora e meia na Cidade do Panamá, embarquei no segundo voo
(Aeronave: Embraer EMB190), desta vez sendo um voo noturno de 4 horas e meia,
com horário de saída às 20:51 (18:51 no horário de Brasília) e chegada
programada para 01:16 (23:16 no horário de Brasília), no aeroporto
internacional de Guadalajara.
Frequência
dos Voos:
Os dois voos possuem
frequência diária, sendo que o primeiro trajeto, São Paulo – Cidade do Panamá
conta com 4 voos, com os seguintes horários: 01:50, 03:25, 05:25 e 12:15 (meu
voo). Já o trecho Cidade do Panamá – Guadalajara possui uma única opção todos
os dias, com horário de partida às 18:51 (Horário do Panamá).
Check-in,
Despache de Bagagens, e Embarque:
O balcão para
check-in e despache da bagagens da Copa
Airlines fica localizado no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos e logo em
minha chegada ao aeroporto, me dirigi prontamente ao balcão.
Comecei a perceber
toda a atenção e o bom atendimento por parte da equipe da Copa logo no momento do check-in,
sendo que priorizaram toda a operação e o despache das minhas malas. Fui
imediatamente orientado por uma das atendentes a me posicionar em uma fila
especial e prioritária, condição de quem viaja com a Classe Executiva da
companhia, e em menos de 10 minutos estava com check-in realizado e bagagens na
esteira. E como procedimento padrão, as minhas malas já haviam sido despachadas
diretamente até o destino final.
Em São Paulo, no
momento do check-in, já ganhei na
mesma hora dois cartões de embarque (um de cada voo), facilitando e otimizando
a minha conexão no Panamá.
A empresa também
oferece o serviço de Web Check-in, com
até 36 horas de antecedência (para voos partindo ou indo até os Estados Unidos,
são pedidas de 24 a 1 horas antes da partida).
Já no portão de
embarque, todo o processo ocorreu conforme o previsto, sendo que fui chamado
com prioridade para que pudesse ser acomodado na área preferencial da Classe
Executiva.
Não é à toa que a Copa é considerada uma das empresas aéreas mais pontuais do mundo, e digo isto diante da minha experiência já que a empresa honrou com o horário de embarque e decolagem, sem atrasos. A organização do embarque também merece destaque, pois todos os passageiros foram acomodados adequadamente e sem tumultos.
Imagem: São Paulo a Guadalajara com a Copa Airlines
Imagem: Primeiro voo com a Copa, com uma conexão na Cidade do Panamá
Espaço,
Conforto e Assentos:
Na hora que entrei na
aeronave e no instante em que me acomodei em minha poltrona, algo que com
certeza me ganhou de cara na Classe Executiva da Copa, foi o espaço interno do ambiente e entre as poltronas do
local. A moderna aeronave Boeing 737-800B conta com 16 largas e espaçosas poltronas
na Classe Executiva e 138 na Classe Econômica.
A configuração da
Executiva é de 4 fileiras, com 4 poltronas, sendo 2 em cada lado do corredor.
As poltronas são amplas, de couro, confortáveis, com inclinação de 28º nas 3
primeiras fileiras e 21º na última fila. Todos os assentos possuem 50 cm de
largura, ajustes automáticos por meio de botões eletrônicos, ajuste de apoio
lombar, suporte para apoio das pernas e dos pés e ajuste de apoio do pescoço. A
distância entre os assentos é de consideráveis 1 metro e 25 cm, espaço
suficiente para poder esticar bem o corpo e as pernas durante todo o voo, e
como tenho 1,82 de altura, digo que me senti muito confortável durante todo o
trajeto.
Algo bacana e que
definitivamente fez toda a diferença para que a minha experiência de voo tenha
sido ainda mais proveitosa, é o fato das aeronaves Boeing 737-800 contarem com
o Sky Interior, uma tecnologia que
combina um interior clean e luzes de
Led que permitem que a empresa aérea altere as cores e crie diferentes
ambientes, de acordo com o horário e momento do voo. Nem preciso dizer que para
dormir é uma maravilha, né? Sem falar que a iluminação é muito mais agradável,
não sendo agressiva aos olhos, e imagino que seja um sistema de ambientação que
ajude, e muito, a amenizar os efeitos do jet
lag.
A temperatura do ar-condicionado
estava bem adequada, sem exageros, e uma coberta e travesseiro estão à
disposição em cada assento da Classe.
Um banheiro individual e exclusivo da Executiva fica localizado na parte frontal do aeronave, permitindo assim um acesso mais fácil e menos disputado, proporcionando mais comodidade aos passageiros.
Imagem: Interior da Classe Executiva com a tecnologia Sky Interior
Imagem: Muito espaço, conforto e conectividade
Imagem: Distância de 1 metro e 25 cm entre assentos e poltronas com inclinação de 28º
Imagem: Poltrona com ajuste de apoio lombar, suporte para apoio das pernas e dos pés e ajuste de apoio do pescoço
Atendimento,
Refeições e Serviço de Bordo:
Como mencionei
anteriormente, relatando um pouco sobre o check-in
da companhia, o atendimento da equipe em terra e no ar da Copa é realmente muito bom. Todos os colaboradores foram simpáticos
e solícitos e sempre se mostraram dispostos a ajudar.
Logo após o avião decolar,
uma comissária de bordo exclusiva na Classe
Executiva nos deu boas vindas e em sequência começou a anotar os pedidos de
bebidas iniciais e quais pratos seriam escolhidos para o almoço. Um detalhe
bacana é que a atendente chamou todos pelo nome e conseguiu se comunicar muito
bem em espanhol, inglês e até mesmo arranhou um pouco de português. Os
comissários da Copa, no voo, eram panamenhos, porém todo o grupo parecia
transitar tranquilamente entre o inglês e o espanhol, então a comunicação com
eles flui facilmente.
A carta de bebidas e
refeições da companhia varia de acordo com a duração do voo e o destino, porém
pude perceber uma variedade bem interessante de bebidas de todos os tipos,
opções de entrada, pratos principais e sobremesas.
Com o cardápio em
mãos, passei o olho na parte de bebidas, e me deparei com uma extensa lista de
opções. São disponibilizados vinhos (tinto, tinto do mês, branco e branco do
mês), espumante, cervejas, run, vodka (Finlandia), whisky (Johnnie Walker
Black), tequila (José Cuervo 100% Agave) e conhaque. Na Executiva, todas as
bebidas podem ser consumidas a vontade.
Solicitei um vinho
tinto à comissária e fiz minhas escolhas para o almoço.
Como os voos da Copa não são voos muito longos, no
geral, duas refeições por voo são suficientes para satisfazer os passageiros a
bordo, e de São Paulo até o Panamá, o almoço e um lanche da tarde foram
servidos.
No cardápio, na parte
de comidas, constavam as opções de entradas, pratos principais e sobremesas.
São 2 opções para cada prato.
Eu optei por uma
salada como entrada, pedi um filet com legumes como refeição principal e uma
combinação de torta de chocolate com doce de limão para a sobremesa.
Juntamente com as
bebidas, como aperitivo, é servido um mix de nozes e as bebidas são trazidas em
copos e taças de vidro.
Posso dizer que todas
as comidas estavam muito saborosas e o filet foi uma opção acertada como prato
principal, sendo que ele estava no ponto certo, sem o gosto de “comida de
avião” e bem delicioso.
No meio da tarde, o
lanche (café da tarde) foi servido. Como segunda refeição do voo foi servida
uma bandeja “padrão” com café, sucos, pão, queijo, presunto, biscoitos e
frutas. Tudo muito bom e saboroso.
Na Classe Executiva da Copa Airlines todas as refeições são servidas em louças brancas/vidro, talheres de metal e guardanapos de pano.
A Companhia também possui um serviço de comidas especiais (para crianças, comida vegetariana, refeições “kosher” e prato de frutas) para voos internacionais, que devem ser solicitadas através da Central de Reserva da Copa, com 24 horas de antecedência. Para mais informações, clique AQUI.
Imagem: Vinho tinto está entre as diversas opções de bebidas do cardápio
Imagem: Mix de nozes como aperitivo, servido juntos com as bebidas
Imagem: Salada como entrada
Imagem: Filet com legumes e batatas como prato principal do almoço
Imagem: Torta e doce de limão de sobremesa
Imagem: Lanche/Café da tarde
Entretenimento
de Bordo, Conectividade e Kit Amenities:
Um voo de 7 horas se
torna muito mais prazeroso com um sistema de entretenimento de bordo, e posso
dizer que a Copa não deixou a desejar
neste quesito. A empresa disponibiliza uma TV interativa individual que fica
acoplada na própria poltrona, em cada um dos 16 assentos, e oferece algumas
boas opções de filmes, séries, músicas e jogos para as crianças e os adultos.
No catálogo, pude
navegar e escolher filmes e séries do momento e alguns clássicos, dos mais
variados gêneros. No Menu também estão presentes alguns videoclipes, programas
de viagem e cultura geral e estações de rádio bem ecléticas. Enfim, tem
variedade e muitas opções para todos os gostos.
Algo que me chamou a
atenção e com certeza me deixou bem entusiasmado é que nas próprias poltronas
do avião existem algumas tomadas e conexões USB individuais, para que vários
aparelhos eletrônicos possam ser carregados ao mesmo momento. E com a presença
das entradas USB, é possível também plugar um Pen Drive ou um adaptador de
Cartão de Memória, por exemplo, e escutar as próprias músicas ou assistir aos
seus filmes e séries utilizando a tela da TV de bordo. Excelente, né? Então
fica a dica para quem não gosta de depender das opções que as aéreas oferecem.
Vale lembrar que um fone de ouvido é disponibilizado para cada passageiro.
Já o Kit Amenities da Copa passou por algumas alterações em seu design e a case é estampada com desenhos inspirados
na arte do povo indígena do Panamá. O kit é entregue logo após a primeira
refeição ser recolhida e possui o essencial para o voo: Máscara de dormir,
escova de dente, pasta de dente, meias grossas, protetor labial e creme para as
mãos.
Confesso que com
tanta interatividade e conectividade, ficou apenas faltando a opção de um WIFI
de bordo.
Na TV também é possível acompanhar todo o itinerário do voo e nos assentos, a revista da própria Copa, Panorama de Las Américas, se faz presente.
Imagem: Entretenimento de bordo com TVs individuais em cada poltrona
Imagem: Muitas opções de filmes e seriados, dos clássicos aos mais atuais
Imagem: Entretenimento de bordo conta também com jogos, música, videoclipes, programas de viagem e cultura geral e estações de rádio bem ecléticas
Imagem: Tomadas, entradas USB e comandos elétricos da poltrona
Imagem: Mapa interativo com o trajeto da viagem
Desembarque,
Conexão e Aeroporto do Panamá:
Sem imprevistos, todo
o voo ocorreu de forma agradável, calma e sem grandes turbulências, sendo que o
avião aterrissou no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, conforme
programado, por volta das 19:15 (horário local). Igualmente ao embarque, o
desembarque ocorreu de forma tranquila e organizada e logo após sair da
aeronave, eu já estava bem perto do portão de embarque para o meu segundo voo.
O aeroporto da
capital Panamenha, o “Hub das Américas” é relativamente pequeno considerando a
sua importância logística de passageiros e cargas dentro da América Latina e
grande parte da sua área é destinada às operações da própria Copa.
Mesmo menor do que
esperado, é justo dizer que o único terminal de embarque dentro do aeroporto é
bem organizado, bem sinalizado, cheio de opções de lojas duty-free e boas opções de restaurantes para uma curta passagem
entre um voo e outro.
O aeroporto possui
WIFI grátis por até 2 horas, com a necessidade de preenchimento de um curto
formulário online. A conexão da rede é adequada, porém quando o terminal está
cheio, como no meu caso, o sinal se perde várias vezes.
Oportunamente, quem
viaja de Classe Executiva com a Copa tem
acesso aos lounges VIP Copa Club e
Salas VIP Star Alliance espalhadas
pelo mundo e no Panamá, e o lounge VIP Copa
Club estava localizado bem perto do meu próximo portão de embarque. Como eu
estava com os meus bilhetes da Classe Executiva em mãos, fui até a Sala VIP por
cerca de uns 20 minutos, atrás de um pouco de conforto, WIFI e opções de
bebidas, aperitivos e snacks, sendo
que meu tempo entre voos era super curto, e em seguida já teria que me
apresentar para um novo embarque (Em sequência dou mais detalhes sobre o lounge
Copa Club).
O meu segundo
embarque também ocorreu com tranquilidade e como já estava com o cartão de
embarque para Guadalajara em mãos, precisei apenas me apresentar no portão
indicado e aguardar a entrada na nova aeronave, sem a necessidade de novo
check-in e controle de imigração e passaporte.
Da mesma forma que em
São Paulo, o embarque foi feito no horário programado e por volta das 21:00
(Horário local) já estávamos decolando novamente.
Voo
Panamá – Guadalajara:
O meu segundo voo,
agora saindo do Panamá com destino à Guadalajara (destino final) foi bem
tranquilo e por ser um voo de apenas 4 horas, ele é operado pela Copa com uma aeronave mais modesta, a Embraer
EMB190. Mesmo sendo menor em comparação ao Boeing 737, a EMB190 se mostrou
adequada e suficiente para um voo noturno e mais “rápido”.
A diferença das
Classes Executivas das duas aeronaves fica bem evidente em relação ao espaço e
estrutura, porém se mantém praticamente no mesmo nível quanto ao serviço de
bordo, atendimento e refeições.
São apenas 10
assentos na Executiva, sendo 4 poltronas individuais do lado esquerdo e 2
poltronas lado a lado em 3 fileiras, do lado direito. Já a Classe Econômica possui 84 poltronas.
O espaço entre
poltronas da Executiva é muito bom, contando com 96 cm de distância entre elas.
Os assentos possuem inclinação de 12º, são de couro e possuem ajuste no apoio
de pescoço.
Além das poltronas
serem um pouco mais simples em relação ao outro voo (São Paulo – Panamá), no
voo Panamá - Guadalajara não existe entretenimento de bordo (nem mesmo TVs
coletivas) e a tecnologia Sky Interior
também não se faz presente.
Quanto ao serviço de
bordo e atendimento dos comissários, a Copa
mais uma vez mostrou excelência, disponibilizando uma aeromoça exclusiva que,
como em meu voo anterior, nos deu boas vindas e logo após a decolagem começou a
anotar os pedidos para o jantar e as bebidas a serem servidas. O bom
atendimento novamente merece destaque.
O menu de jantar,
seguindo a mesma configuração do outro voo, apresentava também 2 diferentes
opções de entrada, prato principal e sobremesa. Solicitei um creme de brócolis
de entrada (Crema de brocoli), frango
como prato principal (Suprema de Pollo)
e um sorvete de baunilha (Helado de
Vainilla) de sobremesa. Todas as comidas estavam bem saborosas e
quentinhas, porém o destaque para os pratos quentes ficou com a entrada, o
creme de brócolis, que surpreendeu muito. O sorvete também estava muito gostoso
e foi uma excelente opção de doce.
Para beber, fui
novamente no vinho tinto e optei por uma cerveja. Juntamente com as bebidas
também vieram as nozes torradas de aperitivo.
No cardápio também era possível escolher uma salada de entrada, salmão como prato principal e uma combinação de bolo de chocolate e cheesecake de laranja, para sobremesa.
Imagem: Cardápio da Classe Executiva Copa Airlines - Voo Panamá - Guadalajara
Imagem: Cerveja Panamá
Imagem: E para entrada do jantar, creme de brócolis
Imagem: Frango (Suprema de Pollo) como prato principal do jantar
Imagem: Sorvete de baunilha para encerrar com a sobremesa
Programa
de Milhagem, Upgrade, Lounges VIP e Stopover:
A Copa Airlines
possui um programa de milhagem próprio chamado de ConnectMiles e os passageiros que com ela embarcam, podem pontuar 1
milha por cada milha voada. São pontuados tanto os voos da própria companhia,
quanto os voos das companhias integrantes da Star Alliance, rede de empresas aéreas da qual a Copa faz parte.
Além da vantagem de
se integrar com todas as cias parceiras da Star
Alliance, o ConnectMiles permite
o acúmulo de 5 tipos de milhas, participação do PreferProgram, programa fidelidade com 4 categorias e benefícios
que vão desde franquia de bagagem gratuita a milhas de bonificação, por
exemplo.
Porém, o que
considero mais interessante em se acumular milhas com a Copa é o fato de a empresa promover uma política de upgrade de classes bem transparente,
possível e acessível, sem tanta burocracia e regras complicadas que vemos
constantemente sendo aplicadas em outros programas de milhas no mercado.
Como comentei
anteriormente, os passageiros que embarcam de Executiva possuem livre acesso ao
Lounge VIP Copa Club, Salas VIP Star Alliance e Salas VIP United.
A Copa mantém 5 salas Copa Club e a maior delas se encontra no aeroporto do Panamá, com
capacidade para 246 pessoas. O lounge possui sofás e poltronas confortáveis,
espaço amplo, WIFI gratuito, sala com computadores conectados à internet,
televisão, revistas e jornais, bar (oferta de licores, vinhos e cervejas),
chuveiros, sala de jogos e área de recreação infantil.
Com apenas 20 minutos
rápidos dentro do intervalo da minha conexão no Panamá, entrei na sala Copa Club e posso dizer que a minha
impressão foi bem positiva, sendo que o lounge é de fato espaçoso, bem cuidado,
limpo e com muitos atendentes circulando. No horário que eu fui o ambiente estava
super cheio, lotado mesmo, mas eu imagino que era apenas por ser um horário de
pico. A conexão de internet também foi um ponto a favor e me serviu bem durante
os poucos minutos que fiquei por ali.
Outra excelente
iniciativa da Copa é a possibilidade
de realizar um stopover gratuito, e é
permitido tanto para a Executiva quanto para a Econômica. Vale a pena se
informar antes de embarcar.
Considerações
Finais:
Depois de quase 13
horas de trânsito, considerando 2 voos e uma rápida conexão, posso afirmar que
a experiência na Classe Executiva da Copa foi bem positiva, com destaques para
o atendimento, espaço amplo, conforto e refeições bem saborosas.
Caso você esteja
planejando uma viagem à Guadalajara ou para alguma região do estado de Jalisco,
no México, fique sabendo que que a Copa
Airlines é uma das opções mais interessantes para se chegar até lá, e deve
ser levada em consideração, já que ela conta com essa opção de voo diário entre
o Panamá e a cidade mexicana.
*
A viagem foi realizada a convite do Conselho de Promoção Turística do México e
da agência Scritta, com apoio logístico da própria Copa.
**
A Copa levou 1º lugar em pontualidade no ranking das empresas aéreas da América
Latina, de acordo com a consultoria internacional FlighStats.
Postar um novo comentário