​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação Copa Airlines

Há cerca de um mês tive a oportunidade de embarcar para Guadalajara, no México, a bordo da Classe Executiva da Copa Airlines, companhia aérea panamenha que possui como hub principal a Cidade do Panamá, conhecida como “Hub das Américas”.

No Brasil, a Copa Airlines promove voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre, conectando o país com os mais movimentados aeroportos da América Central, destinos caribenhos, México, Estados Unidos e principais cidades da América do Sul, com destaque para Buenos Aires e Santiago. E a empresa possibilita a logística para grande parte de todas as Américas por intermédio de voos diretos ou com oportunas conexões.

Informações de Voos e Aeronaves:

Para se chegar até Guadalajara, são necessários 2 voos com a Copa Airlines.

O meu primeiro voo do itinerário com destino a cidade mexicana de Guadalajara, partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (Aeronave: Boeing 737- 800B). O voo estava agendado para às 12:15 e chegada prevista 19:17 na Cidade do Panamá (17:17 no horário do Panamá), para uma conexão, totalizando cerca de 7 horas.

Logo após uma conexão de aproximadamente 1 hora e meia na Cidade do Panamá, embarquei no segundo voo (Aeronave: Embraer EMB190), desta vez sendo um voo noturno de 4 horas e meia, com horário de saída às 20:51 (18:51 no horário de Brasília) e chegada programada para 01:16 (23:16 no horário de Brasília), no aeroporto internacional de Guadalajara.

Frequência dos Voos:

Os dois voos possuem frequência diária, sendo que o primeiro trajeto, São Paulo – Cidade do Panamá conta com 4 voos, com os seguintes horários: 01:50, 03:25, 05:25 e 12:15 (meu voo). Já o trecho Cidade do Panamá – Guadalajara possui uma única opção todos os dias, com horário de partida às 18:51 (Horário do Panamá).

Check-in, Despache de Bagagens, e Embarque:

O balcão para check-in e despache da bagagens da Copa Airlines fica localizado no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos e logo em minha chegada ao aeroporto, me dirigi prontamente ao balcão.

Comecei a perceber toda a atenção e o bom atendimento por parte da equipe da Copa logo no momento do check-in, sendo que priorizaram toda a operação e o despache das minhas malas. Fui imediatamente orientado por uma das atendentes a me posicionar em uma fila especial e prioritária, condição de quem viaja com a Classe Executiva da companhia, e em menos de 10 minutos estava com check-in realizado e bagagens na esteira. E como procedimento padrão, as minhas malas já haviam sido despachadas diretamente até o destino final.

Em São Paulo, no momento do check-in, já ganhei na mesma hora dois cartões de embarque (um de cada voo), facilitando e otimizando a minha conexão no Panamá.

A empresa também oferece o serviço de Web Check-in, com até 36 horas de antecedência (para voos partindo ou indo até os Estados Unidos, são pedidas de 24 a 1 horas antes da partida).

Já no portão de embarque, todo o processo ocorreu conforme o previsto, sendo que fui chamado com prioridade para que pudesse ser acomodado na área preferencial da Classe Executiva.

Não é à toa que a Copa é considerada uma das empresas aéreas mais pontuais do mundo, e digo isto diante da minha experiência já que a empresa honrou com o horário de embarque e decolagem, sem atrasos. A organização do embarque também merece destaque, pois todos os passageiros foram acomodados adequadamente e sem tumultos.

Imagem: São Paulo a Guadalajara com a Copa Airlines

Imagem: Primeiro voo com a Copa, com uma conexão na Cidade do Panamá

Espaço, Conforto e Assentos:

Na hora que entrei na aeronave e no instante em que me acomodei em minha poltrona, algo que com certeza me ganhou de cara na Classe Executiva da Copa, foi o espaço interno do ambiente e entre as poltronas do local. A moderna aeronave Boeing 737-800B conta com 16 largas e espaçosas poltronas na Classe Executiva e 138 na Classe Econômica.

A configuração da Executiva é de 4 fileiras, com 4 poltronas, sendo 2 em cada lado do corredor. As poltronas são amplas, de couro, confortáveis, com inclinação de 28º nas 3 primeiras fileiras e 21º na última fila. Todos os assentos possuem 50 cm de largura, ajustes automáticos por meio de botões eletrônicos, ajuste de apoio lombar, suporte para apoio das pernas e dos pés e ajuste de apoio do pescoço. A distância entre os assentos é de consideráveis 1 metro e 25 cm, espaço suficiente para poder esticar bem o corpo e as pernas durante todo o voo, e como tenho 1,82 de altura, digo que me senti muito confortável durante todo o trajeto.

Algo bacana e que definitivamente fez toda a diferença para que a minha experiência de voo tenha sido ainda mais proveitosa, é o fato das aeronaves Boeing 737-800 contarem com o Sky Interior, uma tecnologia que combina um interior clean e luzes de Led que permitem que a empresa aérea altere as cores e crie diferentes ambientes, de acordo com o horário e momento do voo. Nem preciso dizer que para dormir é uma maravilha, né? Sem falar que a iluminação é muito mais agradável, não sendo agressiva aos olhos, e imagino que seja um sistema de ambientação que ajude, e muito, a amenizar os efeitos do jet lag.

A temperatura do ar-condicionado estava bem adequada, sem exageros, e uma coberta e travesseiro estão à disposição em cada assento da Classe.

Um banheiro individual e exclusivo da Executiva fica localizado na parte frontal do aeronave, permitindo assim um acesso mais fácil e menos disputado, proporcionando mais comodidade aos passageiros.

Imagem: Interior da Classe Executiva com a tecnologia Sky Interior

Imagem: Muito espaço, conforto e conectividade

Imagem: Distância de 1 metro e 25 cm entre assentos e poltronas com inclinação de 28º

Imagem: Poltrona com ajuste de apoio lombar, suporte para apoio das pernas e dos pés e ajuste de apoio do pescoço

Atendimento, Refeições e Serviço de Bordo:

Como mencionei anteriormente, relatando um pouco sobre o check-in da companhia, o atendimento da equipe em terra e no ar da Copa é realmente muito bom. Todos os colaboradores foram simpáticos e solícitos e sempre se mostraram dispostos a ajudar.

Logo após o avião decolar, uma comissária de bordo exclusiva na Classe Executiva nos deu boas vindas e em sequência começou a anotar os pedidos de bebidas iniciais e quais pratos seriam escolhidos para o almoço. Um detalhe bacana é que a atendente chamou todos pelo nome e conseguiu se comunicar muito bem em espanhol, inglês e até mesmo arranhou um pouco de português. Os comissários da Copa, no voo, eram panamenhos, porém todo o grupo parecia transitar tranquilamente entre o inglês e o espanhol, então a comunicação com eles flui facilmente.

A carta de bebidas e refeições da companhia varia de acordo com a duração do voo e o destino, porém pude perceber uma variedade bem interessante de bebidas de todos os tipos, opções de entrada, pratos principais e sobremesas.

Com o cardápio em mãos, passei o olho na parte de bebidas, e me deparei com uma extensa lista de opções. São disponibilizados vinhos (tinto, tinto do mês, branco e branco do mês), espumante, cervejas, run, vodka (Finlandia), whisky (Johnnie Walker Black), tequila (José Cuervo 100% Agave) e conhaque. Na Executiva, todas as bebidas podem ser consumidas a vontade.

Solicitei um vinho tinto à comissária e fiz minhas escolhas para o almoço.

Como os voos da Copa não são voos muito longos, no geral, duas refeições por voo são suficientes para satisfazer os passageiros a bordo, e de São Paulo até o Panamá, o almoço e um lanche da tarde foram servidos.

No cardápio, na parte de comidas, constavam as opções de entradas, pratos principais e sobremesas. São 2 opções para cada prato.

Eu optei por uma salada como entrada, pedi um filet com legumes como refeição principal e uma combinação de torta de chocolate com doce de limão para a sobremesa.

Juntamente com as bebidas, como aperitivo, é servido um mix de nozes e as bebidas são trazidas em copos e taças de vidro.

Posso dizer que todas as comidas estavam muito saborosas e o filet foi uma opção acertada como prato principal, sendo que ele estava no ponto certo, sem o gosto de “comida de avião” e bem delicioso.

No meio da tarde, o lanche (café da tarde) foi servido. Como segunda refeição do voo foi servida uma bandeja “padrão” com café, sucos, pão, queijo, presunto, biscoitos e frutas. Tudo muito bom e saboroso.

Na Classe Executiva da Copa Airlines todas as refeições são servidas em louças brancas/vidro, talheres de metal e guardanapos de pano.

A Companhia também possui um serviço de comidas especiais (para crianças, comida vegetariana, refeições “kosher” e prato de frutas) para voos internacionais, que devem ser solicitadas através da Central de Reserva da Copa, com 24 horas de antecedência. Para mais informações, clique AQUI.

Imagem: Vinho tinto está entre as diversas opções de bebidas do cardápio

Imagem: Mix de nozes como aperitivo, servido juntos com as bebidas

Imagem: Salada como entrada

Imagem: Filet com legumes e batatas como prato principal do almoço

Imagem: Torta e doce de limão de sobremesa

Imagem: Lanche/Café da tarde

Entretenimento de Bordo, Conectividade e Kit Amenities:

Um voo de 7 horas se torna muito mais prazeroso com um sistema de entretenimento de bordo, e posso dizer que a Copa não deixou a desejar neste quesito. A empresa disponibiliza uma TV interativa individual que fica acoplada na própria poltrona, em cada um dos 16 assentos, e oferece algumas boas opções de filmes, séries, músicas e jogos para as crianças e os adultos.

No catálogo, pude navegar e escolher filmes e séries do momento e alguns clássicos, dos mais variados gêneros. No Menu também estão presentes alguns videoclipes, programas de viagem e cultura geral e estações de rádio bem ecléticas. Enfim, tem variedade e muitas opções para todos os gostos.

Algo que me chamou a atenção e com certeza me deixou bem entusiasmado é que nas próprias poltronas do avião existem algumas tomadas e conexões USB individuais, para que vários aparelhos eletrônicos possam ser carregados ao mesmo momento. E com a presença das entradas USB, é possível também plugar um Pen Drive ou um adaptador de Cartão de Memória, por exemplo, e escutar as próprias músicas ou assistir aos seus filmes e séries utilizando a tela da TV de bordo. Excelente, né? Então fica a dica para quem não gosta de depender das opções que as aéreas oferecem. Vale lembrar que um fone de ouvido é disponibilizado para cada passageiro.

Já o Kit Amenities da Copa passou por algumas alterações em seu design e a case é estampada com desenhos inspirados na arte do povo indígena do Panamá. O kit é entregue logo após a primeira refeição ser recolhida e possui o essencial para o voo: Máscara de dormir, escova de dente, pasta de dente, meias grossas, protetor labial e creme para as mãos.

Confesso que com tanta interatividade e conectividade, ficou apenas faltando a opção de um WIFI de bordo.

Na TV também é possível acompanhar todo o itinerário do voo e nos assentos, a revista da própria Copa, Panorama de Las Américas, se faz presente.

Imagem: Entretenimento de bordo com TVs individuais em cada poltrona

Imagem: Muitas opções de filmes e seriados, dos clássicos aos mais atuais

Imagem: Entretenimento de bordo conta também com jogos, música, videoclipes, programas de viagem e cultura geral e estações de rádio bem ecléticas

Imagem: Tomadas, entradas USB e comandos elétricos da poltrona

Imagem: Mapa interativo com o trajeto da viagem

Desembarque, Conexão e Aeroporto do Panamá:

Sem imprevistos, todo o voo ocorreu de forma agradável, calma e sem grandes turbulências, sendo que o avião aterrissou no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, conforme programado, por volta das 19:15 (horário local). Igualmente ao embarque, o desembarque ocorreu de forma tranquila e organizada e logo após sair da aeronave, eu já estava bem perto do portão de embarque para o meu segundo voo.

O aeroporto da capital Panamenha, o “Hub das Américas” é relativamente pequeno considerando a sua importância logística de passageiros e cargas dentro da América Latina e grande parte da sua área é destinada às operações da própria Copa.

Mesmo menor do que esperado, é justo dizer que o único terminal de embarque dentro do aeroporto é bem organizado, bem sinalizado, cheio de opções de lojas duty-free e boas opções de restaurantes para uma curta passagem entre um voo e outro.

O aeroporto possui WIFI grátis por até 2 horas, com a necessidade de preenchimento de um curto formulário online. A conexão da rede é adequada, porém quando o terminal está cheio, como no meu caso, o sinal se perde várias vezes.

Oportunamente, quem viaja de Classe Executiva com a Copa tem acesso aos lounges VIP Copa Club e Salas VIP Star Alliance espalhadas pelo mundo e no Panamá, e o lounge VIP Copa Club estava localizado bem perto do meu próximo portão de embarque. Como eu estava com os meus bilhetes da Classe Executiva em mãos, fui até a Sala VIP por cerca de uns 20 minutos, atrás de um pouco de conforto, WIFI e opções de bebidas, aperitivos e snacks, sendo que meu tempo entre voos era super curto, e em seguida já teria que me apresentar para um novo embarque (Em sequência dou mais detalhes sobre o lounge Copa Club).

O meu segundo embarque também ocorreu com tranquilidade e como já estava com o cartão de embarque para Guadalajara em mãos, precisei apenas me apresentar no portão indicado e aguardar a entrada na nova aeronave, sem a necessidade de novo check-in e controle de imigração e passaporte.

Da mesma forma que em São Paulo, o embarque foi feito no horário programado e por volta das 21:00 (Horário local) já estávamos decolando novamente.

Voo Panamá – Guadalajara:

O meu segundo voo, agora saindo do Panamá com destino à Guadalajara (destino final) foi bem tranquilo e por ser um voo de apenas 4 horas, ele é operado pela Copa com uma aeronave mais modesta, a Embraer EMB190. Mesmo sendo menor em comparação ao Boeing 737, a EMB190 se mostrou adequada e suficiente para um voo noturno e mais “rápido”.

A diferença das Classes Executivas das duas aeronaves fica bem evidente em relação ao espaço e estrutura, porém se mantém praticamente no mesmo nível quanto ao serviço de bordo, atendimento e refeições.

São apenas 10 assentos na Executiva, sendo 4 poltronas individuais do lado esquerdo e 2 poltronas lado a lado em 3 fileiras, do lado direito.  Já a Classe Econômica possui 84 poltronas.

O espaço entre poltronas da Executiva é muito bom, contando com 96 cm de distância entre elas. Os assentos possuem inclinação de 12º, são de couro e possuem ajuste no apoio de pescoço.

Além das poltronas serem um pouco mais simples em relação ao outro voo (São Paulo – Panamá), no voo Panamá - Guadalajara não existe entretenimento de bordo (nem mesmo TVs coletivas) e a tecnologia Sky Interior também não se faz presente.

Quanto ao serviço de bordo e atendimento dos comissários, a Copa mais uma vez mostrou excelência, disponibilizando uma aeromoça exclusiva que, como em meu voo anterior, nos deu boas vindas e logo após a decolagem começou a anotar os pedidos para o jantar e as bebidas a serem servidas. O bom atendimento novamente merece destaque.

O menu de jantar, seguindo a mesma configuração do outro voo, apresentava também 2 diferentes opções de entrada, prato principal e sobremesa. Solicitei um creme de brócolis de entrada (Crema de brocoli), frango como prato principal (Suprema de Pollo) e um sorvete de baunilha (Helado de Vainilla) de sobremesa. Todas as comidas estavam bem saborosas e quentinhas, porém o destaque para os pratos quentes ficou com a entrada, o creme de brócolis, que surpreendeu muito. O sorvete também estava muito gostoso e foi uma excelente opção de doce.

Para beber, fui novamente no vinho tinto e optei por uma cerveja. Juntamente com as bebidas também vieram as nozes torradas de aperitivo.

No cardápio também era possível escolher uma salada de entrada, salmão como prato principal e uma combinação de bolo de chocolate e cheesecake de laranja, para sobremesa.

Imagem: Cardápio da Classe Executiva Copa Airlines - Voo Panamá - Guadalajara

Imagem: Cerveja Panamá

Imagem: E para entrada do jantar, creme de brócolis

Imagem: Frango (Suprema de Pollo) como prato principal do jantar

Imagem: Sorvete de baunilha para encerrar com a sobremesa

Programa de Milhagem, Upgrade, Lounges VIP e Stopover:

A Copa Airlines possui um programa de milhagem próprio chamado de ConnectMiles e os passageiros que com ela embarcam, podem pontuar 1 milha por cada milha voada. São pontuados tanto os voos da própria companhia, quanto os voos das companhias integrantes da Star Alliance, rede de empresas aéreas da qual a Copa faz parte.

Além da vantagem de se integrar com todas as cias parceiras da Star Alliance, o ConnectMiles permite o acúmulo de 5 tipos de milhas, participação do PreferProgram, programa fidelidade com 4 categorias e benefícios que vão desde franquia de bagagem gratuita a milhas de bonificação, por exemplo.

Porém, o que considero mais interessante em se acumular milhas com a Copa é o fato de a empresa promover uma política de upgrade de classes bem transparente, possível e acessível, sem tanta burocracia e regras complicadas que vemos constantemente sendo aplicadas em outros programas de milhas no mercado.

Como comentei anteriormente, os passageiros que embarcam de Executiva possuem livre acesso ao Lounge VIP Copa Club, Salas VIP Star Alliance e Salas VIP United.

A Copa mantém 5 salas Copa Club e a maior delas se encontra no aeroporto do Panamá, com capacidade para 246 pessoas. O lounge possui sofás e poltronas confortáveis, espaço amplo, WIFI gratuito, sala com computadores conectados à internet, televisão, revistas e jornais, bar (oferta de licores, vinhos e cervejas), chuveiros, sala de jogos e área de recreação infantil.

Com apenas 20 minutos rápidos dentro do intervalo da minha conexão no Panamá, entrei na sala Copa Club e posso dizer que a minha impressão foi bem positiva, sendo que o lounge é de fato espaçoso, bem cuidado, limpo e com muitos atendentes circulando. No horário que eu fui o ambiente estava super cheio, lotado mesmo, mas eu imagino que era apenas por ser um horário de pico. A conexão de internet também foi um ponto a favor e me serviu bem durante os poucos minutos que fiquei por ali.

Outra excelente iniciativa da Copa é a possibilidade de realizar um stopover gratuito, e é permitido tanto para a Executiva quanto para a Econômica. Vale a pena se informar antes de embarcar.

Considerações Finais:

Depois de quase 13 horas de trânsito, considerando 2 voos e uma rápida conexão, posso afirmar que a experiência na Classe Executiva da Copa foi bem positiva, com destaques para o atendimento, espaço amplo, conforto e refeições bem saborosas.

Caso você esteja planejando uma viagem à Guadalajara ou para alguma região do estado de Jalisco, no México, fique sabendo que que a Copa Airlines é uma das opções mais interessantes para se chegar até lá, e deve ser levada em consideração, já que ela conta com essa opção de voo diário entre o Panamá e a cidade mexicana.

* A viagem foi realizada a convite do Conselho de Promoção Turística do México e da agência Scritta, com apoio logístico da própria Copa. 

** A Copa levou 1º lugar em pontualidade no ranking das empresas aéreas da América Latina, de acordo com a consultoria internacional FlighStats.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar