​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Mercado San Juan de Dios

Depois de conhecer um pouco mais sobre a cidade de Guadalajara, no México, onde apresentei as principais informações nos posts BEM VINDOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO - INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES e INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE GUADALAJARA, MÉXICO - PARTE 2, e também saber quais os LUGARES QUE VALEM A PENA CONHECER PRÓXIMOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO, segue uma lista das principais atrações e o que visitar no Centro Histórico e em seus entornos. Uma compilação de lugares que podem ser apreciados apenas em seu exterior e outros que merecem uma visita e tempo dedicado para degustar a cultura e História do México e especialmente da região de Jalisco, confiram:

PLAZA DE ARMAS

Praticamente toda grande cidade ou capital das Américas, que foram colonizadas pela Espanha, possuem a sua Plaza de Armas e em Guadalajara ela é o coração da cidade desde 1560 e além de o Centro Histórico estar todo envolto dela, é lá que você vai poder presenciar importantes eventos, cerimonias e paradas, sendo que o Palacio de Gobierno (Palácio do Governo) e a Catedral Metropolitana estão localizados em frente à praça.

Imagem: Plaza de Armas

PALACIO DE GOBIERNO

O Palacio de Gobierno é um prédio que fica localizado em frente à Plaza de Armas e possui uma arquitetura riquíssima em detalhes, seguindo o estilo Barroco. Elegante e clássico, possui varandas e decorações militares, contando também com um relógio central instalado em 1885 que ajuda a passar um ar de autoridade e imponência.

Imagem: Palacio de Gobierno e sua arquitetura em estilo Barroco

CATEDRAL METROPOLITANA

O povo mexicano é um povo muito católico e preserva essa característica desde a época da colonização, por isso, justamente à Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana pode ser avistada e apreciada. A Catedral é linda e possui uma beleza particular, fazendo com que seja o prédio mais representativo da cidade. A obra possui diferentes estilos arquitetônicos e o renascentista é um deles. Sugiro que além de apreciá-la de fora, que também entre dentro dela e tire um tempo para olhar com calma os vitrais, as artes sacras e as referências que a Catedral possui. Você não vai se arrepender!

Imagem: Catedral Metropolitana de Guadalajara (Via: vidadeturista.com)

LA ROTONDA DE LOS JALISCIENSES ILUSTRES

La Rotonda de los Jaliscienses Ilustres é um monumento localizado no Centro Histórico da cidade de Guadalajara, perto da Catedral Metropolitana. Possui importância para a cidade por representar a memória de 98 homens ilustres que fizeram parte da História do estado de Jalisco. No monumento estão as urnas com os restos mortais de cada um dos importantes personagens e ajuda a apresentar um pouco mais sobre a fundação de Guadalajara aos visitantes e moradores da cidade.

Imagem: La Rotonda de los Jaliscienses Ilustres 

PLAZA TAPATIA

Mais uma praça de Guadalajara que vale a pena ser vista é a Plaza Tapatia, fundada em 1982 e que se estende por nove quarteirões, sendo perfeita para ser explorada com calma e observando os seus arredores. Conforme se vai caminhando pelos quarteirões, você vai poder ir se deparando com diversas fontes, como a Fuente Quetzalcóatl e a Fuente de los Niños Miones. Alguns outros elementos também irão surgir pelo caminho, como a Plaza de la Fundación e uma escultura do Escudo de Armas da cidade. Na região, em horário comercial, também é possível esbarrar com as famosas “barraquinhas” de um mercado de rua, oportunidade bacana para começar a flertar com o artesanato local.

Imagem: Fuente de los Niños Miones na Plaza Tapatia

MERCADO SAN JUAN DE DIOS

O Mercado San Juan de Dios ou também conhecido como mercado “Liberdad” é o maior mercado coberto da América Latina e possui uma variedade de produtos que impressiona. O mercado está localizado no coração da cidade e vale muito a pena que um tempo seja separado para conhecer o local, pois é no mercado “San Juan” que você vai facilmente encontrar várias barganhas, conhecer e experimentar alguns sabores da gastronomia popular local e se perder pelos coloridos e animados corredores, sendo eles forrados com adornos, artesanatos e objetos importantes que são símbolos do país. Lá você vai comer bem, se divertir, comprar e aprender muito sobre a cultura do povo mexicano

Imagem: Muita cor e variedade no Mercado San Juan de Dios

TEATRO DEGOLLADO

O Teatro Degollado é um deleite aos olhos de quem aprecia arquitetura e arte e que reconhece a imponência do prédio apenas ao admirá-lo, sendo que ele não perde em nada para teatros espalhados pelas principais cidades europeias. O Teatro Degollado possui um estilo neoclássico e começou a ser concebido na metade do século 19, e o seu nome é uma homenagem ao governador Santos Degollado. Em seu interior a sua sala principal é comparada por muitos com a sala do renomado Teatro ala Scala, em Milão, na Itália, e além de receber os espetáculos mais prestigiados da cena cultural de Jalisco, o Degollado também possui algumas importantes obras de arte em seu acervo. Com certeza vale a visita.

Imagem: Teatro Degollado (Via: eldiariodeguadalajara.net)

Para conhecer mais sobre a cidade de Guadalajara e arredores, acesse os links abaixo e confira todos os posts que já produzimos sobre a nossa viagem à capital de Jalisco:

BEM VINDOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO - INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE GUADALAJARA, MÉXICO - PARTE 2

LOCAIS PARA COMPRAS EM GUADALAJARA, NO MÉXICO

LUGARES QUE VALEM A PENA CONHECER PRÓXIMOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO

EXPERIÊNCIA DE VOO COM A CLASSE EXECUTIVA DA COPA AIRLINES – DE SÃO PAULO A GUADALAJARA

*Visitamos a cidade de Guadalajara a convite do Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), da Copa Airlines (copaair.com) e da agência Scritta (scritta.com.br).

**Agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros: Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), Copa Airlines (copaair.com), agência Scritta (scritta.com.br), Secretaria de Turismo de Jalisco (secturjal.jalisco.gob.mx), Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara (vive.guadalajara.gob.mx), Mundo Cuervo (mundocuervo.com), NH Collection Guadalajara Centro Histórico (nh-collection.com), Sin Fin de Servicios (sinfindeservicios.com) e DragonFly (dragonfly.pro).

***Agradecimento especial aos profissionais que tornaram a nossa experiência em Guadalajara possível: Alejandra Ramirez, Arturo, Carlos Moreno, Fernanda Landa, Gabriel Lopez, Lorena Kunz, Jéssica Conceição, Juan Pablo Maass e Liliana Aceves.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar