​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Cidadezinha de Tlaquepaque.

A autêntica e vibrante cidade de Guadalajara, no México, por si só já é um destino muito atrativo, completo e com um apelo enorme para encantar visitantes de todas as idades e de gostos diversos pelo mundo. Além de toda a sua mescla de espaço urbano e moderno em harmonia com seus prédios de arquitetura clássica, Guadalajara dispõe de elementos essenciais para fomentar o seu turismo: boas doses de História Colonial e Pré-Colombiana, um rico folclore, cultura contagiante, arte exuberante e uma pitada de misticismo.

Se já não bastasse tudo isso, as pequenas cidades vizinhas, também conhecidas como pueblos, e as atrações que se encontram nos arredores de Guadalajara complementam a experiência de uma visita à capital do estado de Jalisco, considerada umas das regiões que mais mantém viva a cultura e as tradições do México. Antigas fazendas coloniais mexicanas, vilarejos típicos, um sítio arqueológico e uma visita ao maior lago do país são apenas alguns atrativos. Venha saber quais são os lugares que valem a pena se conhecer próximos a Guadalajara e o que indico em cada um deles:

TEQUILA

Aproximadamente 70 km separam Guadalajara da cidade de Tequila, que por incrível que pareça não leva o nome por conta da famosa bebida mexicana, e sim o contrário. A bebida que conquistou o mundo e um dos principais símbolos do país na verdade foi criada na cidade de Tequila, em 1758 por José Cuervo. Uma cidade pequena, cheia de casinhas coloridas e que possui uma economia própria, devido à presença das mais importantes destilarias da região, com destaque para a fábrica da Mundo Cuervo, chamada de La Rojeña.

Em uma visita à cidade você poderá fazer um tour guiado pela Mundo Cuervo e participar da incrível degustação de tequilas da casa. Uma experiência que vale muito a pena ser realizada e que com certeza indico por lá. Além da visitação, existe um trem turístico que liga Guadalajara à cidade de Tequila, trem este que leva os turistas para um passeio animado e bem tradicional que passa pelos campos e plantações de Agave Azul, planta utilizada na produção da tequila, proporcionando um visual único.

ZAPOPAN

O município de Zapopan é o segundo mais povoado do estado de Jalisco e juntamente com Guadalajara forma uma região metropolitana grande e cheia de opções culturais.

Em Zapopan é possível admirar a bela La Basílica de Zapopan, sendo um dos locais mais visitados da região, e o imponente auditório de shows e concertos Telmex.

Para quem quer comprar e bater perna pelos melhores shoppings de Guadalajara, encontram em Zapopan o Plaza Andares, Galerias Guadalajara, Plaza del Sol e o La Gran Plaza Fashion Mall. Nós falamos de todos eles em um post exclusivo dedicado às compras na cidade, CLIQUE AQUI para saber mais.

Porém, o que mais me chamou a atenção na região foi a natureza exuberante que está presente ao redor da Hacienda Lomajim, um hotel boutique de luxo que tive a oportunidade de conhecer por lá e que se encontra um pouco afastado do centro da cidade, a cerca de 40 km. Nesta exclusiva e sofisticada Hacienda pude aproveitar uma mesa farta de café da manhã com todas as delícias típicas da culinária mexicana em um ambiente de muito requinte e sossego. O contato com a natureza local e a vista para um sinuoso penhasco que rodeia a propriedade pintam um cenário de muita paz e contemplação. Imperdível!

Imagem: Magnífica paisagem na Hacienda Lomajim, em Zapopan.

TLAQUEPAQUE

Bem do ladinho de Guadalajara, fica um vilarejo muito charmoso e distinto, chamado Tlaquepaque. O nome da cidadezinha já basta para o visitante começar a criar um vínculo com o local, e até você se acostumar com a sua pronúncia, já estará repetindo o termo como um pequeno mantra em sua mente.

Tlaquepaque está localizada a 20 minutos do centro de Guadalajara e é um lugar perfeito para ser visitado a pé, e é possível dedicar uma tarde ou até mesmo um dia inteiro para explorar bem todos os seus cantos. Por lá existe cultura mexicana em sua essência, boas opções gastronômicas e várias lojas, galerias e barraquinhas para compras.

Praticamente tudo em Tlaquepaque está concentrado na Cale Independência, a rua principal e mais movimentada da comunidade, que se mostra como um grande corredor artístico e democrático, onde ficam instaladas desde importantes e renomadas galerias de arte até as singelas barraquinhas dos artesãos locais. 

Em Tlaquepaque você vai poder aproveitar e visitar negócios de artesanato, de móveis, cerâmicas, pintura, artes sacras, bordados, joias e bijuterias.

Minha sugestão é que você se perca pelo centrinho, visite ao máximo as pequenas tendas espalhadas pelas ruas e curta muito a atmosfera “de volta ao passado” do local. Reserve um espaço no roteiro para uma visita ao Museu Regional de la Ceramica e faça uma refeição no El Parián, um espaço gastronômico cheio de pequenos restaurantes, e que além da culinária típica oferece muita animação com os famosos grupos de mariachis.

Imagem: Tlaquepaque e suas ruelas cheias de cultura mexicana.

Para conhecer mais sobre a cidade de Guadalajara e arredores, acesse os links abaixo e confira todos os posts que já produzimos sobre a nossa viagem à capital de Jalisco:

 

BEM VINDOS A GUADALAJARA, NO MÉXICO - INTRODUÇÃO E PRINCIPAIS INFORMAÇÕES


LOCAIS PARA COMPRAS EM GUADALAJARA, NO MÉXICO


EXPERIÊNCIA DE VOO COM A CLASSE EXECUTIVA DA COPA AIRLINES – DE SÃO PAULO A GUADALAJARA

 

*Visitamos a cidade de Guadalajara a convite do Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), da Copa Airlines (copaair.com) e da agência Scritta (scritta.com.br).

**Agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros: Conselho de Promoção Turística do México (visitmexico.com), Copa Airlines (copaair.com), agência Scritta (scritta.com.br), Secretaria de Turismo de Jalisco (secturjal.jalisco.gob.mx), Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara (vive.guadalajara.gob.mx), Mundo Cuervo (mundocuervo.com), NH Collection Guadalajara Centro Histórico (nh-collection.com), Sin Fin de Servicios (sinfindeservicios.com) e DragonFly (dragonfly.pro).

***Agradecimento especial aos profissionais que tornaram a nossa experiência em Guadalajara possível: Alejandra Ramirez, Arturo, Carlos Moreno, Fernanda Landa, Gabriel Lopez, Lorena Kunz, Jéssica Conceição, Juan Pablo Maass e Liliana Aceves.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar