​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: A cidade de Balneário Camboriú oferece diversas atrações e passeios na estação mais fria do ano

A cidade de Balneário Camboriú pode ser considerada hoje, junto a capital catarinense, o destino mais comentado do estado de Santa Catarina e um dos mais queridos pelos catarinenses e pelos turistas que a visitam. Balneário cresceu de forma acelerada, muito por conta dos visionários empreendedores da região, de sua localização estratégica e dos inúmeros atrativos que a cidade e a região da Costa Verde e Mar possuem.

Balneário Camboriú é muito conhecida por toda beleza, agito e jovialidade de suas praias e do verão, que faz a cidade encher de gente em busca de festa, diversão e experiências marcantes. A alta temporada até pode ser muito apelativa e com razões mais que consolidadas para convencer alguém a visitar o local, mas e será que a queridinha BC tem atrativos para o inverno? Vem ver a lista que separamos com diversas opções para os dias de temperatura baixa.

PASSEIO EM UMA VINÍCOLA

Vinícola em Balneário, como assim? Pois é, existe mesmo. Na verdade, a Vinícola da região fica na cidade de Itajaí, do ladinho de BC, podendo ser acessada de carro em 15 minutos (sem trânsito). Trata-se da Villa Prando, uma vinícola encantadora que produz vinhos finos e de altíssima qualidade, seguindo a filosofia de valorização do terroir.

Apostando no estilo de produção limitada de vinhos, conhecida no mercado como produção de “Vinhos do Autor”, a Villa Prando possui alguns valores bases para produzir vinhos sofisticados, como a tradição, arte, persistência e dedicação. Os vinhos e espumantes da casa são elaborados com uvas vindas da Serra Catarinense e do estado vizinho, Rio Grande do Sul, e possuem muitas vitórias em premiações nacionais e internacionais.

É possível realizar visitação gratuitas na Villa Prando, sendo que existem opções com e sem degustação (com agendamento e valor pode ser cobrado). Caso o dia esteja propício, a dica é ir mais próximo do horário do pôr do sol e eternizar o momento da degustação dos vinhos da casa, com o cair da tarde. Garantia de experiência mais que marcante.

Imagem: Villa Prando, vinícola localizada na cidade de Itajaí

DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS EM UMA CERVEJARIA LOCAL

Se encontrar uma vinícola nos arredores de Balneário é de causar espanto e admiração, uma cervejaria já causa menos assombro, porém muito entusiasmo. Fato é que, como Balneário está localizada bem próxima ao Vale Europeu, a cultura do chopp e das cervejas artesanais é muito forte e inspirou o pessoal da cervejaria Barra Sul a produzir uma cerveja com personalidade, tendo produtos mais suaves e cervejas com notas bem específicas e autênticas.

A cervejaria possui cervejas especialmente elaboradas, ao estilo americano de se produzir a bebida, e é pedida certa para quem aprecia um estilo de vida mais praia e outdoor, trazendo um conceito de cerveja para quem é do litoral e aprecia o mar. Visitar a cervejaria Barra Sul é um passeio certo para os dias mais frios, sendo que possui uma estrutura bem bacana para visitação, com um pocket tour e bar/lounge de degustação chamado de “Tap Room”. Lá será possível experimentar as opções da casa e repetir a dose daquela cerveja que você mais se identificar.

Imagem: Cervejaria Barra Sul e suas saborosas cervejas artesanais

O DELICIOSO E ACONCHEGANTE PASSEIO SAN MIGUEL

O passeio San Miguel é o primeiro boulevard de Balneário Camboriú e foi concebido com o intuito de ser um local agradável e cheio de charme, perfeito para estar ao redor de amigos e da família.

O espaço fica localizado na Barra Sul, bem próximo a orla da praia, e virou um dos pontos turísticos mais amados dos turistas e dos locais, pois é possível sentir que o Passeio San Miguel é ponto de encontro de quem vive na cidade, conferindo ao lugar muito mais personalidade e autenticidade.

São raros os momentos que o passeio não está cheio, especialmente no período noturno e nos finais de semana, fazendo dele um dos lugares mais badalados da cidade.

Ao todo dez restaurantes, uma galeria de arte e lojas compõe o ambiente, que também recebe bem os animais, sendo pet friendly, além de números musicais bem especiais. Existem mesas compartilhadas e próprias de cada espaço gastronômico, com aquecedores e mantinhas para a frio. Quase sempre é possível curtir um bom vinho e fazer uma refeição ao som ao vivo de artistas que mandam muito bem, até mesmo em horários de dia (períodos matutino e vespertino).

Vale a menção de que o Passeio San Miguel possui estacionamento próprio, eventos temáticos e programação especial de ações promocionais, como feira de orgânicos e flash Mobs, por exemplo.

Imagem: Passeio San Miguel desponta como uma das atrações mais queridinhas de Balneário Camboriú

MUSEU OCEANOGRÁFICO

Mais uma das grandes e excelentes surpresas e descobertas de Balneário Camboriú é saber que em apenas 25 minutos de carro se encontra o Museu Oceanográfico da UNIVALI, no balneário Piçarras, dica ideal de passeio para os dias frios e chuvosos.

Criado em 1987, o Museu Oceanográfico está no ranking de melhores acervos de história natural do País, e em temática oceanográfica, é o maior das Américas e terceiro maior do mundo. É ou não é impressionante?

A ideia do espaço foi toda desenvolvida a partir das pesquisas e da preservação das espécies marinhas, com bases muito sólidas em estudos e processos de conservação e montagem de esqueletos que são referências no mundo dos museus.

Com objetivo claro de conscientizar os visitantes a respeito do nosso patrimônio biológico, o Museu Oceanográfico adota a premissa de ser um museu interativo e a “prova de crianças”, como costumam brincar os funcionários do espaço, já que os expositores, aquários e tanques foram desenvolvidos com materiais resistentes para que o tato também seja utilizado a modo de sentir o ambiente.

A riquíssima coleção está separada por alas e apresenta lindas e enormes tartarugas, exóticos e assustadores tubarões, esqueletos de baleias, aves marinhas, peixes diversos, conchas e outros tantos habitantes do mar.

O museu mantém expostas apenas 1% das peças de todo o acervo e possui horário de visitação das 14 às 18 horas, todos os dias.

A visita ao museu é mais do que recomendada, já que permite uma imersão no universo da biologia marinha e é um passeio a ser curtido por toda a família, sendo que é diversão e cultura mais que certas para a criançada.

Imagem: Museu Oceanográfico da Univali, localizado no Balneário Piçarras

DIVERSÃO E ADRENALINA NO BETO CARRERO WORLD

Dias de frio, mas que pedem muita diversão? Então fechou! Separe ao menos um dia do roteiro, podendo até ser dois, para visitar o parque Beto Carrero World, localizado no município de Penha, a aproximadamente 40 minutos de Balneário Camboriú.

Orgulhosamente brasileiro, como o próprio parque se auto denomina, o Beto Carrero World é o maior parque de diversões de toda a América Latina, com uma extravagante área de 14 milhões de metros quadrados, É possível dizer que o local possui inspiração clara no complexo de parques da Disney, na Flórida, visitado por João Batista (o querido e visionário fundador Beto Carrero) no passado e que motivou o seu sonho empreendedor de ter o seu próprio espaço temático.

O Beto Carrero World possui mais de 100 atrações, estando elas divididas entre atrações radicais, para a família, para as crianças, e shows musicais e temáticos. O parque está dividido em nove áreas temáticas bem distintas e que carregam cada uma um motivo particular, cheias de estilo e muita originalidade. O passeio é aposta certeira para divertir toda a família, com muitas atividades e magia para a criançada e atrações radicais para os apaixonados por adrenalina.

Imagem: A Fire Whip é uma das atrações radicais do parque Beto Carrero World

LEIA TAMBÉM: 5 ATRAÇÕES RADICAIS NO BETO CARRERO WORLD

VISITANDO O BETO CARRERO WORLD, EM PENHA - SANTA CATARINA

FESTIVAL GASTRONÔMICO “BALNEÁRIO SABOROSO”

Os festivais gastronômicos são sempre uma boa pedida, não é mesmo? Agora pense em poder aproveitar aquele clima gostoso de friozinho degustando delícias elaboradas pelos chefs dos melhores restaurantes de uma cidade? Pois é, Balneário orgulhosamente possui o “Balneário Saboroso” para chamar de seu e com recém completadas 10 edições na bagagem, o festival reúne a participação dos mais prestigiados restaurantes e cafés da região. Com realização no mês de julho de cada ano, você pode almoçar e jantar selecionando o menu degustação com direito a entrada, prato principal e sobremesa, tudo isso pagando módicos R$54,90 (valor sem bebidas, apenas menu do festival praticado em 2019).

Na edição de 2019, 36 espaços gastronômicos resolveram abraçar a ideia, com a promessa de uma experiência única ao paladar do visitante. Algo bacana a ser mencionado é que premiações são distribuídas para quem completar o cartãozinho fidelidade do evento, instigando assim o participante a degustar e aproveitar muito mais. Pedida certa para o Inverno.

Imagem: O restaurante do hotel boutique Estaleiro Guest House foi um dos participantes do festival Balneário Saboroso da edição 2019

VIDA NOTURNA AGITADA

Visitar Balneário Camboriú é sempre garantia de muito agito e festa. Duvida? Pois saiba que a cidade e região são referências quando falamos de restaurantes animados e casas noturnas para aproveitar bem a noite.

A Orla de Balneário por si só já é um convite para esquentar o período noturno, sendo que existem muitos restaurantes e bares a beira da praia, na avenida Atlântica, como o famoso restaurante Chaplin, por exemplo. Na Barra Sul estão concentradas muitas das opções gastronômicas mais animadas da cidade, com destaque para a tradicional casa mexicana Guacamole e para o seu “bar irmão” australiano, o Didge.

Se a opção for partir para a noitada ali pertinho, na Barra Sul, é possível encontrar lado a lado as casas noturnas Shed, com foco no sertanejo, o TAJ Bar, com estilo Pop, house music e festas temáticas, e o espaço Santa Marta, anexo ao TAJ, com uma pegada mais samba/pagode. Ainda no centro da cidade é possível encontrar muita diversão e festas mais alternativas na 1007.

Fora do centro de Balneário também existem muitos locais com boas opções de festas no inverno, como a Green Valley, famosa casa de shows e música eletrônica que fica na cidade de Camboriú, e o Estaleirinho, na praia que leva o mesmo nome.

Os bares e baladas da vizinha Praia Brava, em Itajaí, também chamam a atenção dos baladeiros de plantão, a exemplo do Brava Sushi e casa noturna Athome, e na região, bem em frente ao mar, também estão localizados os bem frequentados Belverede e Warung, grandes referências em festas eletrônicas e house music. 

Imagem: O restaurante Guacamole é sucesso e promove noites de festa, com muita tequila e culinária mexicana

COMPRAS EM OUTLETS COM CARA DE OUTLET “GRINGO”

Santa Catarina vem nos últimos tempos vivendo uma verdadeira onda dos shoppings conhecidos como outlets, aqueles que possuem como premissa básica ofertar produtos de qualidade e de marcas de renome, com preços mais em conta. O modelo de negócio já está extremamente consolidado nos EUA e na Europa e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, principalmente em São Paulo e no sul do país.

O Porto Belo Outlet Premium é um destes outlets, tendo sido inaugurado em 2017, localizado no ladinho de Balneário, em Porto Belo, e já conta com mais de 80 lojas, espaço gastronômico bem variado, conveniência, amplo e gratuito estacionamento e uma atmosfera bem aos moldes dos outlets premium encontrados fora do país. É possível dizer que a arquitetura do shopping foi fielmente inspirada nos outlets americanos, com corredores amplos e espaços mais abertos.

Outro empreendimento que também se destaca nos arredores de BC, a aproximadamente 10 minutos do Porto Belo Outlet é o novinho I Fashion Outlet, que fica em Tijucas, e que está aos cuidados do consagrado grupo Iguatemi. O ambicioso outlet mantém oferta de mais de 100 marcas nacionais e internacionais e muitas opções de lazer e entretenimento.  O espaço foi desenvolvido ao estilo open mall, e possui como diferencial 20 marcas exclusivas, uma roda gigante de 22 metros e ainda uma piscina com ondas.

Tanto o Porto Belo Premium Outlet quanto o I Fashion Outlet são excelentes opções de compras próximas à Balneário, que trazem uma atmosfera americana dos outlets mais consagrados lá de fora. A ideia é aproveitar um único dia mais friozinho para fazer um passeio pelos dois outlets, e mesmo que o objetivo principal não seja às compras, os estacionamentos são grátis e as opções gastronômicas enchem os olhos, então se torna válido como um agradável passeio mais descontraído.

Imagem: O Porto Belo Outlet Premium é um dos outlets que ficam próximos à Balneário Camboriú

LEIA TAMBÉM: CONHECENDO O PORTO BELO OUTLET PREMIUM, EM SANTA CATARINA

MARINA TEDESCO, PASSARELA DA BARRA E PASSEIO PELA PARTE HISTÓRICA

Nem só de modernidades, agito e glamour vive a cidade de Balneário Camboriú, afinal a cidade precisa conservar as suas raízes, certo? É por este motivo que incluímos na lista uma opção de passeio calmo e gostoso, para aqueles que buscam guardar na mente os cenários lindíssimos da cidade e que também possuem vontade de aprender um pouco de História.

Em dias mais frios, a pedida é aproveitar o tempo e ir até a passarela da Barra, localizada na Barra Sul da cidade, sendo que uma das atrações mais recentes de Balneário (inaugurada em 2016) e fica aberta 24 horas por dia. Da passarela será possível observar e registrar a belíssima paisagem da cidade, com destaque aos encantos do rio Camboriú e seus barquinhos e também a imponente e suntuosa Marina Tedesco.

Atravessando a passarela é possível chegar na região tranquila que deu origem a cidade, no bairro da Barra e lá a História de Balneário se faz presente, com os moradores mais tradicionais da região que levam suas vidas de forma mais devagar. A pracinha local e a igreja de Nossa Senhora de Bom Sucesso são referências turísticas para se encantar e bater uma foto por lá.

Imagem: Marina Tedesco e Passarela da Barra fazem a conexão da parte moderna com o bairro histórico da cidade

Imagem: Marina Tedesco

BATE E VOLTA AO VALE EUROPEU

O Vale Europeu é uma das regiões mais ricas do estado de Santa Catarina, tendo se desenvolvido sob os alicerces dos valores e muito trabalho das culturas italiana e germânica. Balneário Camboriú está a cerca de 1 hora e meia (carro) de Blumenau, famosa pela consagrada Oktoberfest e pela arquitetura típica do velho continente, e 2 horas de Pomerode, uma das cidades mais alemãs da região. Outras tantas cidades com colonização germânica estão nos arredores e visitá-las é garantia de comida típica e bem saborosa e muito chopp, é claro.

O Vale Europeu também é muito famoso pelas cidades que foram colonizadas pelos nossos fratellos italianos, com destaque para São João Batista e Nova Trento. Esta última, fica a 1 hora (carro) de Balneário, e, além de cultura típica da Itália, possui turismo religioso forte, sendo que nela fica localizado o Santuário de Santa Paulina, a primeira Santa do Brasil. Vale muito visitar a região.

Imagem: Blumenau é uma das cidades símbolo do Vale Europeu catarinense (Foto: turismoblumenau.com.br)

LEIA TAMBÉM: BC BY BUS: O CITY TOUR OFICIAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

BALNEÁRIO CAMBORIU E SEUS ENCANTOS

 

 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar