​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Marrocos é um país surpreendente, logo que cheguei confesso que levei um susto e pensei: o que vim fazer aqui? Mas depois adorei e posso garantir que é uma viagem inesquecível.

Para te convencer a visitar o país vou dar algumas dicas:

1 – Medina é um conjunto urbano dentro de uma muralha, um emaranhado de ruelas, becos, onde pessoas, animais, bicicletas dividem o mesmo espaço, para nós turistas, um verdadeiro labirinto.  A maior Medina que conheci foi a de Fez, é simplesmente incrível, mas não deixe de contratar um guia, pois assim conseguirá conhecer bem o local e não se perder.

* Ruas da Medina


2 - Tente se hospedar em um Riad, que são as verdadeiras casas marroquinas, em geral com portas de entradas muito simples e ao entrar você se surpreende ao descobrir em seu interior uma mega estrutura, com um pátio geralmente arborizado, com fontes, sofás, onde é servido o café da manhã.

3 – Não deixe de ir ao curtume, fui em Fez e apesar de muito fedido (mesmo com a folha de hortelã que é entregue na entrada o cheiro é intenso), valeu a visita. As fábricas de tapetes também são bem interessantes, eles demonstram como é feito o produto e você fica encantado com a quantidade e tamanho dos tapetes (não achei barato). Nas fábricas de pashminas também é possível ver como é feita, mas não é o lugar mais barato para comprar. Não se esqueça de pechinchar sempre, você vai conseguir bons descontos. E se ofertar um valor por um produto e o vendedor concordar, terá que comprar, senão se prepare para ser xingada.

* Curtume em Fez


4 – Me encantei por Essaouira, vale a pena incluir no roteiro, é uma cidade localizada no litoral do Marrocos, tem alguns restaurantes na beira do mar com um clima bem praiano e é possível fazer passeios de camelos na praia. A Medina de Essaouira é uma graça, bem mais organizada que a de Fez e Marrakech, limpa, com muitas lojas, restaurantes, Riads e spa com banhos turcos.


5 – Hammam é o conhecido banho turco, fiz em Essaouira e posso garantir que é ótimo, primeiro escolha um lugar mais organizado, fiz em um Spa na Medina de Essouira e adorei. Primeiro eles te fornecem um roupão, te encaminham para um ambiente quente e cheio de vapor, você deita sobre uma pedra quente, como escolhi fazer uma esfoliação, a massagista passa um creme esfoliante com rosas em todo o corpo e depois você toma um banho no mesmo ambiente, após o banho te encaminham para outra sala e te servem um delicioso chá de menta, não tem como não amar.

6 – Praça Jemaa el-Fna em Marrakech está inscrita na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, é um lugar incrível, é muito movimentada e ao cair do dia se torna ainda mais interessante. Uma vez li a seguinte definição sobre a praça: “Um circo improvisado onde a cortina sobe ao pôr do sol”, nada definiria melhor a praça que conta com inúmeros acrobatas, encantadores de serpentes, músicos, dançarinos, à noite as barracas de comida típica dominam a praça e tem muitas opções de produtos para comprar. Como qualquer lugar turístico com muito aglomerado é bom ter cuidado com seus pertences. Tem a opção de admirar a praça dos terraços dos restaurantes que ficam ao redor da praça, alguns só exigem que você adquira uma bebida logo na entrada, não precisando gastar mais qualquer valor. É uma experiência única, rica e encantadora.


7 – Dirigir no Marrocos também é uma aventura, as estradas principais são relativamente boas, mas de pista simples, já as secundárias não possuem infraestrutura, é preciso ter cuidado, principalmente ao passar pelas cidades, pois muito povoadas. Não deixe de alugar um GPS.

* Caminho até a Cordilheira do Atlas

8 – O deserto do Saara é lindo e encantador, o nascer e entardecer são surpreendentes. Você pode optar em se hospedar em uma cidade próxima e contratar um passeio para ver o nascer do sol no deserto, passear de camelo e depois tomar um café da manhã ou contratar um pacote para dormir no deserto em tendas. A estrada até o deserto já vale o passeio.


* Tendas no Deserto

* Caminho até o deserto e o céu repleto de cores

9 – A comida típica é o tajine, você encontrará em todos os restaurantes marroquinos, bem na verdade é o nome da panela de barro onde é feita a comida. Na panela é cozida carne, ovelha ou frango com vegetais e no momento de servir eles viram a panela de barro em seu prato. E a bebida típica é o chá de menta, em todos os lugares vão te oferecer o chá, é uma delícia.

10 – Uma forma fácil de chegar ao Marrocos para quem está na Europa é pegar um Ferry no sul da Espanha, em Tarifa com destino a Tanger, o trajeto dura em media 40 minutos e é bem tranquilo. 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar