​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Bohol foi uma das grandes surpresas da nossa viagem para a Ásia, já que nos surpreendeu muito, seja pela sua beleza natural, pelo povo simples e acolhedor, ou pelo baixo custo. Foi amor à primeira vista!

E para ajudar a programar a sua viagem para este paraíso, separamos alguns passeios que consideramos imperdíveis:

1 – Passeio de Barco e Snorkeling

Pela grande quantidade de ilhas que formam as Filipinas, o mar é o principal meio de transporte da população. Assim, você encontrará muitos barcos pelas ilhas, e não é diferente em Bohol.

Boa parte dos passeios saem de Alona Beach, uma das principais praias de Bohol. Não é preciso reservar o passeio com antecedência, já que na beira da praia você encontrará diversas pessoas oferecendo, basta informar o número de passageiros e negociar o valor. Aliás, sempre negocie, seja para passeio, massagem, tuktuk ou souvenir. Porém, eu disse negociar e não explorar, tenha bom senso.

Nosso passeio nos levaria para duas ilhas, sendo a primeira Balicasag, ideal para mergulho e snorkeling, e a segunda para visitar a Isola di Francesco.

A primeira parada foi interessante, conseguimos mergulhar tranquilamente uma vez que tinham poucas embarcações e pessoas naquele horário, e o mar estava calmo e com ótima visibilidade. Além disso, Balicasag possui grande quantidade de corais, preservados, e diversas espécies de peixes. Foi um dos melhores mergulhos que fizemos na região e, por isso, recomendo a sua visita.


Já na segunda parada, não é possível fazer snorkeling, apenas tirar fotos da bancada de areia e visitar o santuário. O lugar é muito lindo, organizado e com entrada gratuita. Vale a pena a visita.


Logo após a parada retornamos tranquilamente até Alona Beach. O passeio é realizado naqueles barcos típicos das Filipinas, que a primeiro momento não transmitem segurança, mas que você pode confiar. No nosso caso, fomos acompanhados do comandante e de um ajudante, que inclusive, teve que auxiliar em determinados pontos onde a maré estava seca e o barco quase ficava encalhado.


Segundo o guia, no passeio é possível ver alguns golfinhos, porém, não tivemos sorte no dia.


2 – Alona Beach

Alona é uma das principais praias de Bohol, e onde existe a maior concentração de turistas, bares, restaurantes e hotéis, em sua maioria, na beira da praia.

A praia é extensa, embora tenha curta faixa de areia. As águas são cristalinas e é possível fazer snorkeling partindo da beira da praia. É também um dos pontos de saída para diversos passeios de barcos, inclusive, para mergulhos.

Confesso que pela grande quantidade de embarcações e pessoas, a vida marinha no local não é das melhores, se compararmos com Balicasag. Portanto, se a intenção é curtir um mergulho de superfície, procure os passeios em lugares mais tranquilos.

Um detalhe importante é que nos mergulhos realizados na região, encontramos grande quantidade de ouriços, portanto, tome cuidado.

Na beira da praia também encontram-se alguns caiaques e stand-ups para alugar. A praia tem água mais calma, sendo um lugar ideal para a prática deste tipo de esporte. Além disso, é possível explorar as praias ao lado, que são mais calmas e possuem uma bela vista.

O aluguel do caiaque custa 400 pesos filipinos 1 hora, mas depois de muita negociação, consegui fechar por 500 pesos para 2 horas. Lembrando que o caiaque era aquele de acrílico, onde é possível ver o fundo do mar. Confesso que apesar de ser legal a experiência, o caiaque não é dos melhores, sendo bem difícil de controlá-lo.

Outra atração em Alona Beach para os que não gostam de atividades aquáticas é realizar uma massagem na beira da praia. Você encontrará várias senhoras oferecendo o serviço. A dica da negociação também é valida. O preço normal para 1 hora é de 400 pesos, mas é possível negociar apenas 30 minutos.

Além disso, não deixe de curtir o entardecer em Alona, é inesquecível!!

 


3 – Loboc River Cruise

Esse foi outro passeio que agradou bastante, e comentei um pouco mais sobre ele em outro post (clique aqui). A beleza natural da região é imensa, e faz você esquecer, mesmo que momentaneamente, que você está em uma ilha com lindas praias.

O cruzeiro consiste em passear pelo Rio Loboc a bordo de um barco-restaurante, e o passeio com almoço incluído custa 450 pesos filipinos por pessoa (bebidas são cobradas separadamente). O almoço não é refinado, mas a comida é bem feita e com variedade, principalmente frutos do mar.

O passeio tem duração aproximada de 1 hora, e além do almoço é possível curtir a beleza da vegetação costeira e ver alguns nativos se banhando no rio. Durante o almoço, no meio do trajeto, o barco pára na beira do rio onde um grupo de senhoras locais ficam tocando e dançando, bem legal.


4 – Chocolate Hills

É o nome dado para diversas “colinas” (aproximadamente 1.700) que existem em Bohol, e que em determinada época do ano ficam cobertas por uma vegetação de cor marrom, lembrando o formato de um chocolate.

Algumas destas colinas possuem nomes específicos, sendo que existem tours dedicados que levam para vê-las de perto, como por exemplo o passeio de quadriciclo (aquele que comentei no outro post – clique aqui).

Se não curtir quadriciclo, também é possível ver essa beleza da natureza a partir de um mirante. Para chegar até lá é necessário pagar uma taxa de 100 pesos filipinos. Não sei ao certo se tal taxa é por veículo ou por número de pessoas (estávamos em 1 carro com 5 pessoas).

Para chegar ao topo do mirante é necessário subir uma escadaria, a qual pode exigir certo esforço físico, mas nada de muito expressivo. Quando visitamos o mirante estava em reforma e acabou que os turistas ficavam todos aglomerados, atrapalhando um pouco as fotografias.

Confesso que esperava mais do local, mas mesmo assim a experiência é válida e o lugar bonito.

 

5 – Mergulhar com os Tubarões Baleias 

Esse era um dos nossos principais planos, mergulhar com os Tubarões Baleias!!! O mergulho ocorre em Oslob, e antes de programar a viagem, pensamos em ficar mais dias em Cebu, de onde o passeio normalmente parte. Infelizmente, devido ao curto tempo, tivemos que desistir dessa ideia. Porém, chegando em Bohol, quando fomos negociar o passeio de barco, vimos que existiam excursões para Oslob para fazer o famoso mergulho.

Diante do nosso roteiro apertado, o mergulho teria que ficar para o final da viagem, mas como o último Ferry que parte de Bohol sai às 18h30, ficaria muito arriscado fazer o mergulho no mesmo dia, já que a previsão de retorno do passeio era para 14h30, e qualquer mudança climática acabaria por atrasar o trajeto.

Então, mesmo não conseguindo fazer o passeio, considero ele imperdível, e espero em breve voltar para fazê-lo.

O preço do passeio (traslado até Oslob, e lanche) custa 2500 pesos filipinos, e ainda tem que ser pago uma taxa para mergulhar, a qual é paga diretamente no local. Partindo de Bohol, a viagem dura em torno de 3 horas cada trecho.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar