​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02

    Bacalhau com Natas do Douro Velho

  • 02

    Um dos tipos de bacalhau

  • 02

    Bifanas do Conga

  • 02

    O famoso Café Santiago

  • 02

    Francesinha

  • 02

    Punheta de bacalhau

  • 02

    O delicioso Real Hambúrguer

  • 02

    Hambúrguer Submarino

  • 02

    Vinho verde

  • 02

    Alguns tipos de Vinho do Porto

  • 02

Quando decidi fazer meu segundo intercâmbio, resolvi que seria um intercâmbio profissional então comecei a me aplicar para várias vagas em empresas na Europa e acabou dando certo em uma empresa no Porto em Portugal. Desde o primeiro momento que recebi a resposta positiva já fiquei muito feliz, já tinha lido bastante sobre Portugal e estava apaixonada pelo país antes mesmo de embarcar.

Na medida em que eu ia falando para as pessoas que iria morar um tempo em Porto, algumas eram meio preconceituosas dizendo que era igual ao Brasil, que era um país pobre, muito velho, mas ao mesmo tempo conheci uma pessoa que me falou que se pudesse morar em qualquer lugar do mundo ela escolheria de olhos fechados o Porto e começou a me falar daquela cidade. No final da conversa eu já estava completamente apaixonada.

Em outro post conto como foi o final feliz dessa minha experiência, agora eu vou te contar um dos motivos porque Portugal me conquistou tanto: foi pela infinidade de coisas gostosas que esse país te oferece para comer e beber.

Como muitos já devem saber, Portugal é uma ótima produtora de vinhos, tanto os brancos, os tintos, o vinho do Porto e meu amado vinho verde, que muita gente pensa que são os vinhos brancos, mas não, são vinhos para se beber gelado e levemente frisantes. Cheguei em Portugal sem gostar de vinho mas sai de lá completamente apaixonada por vinho verde.

Você vai visitar o Porto? Então ai vai a minha primeira dica: não deixe de ir às caves que ficam a beira do Rio Douro, algumas você paga o tour e depois pode experimentar os vinhos e em outras você pode só pagar para degustar os diferentes tipos de vinho e tira gostos.

Comer para mim é uma das melhores coisas da vida e caso você também é dessa opinião vou te contar alguns dos meus lugares favoritos para comer no Porto.

Os portugueses dizem que existe um bacalhau para cada dia do ano, então dá pra fazer uma idéia do que você vai encontrar na terrinha. Meu lugar favorito para comer um bacalhau com natas é o Restaurante Douro Velho que fica na ribeira em Vila Nova de Gaia (basta atravessar a Ponte Dom Luís que você já chega no local). Esse restaurante tem uma vista linda para a ponte e para a Ribeira do Porto, sendo que a noite as casinhas ficam iluminando dando um charme único. Uma das paixões dos portugueses são as batatas, então para acompanhar o bacalhau elas são uma ótima pedida (as minhas favoritas são as batatinhas ao murro).

 Outro restaurante que gosto muito é o Bacalhoeiro que também fica em Gaia e tem vários tipos de bacalhau deliciosos. Para acompanhar o bacalhau peça um bom vinho que vai lhe custar muito pouco e vai harmonizar perfeitamente. Os valores do bacalhau variam de 10 euros até uns 15 euros, e todos os pratos são muito bem servidos.

Já que estamos falando no famoso bacalhau eu tenho que contar que existe em Portugal um prato que se chama “punheta de bacalhau”. Eu sei que o nome assusta, vai te fazer ficar desconfiado da comida e talvez arrancar uma risada, mas esse prato nada mais é do que o bacalhau em lascas cru, muito bem temperado, regado com muito azeite, cebola e temperos, e deve ser comido com pão ou broa (é uma entrada para o prato principal). Sim eu comi, aprovei e repeti.

Um prato típico do porto é a Francesinha e você não pode ir embora da cidade sem experimentar uma. Aconselho a comer ao meio dia porque ela é pesada e a noite pode ser complicado para dormir. Esse prato consiste em duas fatias de pão com alguns tipos de carne e lingüiça cobertas com queijo, muito queijo e se quiser pode acrescentar um ovo frito e tudo isso regado ao molho que leva o nome do prato (esse molho é apimentado então para aliviar um pouco vem aquela batatinha frita para acompanhar). O restaurante mais famoso que serve a francesinha é o Café Santiago, que fica localizado em frente ao Coliseu do porto. Uma francesinha no Santiago fica em torno de 12 euros muito bem investidos.

Português além de adorar bacalhau, ovo e batata também adora carne de porco e é dessa carne que vai a próxima dica: experimentar uma bifana, que é um pão redondinho com carne de porco regada com um molho apimentado. Esse prato eu sempre gostei de comer no Restaurante Conga que fica bem no centro do Porto. Eles servem também vários pratos típicos portugueses, mas quando você sentar em uma mesa vai ver que as tais bifanas são quase unanimidade entre os clientes e a boa notícia é que ela custa 2 euros, e duas delas já são uma refeição. Para acompanhar o prato peça um fino, que é um dos tamanhos da cerveja na pressão, e custa 1,10 euros, ou seja, uma refeição deliciosa e super em conta.

Eu gostaria de poder ficar falando das milhares de delícias que Portugal tem para comer, mas vou deixar os doces e outras comidas gostosas para um outro post e vou finalizar esse com o meu lugar favorito no Porto: a Real Hamburgueria. Esse lugar realmente me fez esperar mais de 2 horas para comer um hambúrguer, mas calma, não é um simples pão com carne. Fui por indicação do alemão que morava comigo e então passei a freqüentar o lugar toda semana. Ele já tinha dito que era para eu escolher o hambúrguer real que era a especialidade da casa, o qual tem um pão delicioso, uma carne suculenta, rúcula e o famoso molho de tomate com vinho do porto, que é o segredo da casa e eles não contam nem sob tortura. Parece simples né, mas a hora que você experimentar vai entender tudo que estou falando, sem contar nas batatas fritas e no molho que vem acompanhando. Outra pedida é o submarino, que é um hambúrguer que vem com um molho de natas espetacular. Um hambúrguer com batata frita e um refrigerante ou um fino vai te custar 8 euros. Ah essa hamburgueria tem uma sangria deliciosa!

Espero que esse post tenha lhe dado vontade de pegar o primeiro avião para a minha amada Portugal, esse país que me surpreendeu tanto positivamente que eu sei que ainda vou voltar a morar lá.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar