​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Hoje vou falar sobre os pontos turísticos de Istambul na Turquia. Comecei pela Mesquita Azul, que é uma mesquita otomana, foi construída entre 1609 e 1616 e em seu interior há belos mosaicos azuis de Iznik, além de lindos vitrais, é muito imponente e bonita.


Fui logo cedo e mesmo assim já tinha fila. Para entrar tem que tirar os sapatos e cobrir a cabeça com um lenço.


Em frente fica a Basílica de Santa Sofia que foi construída em 537, é um imponente edifício construído pelo Império Bizantino para ser a Catedral de Istambul, na época chamada de Constantinopla, e que também já foi Catedral Católica e Mesquita, mas desde 1935 é um Museu. O ingresso custou 20 liras turcas.



O seu interior é muito bonito, possui mosaicos maravilhosos banhados a ouro, muitos retratam Jesus Cristo, Maria e demais santos.

Ao lado fica a Cisterna da Basílica que vale muito a visita. Foi construída na época bizantina, utilizando 336 colunas romanas, foi construída para atender a demanda do Palácio Topkapi e atualmente está desativada e aberta à visitação para os turistas.


Logo na entrada é possível colocar roupas típicas, para tirar fotos, sendo vendida no local, não me recordo muito bem, mas acredito que por 20 liras cada foto. A entrada custou 10 liras turcas.

Um lugar que você não deve deixar de ir é no Grand Bazar. É simplesmente sensacional, tem de tudo para vender, desde joias a produtos falsificados. O mais interessante é a negociação dos turcos. Sempre negocie, os preços abaixam muito e de preferência vá bem cedo, pois os turcos acreditam que dá azar perder a primeira venda do dia, então é fundamental colocar em prática sua capacidade de pechinchar e tenho certeza que fará ótimas compras. Funciona das 09h às 19h, de segunda a sábado. 

O Mercado de especiarias também é ótimo e se engana quem acha que só vai encontrar temperos, frutas secas, iguarias, chás e doces turcos, já que tem também souvenir e diversos outros produtos para vender e vale a mesma regra, vá bem cedo e pechinche bastante. Funciona das 08h às 19h, de segunda a sábado.

Tem também a Torre de Gálata com aproximadamente 67m de altura, onde tem um miradouro no qual é possível ter uma visão 360º da cidade, com um visual muito bonito. No topo também existe um restaurante, mas como o miradouro fica ao redor quem está no restaurante não tem uma vista privilegiada, não acho que vale a pena.


No quarteirão da Torre de Gálata existem diversas lojas muito legais que vendem produtos diferenciados, como souvenir e são diferentes dos habituais.

Para compras aconselho ir na Rua Istiklal que é uma rua muito movimentada, com diversas lojas legais como Zara, Sephora, Mango e tem um bondinho que percorre a rua do começo ao fim. Neste local é possível encontrar várias opções de restaurantes e o Hard Rock Café fica numa rua próxima.

Um programa que aconselho todo mundo a fazer é pegar um ferry tradicional num dos piers próximos à Ponte de Gálata e fazer o passeio pelo Bósforo em direção ao mar negro. Tentei fazer, mas estava muito frio e acabei desistindo.

O Palácio Topkapi também pode ser visitado, foi construído por Mehmet II logo após a conquista de Constantinopla em 1453 e foi residência dos sultões por três séculos.

Fiquei três dias na cidade e achei suficiente, mas preciso confessar que tenho um ritmo acelerado, se você prefere fazer tudo com mais calma considere ficar uns cinco dias curtindo Istambul.

 Esses são os que considero como principais pontos turísticos, mas Istambul tem muito mais para explorar, basta ter tempo e disposição, tenho certeza que vão adorar. 


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar