​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Se você é como nós e acha que só consegue conhecer realmente uma cidade se caminhar pelas suas ruas, e tem disposição para conhecer as atrações andando, esse post é feito especialmente para você.

Estivemos recentemente em Buenos Aires e ao contrário do que fizemos em nossas idas anteriores à cidade, decidimos conhecer o centro histórico caminhando e é o que vamos te contar nesse post.

No dia anterior já tínhamos visitado alguns pontos turísticos da capital portenha, como por exemplo, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana, através de uma visita guiada que realizamos com a empresa Aguiar Buenos Aires. Contudo, queríamos desbravar mais aquelas ruas repletas de arquitetura ímpar e também visitar alguns locais com mais tempo.

Por isso, resolvemos sair a pé do Hotel em que ficamos hospedados (Tango de Mayo), localizado na região central, mais especificamente na Avenida de Mayo, a poucos quarteirões do Congresso Nacional e desbravar a cidade utilizando um único meio de transporte – “as pernas”.

* nosso roteiro pelo centro de Buenos Aires

Então, saímos do Hotel seguindo pela Avenida de Mayo em direção ao Congresso Nacional, nossa primeira “parada”. Por ali apenas apreciamos a imponente construção do local pelo lado de fora, mas para quem tiver interesse, é possível realizar visitas guiadas no local, as quais são gratuitas. Para maiores informações clique aqui.

* Congresso Nacional

Dali seguimos pela Rua Riobamba, a qual passa atrás do Congresso, até a esquina com a Avenida Córdoba, onde fica o Palácio das Águas Corrientes, uma exuberante construção onde foi instalada em 1894 a primeira central de saneamento básico da Capital.

* Palácio das Águas Corrientes

No local é possível conhecer um pequeno Museu para entender como funcionava o abastecimento de água naquela época, chamado de Museu da Água e da História Sanitária. A entrada é gratuita e apesar de ser bem pequeno, consideramos válido conhecer as curiosidades do local. Importante mencionar que a construção (Palácio das Águas Corrientes) é muito mais bela por fora do que por dentro. Assim, somente acharia válido o passeio ao Museu se tiver algum tempo “sobrando”.

Seguindo pela Rua Riobamba, mais três quarteirões à frente, chegamos à Avenida Santa Fé, onde está localizada a famosa livraria El Ateneo. O local foi um antigo teatro e é tão lindo que já foi eleito por um jornal inglês como a segunda livraria mais bonita do mundo. Ou seja, é imperdível conhecer o local. A sua arquitetura é impressionante, e nos fundos da livraria fica um pequeno café, ideal para uma pausa no roteiro.


* Interior da Livraria El Ateneo

Saindo da Livraria, seguimos até uma das principais Avenidas de Buenos Aires, a 9 de Julio, onde aproveitamos para fazer a visita guiada ao belíssimo Teatro Colón.

* Teatro Colón

Bom, o Teatro é uma atração à parte, por isso faremos um post especial contando sobre a visitação, mas em linhas gerais podemos dizer que é uma atração imperdível na cidade. Vale ressaltar que as visitações no local ocorrem a cada 20 minutos, sendo necessário adquirir o ticket em um guichê ali mesmo ou pela internet (clique aqui), mas como cada visita possui número limitado de turistas, sugerimos a compra pela internet com antecedência para evitar quaisquer transtornos em seu roteiro.

* Interior do Teatro Colón

Pois bem, quando saímos da visita guiada ao Teatro Colón, ainda tínhamos bastante tempo disponível, por isso seguimos pela Avenida 9 de Julio até o Obelisco, onde já aproveitamos para garantir nossas fotos no principal cartão postal da cidade.

* Obelisco

Dali seguimos pela Avenida Corrientes até a Rua Florida, a qual é um “calçadão” que abriga o principal centro comercial da cidade e por onde percorremos até chegar nas famosas Galerias Pacífico.

Galerias Pacífico na verdade nada mais é do que um shopping, onde há as principais lojas de grifes famosas, mas que realmente encanta por sua bela arquitetura.

* Interior Galerias Pacífico

Após a visita, seguimos pela Rua Florida até a Plaza de Mayo, onde estão localizadas a Casa Rosada e Catedral Metropolitana. O local é sem dúvidas um dos mais emblemáticos e bonitos da cidade, pois além da importância histórica e política da Casa Rosada, onde inclusive é possível realizar uma visita guiada aos sábados, domingos e feriados, a Catedral Metropolitana também nos encantou, pois além de sua construção imponente o seu interior é maravilhosamente ornamentado, até o piso do local é motivo de contemplação, pois segundo informações foi todo trazido da Europa quando da sua construção.

* Casa Rosada

* Catedral Metropolitana

* Interior da Catedral Metropolitana

Para finalizar nosso passeio nos dirigimos pela Avenida de Mayo até o tradicional Café Tortoni, o qual é considerado o primeiro café do país, datando sua inauguração em 1858. O lugar é incrível, pois conserva em sua arquitetura e móveis toda a carga histórica do local, remetendo ao passado. Apesar da fama, consideramos a comida bem simples, mas gostosa. Mas o que vale no local é se perder pelos detalhes da arquitetura e decoração ainda conservados. O local também abriga um pequeno ambiente onde é realizado show de tango, e que pode ser uma boa opção.

* Café Tortoni

* Interior Café Tortoni

* Salão dentro do Café Tortoni

Como já estávamos cansados e era quase fim do dia, seguimos pela Avenida de Mayo por algumas quadras até retornar ao Hotel. Aproveitamos a caminhada pela avenida para curtir a beleza do local, já que a consideramos uma das mais bonitas ruas da cidade, com suas construções lindíssimas que nos remeteram muito à Europa.

E assim, encerramos nosso “tour” pelo centro de Buenos Aires. Espero que tenham gostado!

Comentários

Avatar Leitor
Deborah

Nossa, amei tudo que li! Muito obrigada pelas dicas!


Avatar Equipe

Que bom que você gostou! Obrigado!!! espero que tenha auxiliado.


Avatar Leitor
Tatiana

Nossa! Adorei as dicas. Estava pesquisando sobre hotéis em BA e aí encontrei seu blog. Muito bom.


Avatar Equipe

Olá Tatiana, que bom que gostou! precisando de alguma ajuda, só avisar! Boa viagem.


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar