Buenos Aires: Conhecendo o centro histórico a pé
Se você é como nós e acha que
só consegue conhecer realmente uma cidade se caminhar pelas suas ruas, e tem
disposição para conhecer as atrações andando, esse post é feito especialmente
para você.
Estivemos recentemente em
Buenos Aires e ao contrário do que fizemos em nossas idas anteriores à cidade,
decidimos conhecer o centro histórico caminhando e é o que vamos te contar
nesse post.
No dia anterior já tínhamos
visitado alguns pontos turísticos da capital portenha, como por exemplo, a Casa
Rosada e a Catedral Metropolitana, através de uma visita guiada que realizamos
com a empresa Aguiar
Buenos Aires. Contudo, queríamos desbravar mais aquelas
ruas repletas de arquitetura ímpar e também visitar alguns locais com mais
tempo.
Por isso, resolvemos sair a pé do Hotel em que ficamos hospedados (Tango de Mayo), localizado na região central, mais especificamente na Avenida de Mayo, a poucos quarteirões do Congresso Nacional e desbravar a cidade utilizando um único meio de transporte – “as pernas”.
* nosso roteiro pelo centro de Buenos Aires
Então, saímos do Hotel seguindo pela Avenida de Mayo em direção ao Congresso Nacional, nossa primeira “parada”. Por ali apenas apreciamos a imponente construção do local pelo lado de fora, mas para quem tiver interesse, é possível realizar visitas guiadas no local, as quais são gratuitas. Para maiores informações clique aqui.
* Congresso Nacional
Dali seguimos pela Rua Riobamba, a qual passa atrás do Congresso, até a esquina com a Avenida Córdoba, onde fica o Palácio das Águas Corrientes, uma exuberante construção onde foi instalada em 1894 a primeira central de saneamento básico da Capital.
* Palácio das Águas Corrientes
No local é possível conhecer
um pequeno Museu para entender como funcionava o abastecimento de água naquela
época, chamado de Museu da Água e da
História Sanitária. A entrada é gratuita e apesar de ser bem
pequeno, consideramos válido conhecer as curiosidades do local. Importante
mencionar que a construção (Palácio das Águas Corrientes) é muito mais bela por
fora do que por dentro. Assim, somente acharia válido o passeio ao Museu se
tiver algum tempo “sobrando”.
Seguindo pela Rua Riobamba, mais três quarteirões à frente, chegamos à Avenida Santa Fé, onde está localizada a famosa livraria El Ateneo. O local foi um antigo teatro e é tão lindo que já foi eleito por um jornal inglês como a segunda livraria mais bonita do mundo. Ou seja, é imperdível conhecer o local. A sua arquitetura é impressionante, e nos fundos da livraria fica um pequeno café, ideal para uma pausa no roteiro.
* Interior da Livraria El Ateneo
Saindo da Livraria, seguimos até uma das principais Avenidas de Buenos Aires, a 9 de Julio, onde aproveitamos para fazer a visita guiada ao belíssimo Teatro Colón.
* Teatro Colón
Bom, o Teatro é uma atração à parte, por isso faremos um post especial contando sobre a visitação, mas em linhas gerais podemos dizer que é uma atração imperdível na cidade. Vale ressaltar que as visitações no local ocorrem a cada 20 minutos, sendo necessário adquirir o ticket em um guichê ali mesmo ou pela internet (clique aqui), mas como cada visita possui número limitado de turistas, sugerimos a compra pela internet com antecedência para evitar quaisquer transtornos em seu roteiro.
* Interior do Teatro Colón
Pois bem, quando saímos da visita guiada ao Teatro Colón, ainda tínhamos bastante tempo disponível, por isso seguimos pela Avenida 9 de Julio até o Obelisco, onde já aproveitamos para garantir nossas fotos no principal cartão postal da cidade.
* Obelisco
Dali seguimos pela Avenida
Corrientes até a Rua Florida, a qual é um “calçadão” que abriga o principal
centro comercial da cidade e por onde percorremos até chegar nas famosas
Galerias Pacífico.
Galerias Pacífico na verdade nada mais é do que um shopping, onde há as principais lojas de grifes famosas, mas que realmente encanta por sua bela arquitetura.
* Interior Galerias Pacífico
Após a visita, seguimos pela Rua Florida até a Plaza de Mayo, onde estão localizadas a Casa Rosada e Catedral Metropolitana. O local é sem dúvidas um dos mais emblemáticos e bonitos da cidade, pois além da importância histórica e política da Casa Rosada, onde inclusive é possível realizar uma visita guiada aos sábados, domingos e feriados, a Catedral Metropolitana também nos encantou, pois além de sua construção imponente o seu interior é maravilhosamente ornamentado, até o piso do local é motivo de contemplação, pois segundo informações foi todo trazido da Europa quando da sua construção.
* Casa Rosada
* Catedral Metropolitana
* Interior da Catedral Metropolitana
Para finalizar nosso passeio nos dirigimos pela Avenida de Mayo até o tradicional Café Tortoni, o qual é considerado o primeiro café do país, datando sua inauguração em 1858. O lugar é incrível, pois conserva em sua arquitetura e móveis toda a carga histórica do local, remetendo ao passado. Apesar da fama, consideramos a comida bem simples, mas gostosa. Mas o que vale no local é se perder pelos detalhes da arquitetura e decoração ainda conservados. O local também abriga um pequeno ambiente onde é realizado show de tango, e que pode ser uma boa opção.
* Café Tortoni
* Interior Café Tortoni
* Salão dentro do Café Tortoni
Como já estávamos cansados e
era quase fim do dia, seguimos pela Avenida de Mayo por algumas quadras até
retornar ao Hotel. Aproveitamos a caminhada pela avenida para curtir a beleza
do local, já que a consideramos uma das mais bonitas ruas da cidade, com suas construções
lindíssimas que nos remeteram muito à Europa.
E assim, encerramos nosso
“tour” pelo centro de Buenos Aires. Espero que tenham gostado!
Postar um novo comentário