​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Recentemente viajamos para o Peru, e Cusco era um dos nossos principais destinos. Apesar da cidade não ser tão grande, existem muitos pontos turísticos para se visitar, razão pela qual optamos ficar 3 dias na cidade, e posso dizer que foi pouco.

Diante das várias atrações existentes na cidade, é comum encontrar muitas empresas oferecendo passeios, dos mais variados tipos, como por exemplo o City Tour, Salineras de Maras e Moray, Vale Sagrado, etc. Aconselho escolher uma empresa de confiança, com credibilidade e boas referências. Nós escolhemos a empresa Fabulous Peru Tours e adoramos.

Conseguimos agendar todos os passeios ainda no Brasil, onde foi enviado um voucher especificando todos os passeios contratados e demais informações importantes. Além disso, mantivemos contato direto com o responsável pela empresa, que nos auxiliou sempre que precisamos.

Em nosso primeiro dia em Cusco resolvemos descansar pela manhã e aproveitar o período da tarde para fazer o City Tour, sendo que o passeio começava às 13h. Neste horário o pessoal da empresa nos buscou no Hotel com um micro-ônibus e nos levou até o primeiro ponto de encontro, na Plaza de Armas.

* Plaza de Armas

Ali aguardamos alguns minutos para o pessoal organizar o nosso grupo. Iniciamos o passeio fazendo o tour pela Catedral, sendo que o ingresso não estava incluso no pacote, e nos custou 25 soles.


Nossa guia explicou os principais detalhes da Catedral, trazendo diversas curiosidades e dados históricos. A Catedral fica em um dos cantos da Plaza Mayor e chama atenção por ser imponente. Por dentro ela é muito bonita e vale a pena a visita. As duas “capelas” laterais também guardam bastantes curiosidades e beleza. Infelizmente, não é permitido fotografar no seu interior.

Finalizado o tour seguimos em direção ao Templo de Qoricancha, que fica a poucos minutos a pé. O ingresso para o templo também não estava incluso, e pagamos 15 soles.


Qoricancha, ou Templo do Sol, como também é conhecido foi um dos lugares que mais gostamos em Cusco, e poderíamos ter ficado mais tempo por lá apreciando o local. Nossa guia nos levou para conhecer os principais Templos dentro do complexo, contando cada detalhe da história e importância do local.


* Pátio Interno

Dica: Não deixe de visitar a “varanda” externa, que conta com uma bela vista da cidade.


Em seguida o micro-ônibus nos buscou e seguimos para Saqsayhuamán, o qual é um dos maiores templos Incas em Cusco, e foi construído com várias pedras enormes que ainda permanecem no local (apesar de boa parte ter sido destruída com o tempo).   


Para acessar este complexo, como diversas outras atrações em Cusco, é necessário adquirir o chamado Boleto Turístico, que custa 130 soles e não está incluso no City Tour. Este boleto turístico pode ser adquirido nas bilheterias dos locais que você visitar, e pode ser usado por 10 dias consecutivos. Contudo, não é permitido acessar 2 vezes o mesmo local, portanto, importante organizar o seu roteiro.

Após algumas explicações sobre Saqsayhuamán e suas construções, a guia nos deu 30 minutos para explorar livremente o local. 


Uma dica bastante válida é respeitar o horário estabelecido pelos guias, e também marcar o número do seu micro-ônibus, pois são muitos esperando os turistas e é fácil se perder. Além disso, não esqueça que na altitude qualquer caminhada exige maior esforço físico, portanto, controle bem seu horário.

Dali seguimos para o Complexo Inca de Qénqo, que não é muito grande, e como o sol já estava caindo, fizemos uma visita rápida. Ali tivemos uma breve explicação da construção, o seu significado, e pudemos entrar por um túnel e ver uma mesa cerimonial que era utilizada para sacrifícios religiosos.

O dia já estava caindo e ainda tínhamos que visitar Tombomachay, que era o ponto mais alto do passeio (cerca de 3800 metros acima do nível do mar). Dizem que este templo foi construído para demonstrar a adoração dos incas pela água.

No caminho ainda paramos para avistar Puca Pucara do alto. O seu nome significa Forte Vermelho, pois dependendo da incidência da luz solar as pedras da construção ficam com coloração avermelhada. Não tivemos tempo para retornar e conhecer este templo, o que foi uma pena, pois parecia ser bem interessante.


Ao longo do caminho também conseguimos curtir um lindo visual, como este da foto:


Antes de retornar à cidade, a guia nos levou até uma grande loja de malhas. A atendente deu uma breve explicação sobre o material que é utilizado para a confecção das peças, mostrando a diferença de cada tipo de lã (alpaca, vicunha, etc). São muitas opções de produtos e os valores, dependendo da peça, podem ser vantajosos, principalmente se comparados com as lojas do centro de Cusco. Porém, acabei achando os preços de Chinchero melhores.

Finalizada a visita, retornamos para a cidade por volta das 18h45, sendo que optamos por descer nos arredores da Plaza de Armas para continuar nosso passeio. Porém, para quem preferir, está incluso o transfer até o hotel.

O City Tour é bem vantajoso para quem quer conhecer a cidade e não possui muito tempo. Confesso que em algumas atrações achei o tempo curto, mas mesmo assim a experiência foi ótima, pois uma visita guiada é essencial para entender como foram feitas as construções, significados e história do local.

Além disso, a Fabulous Peru Tours conta com guias atenciosos, bons micro-ônibus, organização e pontualidade (nos buscaram no horário combinado).

Para interessados no passeio, maiores informações podem ser obtidas no site da empresa: www.fabulousperutours.com, ou pelo e-mail info@fabulousperutours.com.

* Fizemos o passeio a convite da empresa.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar