​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação (Easyjet)

Você, gosta de viajar e conhecer novas cidades ao redor do mundo, mas não é assim tão fã de ficar sempre dependendo de um guia de turismo ou mapas de papel? Então prepare-se para o futuro pois a empresa aérea Easyjet promete ter uma solução interessante para o “problema”. A empresa inglesa, conhecida por suas tarifas low cost muito atrativas, pretende inovar trazendo ao mercado um produto com conceito smart tênis (tênis inteligentes), batizado de “Sneakairs” e que teve o seu protótipo apresentado no evento “The Barcelona Street Project”, no mês passado.

Com o slogan “Europe at your feet” (“A Europa aos seus pés”) e com o objetivo claro de ajudar os visitantes/turistas a aproveitarem melhor a experiência de descoberta de um novo destino, a Easyjet também pretende que você esqueça um pouco do seu smartphone, sendo que ele será apenas coadjuvante na ação, conectando-se através de um aplicativo e tecnologia bluetooth com o par de tênis. Apenas isso. Você define a rota, deixa o GPS atuar e pode colocar o celular no bolso. Tudo isso faz parte da experiência.

Mas afinal, como os “Sneakairs” de fato funcionam? O segredo não está exatamente nos tênis em questão, mas em uma placa “Arduino” coberta por uma capa de 3 cm impressa em 3D e posicionada na sola dos calçados. A placa se comunica com o aplicativo, assim que seja estabelecida a conexão entre eles. Rota definida e a brincadeira inicia quando os tênis começam a receber uma vibração, sinal que irá ser fundamental para guiar quem estiver utilizando o acessório wearable. Na prática, o tênis do pé direito irá vibrar quando for necessário virar à direita e consequentemente o pé esquerdo vibra quando necessário virar para a esquerda. Prático e intuitivo. Já como alerta para avisar o viajante que ele errou o caminho, os dois tênis vibram duas vezes. Caso vibrarem três, a mensagem é que o destino foi alcançado.

Peter Duffy, diretor de marketing da companhia, declarou:

“Estamos tentando colocar esta tecnologia disponível para compra a bordo no futuro, oferecendo uma solução muito prática aos passageiros que pretendem relaxar enquanto visitam uma nova cidade sem recorrer a mapas e a aproveitarem cada momento enquanto exploram a cidade”.

Algumas atividades do produto ainda estão em desenvolvimento, como a funcionalidade para quando o viajante se perder ou sair da rota de forma proposital, por exemplo. Os tênis foram apresentados ao mercado apenas na cor laranja (cor oficial da empresa), mas ainda não se sabe se terão versões em outras cores e se são confortáveis.

A Easyjet pretende colocar os seus novos tênis inteligentes à venda a bordo dos seus aviões, mas os valores e a data de lançamento ainda não foram divulgados. Por enquanto o app foi apenas desenvolvido para Iphones, mas a cia já declarou que irá lançá-lo também para os smartphones com o sistema Android.  E então, gostou da novidade? Você usaria?

Fontes: voltaaomundo.pt / PANROTAS

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar