​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02

Zurique, ao contrário do que muitos pensam, não é a capital da Suíça (a capital é Berna), mas é a maior cidade e o principal centro econômico do país. Zurique também é reconhecida como uma das principais capitais financeiras do mundo e já foi eleita (2012) a melhor cidade grande para se viver no mundo, isso porque está entre as 3 cidades com a melhor qualidade de vida do planeta.

A cidade ainda é um grande centro cultural, contando com mais de 50 museus e mais de 100 galerias de arte, além das famosas grifes internacionais instaladas nas principais ruas da cidade.

Por tais motivos, e também por ter localização bastante privilegiada – no centro da Europa e do país, Zurique atrai, anualmente, mais de 1 milhão de turistas do mundo todo.

Se você ficou interessado em conhecer e desbravar essa cidade incrível, vamos contar como foi nossa experiência de 24 horas na cidade, trazendo as melhores dicas especialmente para você, nosso querido leitor.

Pois bem, depois de visitarmos Genebra, Berna, Interlaken e Zermatt, seguimos para St. Moritz através do trem panorâmico Glacier Express, uma experiência inesquecível. Como só tínhamos mais dois dias para curtir a Suíça resolvemos conhecer rapidamente o centro de Saint Moritz e seguir viagem de trem para o nosso destino final no país – Zurique.


* A bordo do Glacier Express


Por tudo isso, acabamos chegando tarde na cidade, seguindo da estação central de trem Hauptbahnhof (ou Zurich HB), direto para nosso Hotel, que ficava próximo dali. E mesmo já sendo noite, com as ruas bastante desertas, nos sentimos seguros em caminhar pela região.

No dia seguinte saímos cedo para conhecer a cidade, sendo que partimos caminhando até a estação Zürich Hauptbahnhof (ou Zurich HB) para conhece-la durante o dia.  A estação foi inaugurada em 1847 e é hoje a maior estação de trens da Suíça, com 26 plataformas servidas por mais de 2.900 trens e que recebem 400 mil passageiros todos os dias. Principal estação também de bondes e Trams de Zurique, conecta a cidade à malha ferroviária nacional e destinos nas principais cidades da Europa. E o melhor, está localizada no centro da cidade de Zurique, às margens do Rio Limmat.


* Tram pelas ruas de Zurique


* Rio Limmat


Dali seguimos caminhando até a principal rua do centro de Zurique – a Bahnhofstrasse. A rua é belíssima, considerada uma das avenidas comerciais mais caras e exclusivas do mundo. Com cerca de 1,5km de extensão ela conta com lojas das mais famosas e caras grifes do mundo. Paramos ali para provar os famosos chocolates da Sprüngli – a loja por si só já é linda, mas estava bastante cheia quando visitamos. Os doces e chocolates são maravilhosos, mas prepare uns bons francos suíços para gastar se quiser provar estas delicias, pois os preços não são nada atrativos.

A Bahnhofstrasse começa na própria estação Zurich HB e termina em Bürkliplatz, no Lago Zurique. Passa por Augustinergasse, rua que leva à Old Town, e Paradeplatz, uma das praças mais famosas da Suíça.


* Lago Zurique


Caminhamos por quase metade da extensão da Bahnhofstrasse e dali seguimos caminhando em sentido ao Parque Lindenhof. Este parque está situado 25 metros acima do Rio Limatt e de lá é possível ter uma vista incrível de Zurique, em especial do centro histórico da cidade (Old Town). Nos meses mais quentes o parque conta com vasta área verde, o que infelizmente não vimos, pois visitamos a cidade no auge do inverno (janeiro).




Bem próximo ao Parque Lindenhof conhecemos a Igreja St. Peterskirche (Igreja de São Pedro), que é dita como a mais antiga igreja de Zurique. Atualmente a Igreja abriga o maior relógio da Europa, além de cinco sinos datados de 1880, o maior com mais de seis toneladas. Nós achamos a Igreja belíssima, sem dúvida valendo a visita.



Dali seguimos pelas belas ruelas da região voltando até a Bahnhofstrasse e seguindo direto até o distrito de Altstadt (“Old Town”), o qual fica exatamente no outro lado do Rio Limatt. Os dois lados do rio são ligados por aproximadamente 8 belas pontes. E diga-se que apreciar o Rio Limatt é outra atração imperdível.



Pois bem, na região de Altstadt está localizado o centro histórico de Zurique, no qual é possível observar a parte mais antiga da cidade com suas casas medievais, edifícios centenários cobertos por bandeiras e janelas coloridas, tornando o passeio deslumbrante entre o labirinto de ruelas e becos de paralelepípedos. Caminhamos sem rumo pelas belas ruas, que também são também recheadas de bares, restaurantes e galerias de arte, deixando ainda mais charmosa a caminhada.




Depois de nos perdemos pelas ruas históricas, fomos conhecer a principal Igreja de Zurique, a Grossmünster. Essa Igreja é protestante e teve sua construção iniciada em 1.100 e só foi concluída 110 anos mais tarde. É um dos principais símbolos da cidade, chamando a atenção pela imponência de suas torres gêmeas. Além de que, partindo do altar da igreja, 187 degraus conduzem à uma plataforma de observação de uma das torres. Desse lugar, os visitantes podem visualizar a parte antiga da cidade, bem como para o lago e até mesmo aos picos dos Alpes. Infelizmente, como nosso tempo estava bastante restrito e pelo frio que fazia, optamos por não subir.



Saindo da Igreja, atravessamos novamente o Rio Limatt, dessa vez pela famosa ponte Münsterbrücke e logo já avistamos a também famosa Igreja Fraumünster (Igreja da Mulher). Essa imponente Igreja, também protestante, foi construída em 1250 sobre as ruínas de uma antiga abadia datada de 853, e é bastante famosa por sua torre de relógio azul. Contudo, a principal atração dessa Igreja fica por conta dos belos vitrais, projetados pelos renomados artistas Marc Chagall e Augusto Giacometti, que realmente impressionam pela sua beleza, tornando a visita imperdível.




Depois de conhecer as três principais Igrejas da cidade, nosso destino foi o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH). Fundada em 1855, a Universidade está localizada na parte alta da cidade, sendo necessário utilizar um bondinho para subir até o local, que tem sua saída em frente a Paradeplatz (margens do Lago Zurique). A estrutura da Universidade impressiona, sendo seu principal prédio uma construção imponente e linda.

Além disso, a Universidade é considerada hoje uma das 20 melhores do mundo, tendo entre seus alunos, 21 ganhadores do prêmio Nobel, que estudaram, lecionaram ou conduziram pesquisas na universidade sendo que entre seus ilustres ex-alunos, o mais famoso é o cientista alemão Albert Einstein, que frequentou a instituição entre 1896 e 1900. Ele graduou-se em Matemática e Ciências Naturais. Anos depois, em 1912, já reconhecido mundialmente, Einstein retornou ao ETH como professor e ficou por lá até 1914 ensinando teorias físicas. É preciso ainda dizer que a vista lá do alto da Universidade é belíssima, valendo a visita.

Para finalizar o dia, descemos de volta à cidade e apreciamos o pôr-do-sol às margens do Lago Zurique, que é sem dúvida o local mais bonito da cidade, pois dali também é possível visualizar os alpes cobertos de neve no horizonte. Uma das paisagens inesquecíveis dessa incrível cidade, para onde pretendemos em breve voltar com mais tempo.    



Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar