​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02
  • 02

Uma das primeiras dúvidas quando decidimos ir para Dubai foi como se locomover na cidade, e qual a melhor forma para visitar os emirados vizinhos, especialmente, Abu Dhabi.


Em uma análise no mapa, nas atrações que pretendíamos visitar e distância dos pontos, definimos que alugar um carro seria a melhor opção, e de fato foi!!

As principais companhias de aluguel de carro estão presentes em Dubai (Hertz, Avis, Budget, Dollar, etc), oferecendo todos os tipos de carros, desde econômicos aos luxuosos e esportivos.

Como estávamos em apenas 3 pessoas e o tempo da viagem era curto, resolvemos alugar um carro econômico, que atenderia bem a nossa necessidade (2 malas médias e 2 malas pequenas).

Assim, alugamos um Opel Corsa pela empresa Budget. Detalhe importante é que a empresa possui escritório no terminal 1, que no caso, era diferente do que desembarcamos (terminal 3). Tivemos que achar um funcionário, que acabou ligando para o escritório e encaminhou uma van para nos buscar. A dica é perguntar no balcão de informações aonde está localizada a sua empresa, pois algumas ficam no terminal 3 e outras no terminal 1.

Quanto ao carro, o Corsa apesar de pequeno, é suficiente para 3 ou 4 pessoas, desde que não estejam com malas muito grandes. Além disso, muito econômico, principalmente quando comparado com o valor da gasolina do Brasil!

Nos Emirados Árabes a gasolina é consideravelmente mais barata, e pagamos em torno de 1,96 dirham por litro. Para abastecer é igual ao Brasil, basta falar o valor para o frentista.

Outro detalhe importante para quem pretende dirigir é o GPS. Nós acabamos alugando junto com o carro, e ajudou bastante. Porém, é importante dizer que os mapas não estavam atualizados, bem como vários pontos turísticos não eram encontrados, o que acabava atrapalhando um pouco.

Tanto Dubai como Abu Dhabi estão em constante reforma e ampliação, sendo que rapidamente é construída ruas, alterado o trânsito, adicionado atrações, etc, de modo que é difícil conseguir um GPS 100% atualizado.

Por isso, algumas vezes optamos pelo GPS do celular, que era muito mais eficiente e atualizado. Contudo, para isso é necessário ter acesso a 3g (em outro post irei contar como funciona o chip 3g).

Ou seja, caso alugue carro, não deixe de alugar o GPS ou adquirir um plano 3g, pois as atrações são distantes, e existem muitas ruas, viadutos, cruzamentos, o que acaba dificultando um pouco a vida do motorista.

Como falei anteriormente, optamos pelo carro pois algumas atrações que pretendíamos visitar eram distantes, bem como pelo fato do carro proporcionar maior liberdade para montar o roteiro conforme a nossa vontade.

Primeiramente, para alugar o carro é necessário ter uma Carteira de Motorista Internacional (quem gosta de viajar é bom ter) e cartão de crédito habilitado para uso no exterior (irão pedir o cartão para depósito de segurança).

Dirigir em Dubai, ou nos Emirados Árabes como um todo é bem simples e tranquilo. Todas as placas são escritas em Árabe e em Inglês, e existe muita sinalização indicando as saídas, bem como direções da cidade.


Principalmente em Dubai, existem grandes avenidas (highways), com 3, 4, 5 faixas, o que faz o transito fluir. Interessante que mesmo existindo diversas placas apontando a velocidade permitida, os motoristas não respeitam e andam bem rápido (tomei várias buzinadas e luz alta kkkk).


Mesmo pela manhã ou final de tarde, horário que teoricamente tem maior movimento, não vimos grandes congestionamentos, apesar de ver muitos carros na rua.

Como as atrações nem sempre são próximas, é bom se programar e calcular o tempo do trajeto pelo GPS, bem como otimizar o seu roteiro antes de se aventurar.

Outro ponto positivo, é que a maioria dos lugares dispõe de estacionamento e quase todos é gratuito, inclusive restaurantes, hotéis, shoppings, etc.

Se estacionar na rua, é necessário realizar pagamento em uma máquina, que aceita moedas e custa em torno de 2 dirham. Já próximo ao Creek tivemos que recorrer a um estacionamento particular, que por 5 horas nos custou em torno de 20 dirham.

Em suma, se você tiver um GPS, é muito simples e fácil dirigir nos Emirados Árabes, além de prático. Recomendo!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar