​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Em nossa recente viagem a Zurique na Suíça, fomos conhecer o famoso Hiltl que é o primeiro restaurante vegetariano do mundo.

O restaurante está hoje na quarta geração da família e leva esse nome em função de ser o sobrenome do fundador, Ambrosius Hiltl.

Hoje em dia, cada vez mais têm-se buscado uma alimentação saudável e mais limpa e o fundador do restaurante já teve essa visão há muitos anos, depois de descobrir que estava muito doente e poderia falecer rapidamente. Sendo assim, ele decidiu que não comeria mais carne e que faria as suas refeições sempre muito saudáveis e com alimentos que ele mesmo plantava e conhecia a procedência.

O restaurante encontra-se em funcionamento desde 1897 e hoje também tem uma parte vegana. Toda a sua cozinha é extremamente organizada e com todos os alimentos muito frescos.

Fui convidada a conhecer a cozinha e fiquei impressionada com o cuidado em manusear os alimentos, a conservação e com a limpeza da cozinha. São muitos funcionários trabalhando junto e a linha de produção começa desde a madrugada, quando chegam os alimentos frescos e algumas pessoas já começam a cortar para deixar pré-pronto e assim não deixar o cliente esperando muito tempo após fazer o seu pedido.

*saladas ficam pré-prontas 

*temperos ficam extremamente organizados

Eles procuram comprar os alimentos de produtores locais, para ajudar o mercado a crescer e compram de grandes redes aqueles que não se encontra com esses produtores menores.

No restaurante trabalham pessoas de mais de 50 nacionalidades e todas elas possuem uma bandeirinha do país de origem. É interessante porque o restaurante não tem um só chefe de cozinha, porque eles pensam que tendo vários chefes de cozinha a produção pode ser melhor e a criatividade aumenta.

Confesso que eu sou uma carnívora de primeira, mas desde que vim morar na Polônia eu quase não como mais carne, pois é difícil de encontrar uma boa e achei ótima essa experiência de ir comer em um renomado restaurante vegetariano e poder experimentar coisas que jamais imaginei.

O Hiltl tem duas opções para você comer, pode optar-se pelo buffet livre que conta com quase 100 pratos diferentes, sendo eles doces e salgados, e ainda à la carte, que você escolhe do cardápio o prato que mais lhe agrada. Há também toda semana opções especiais de pratos.

* buffet com diversas opções

Para a entrada escolhemos o Hiltl Starters Platter, que é uma variedade de opções vegetarianas e que com certeza vai te impressionar quando chegar, como aconteceu comigo, pois olhei a comida e muitas delas pareciam ser feitas com carne. O que eu mais tinha curiosidade de experimentar era o Tartar, um dos pratos mais pedidos da casa, pois como normalmente é feito de carne crua eu não sabia como poderiam fazer um parecido vegetariano. Quando o Tartar veio, cheguei a duvidar que não era feito com carne, mas já havia lido no menu que a beringela substituia a carne.

*Hiltl Starters Platter - a entrada que nos surpreendeu

Gosto de ir em restaurantes que tem uma opção de prato que te permite experimentar em pequenas quantidades várias opções que eles oferecem, e essa entrada foi exatamente isso. Tudo foi aprovado, inclusive os molhos que acompanham os legumes crus. A entrada é muito bem servida e confesso que ficamos muito satisfeitas.

Após a entrada, escolhemos 2 pratos principais da parte Indiana e Asiática do menu.

As comidas asiáticas sempre são uma surpresa, pois misturam muitos ingredientes diferentes, mas mesmo assim decidimos optar por esse estilo de comida. Pedimos o Indian Thali-Platter e o Sri Lanka Jackfruit Curry. Ambos tinham misturas doces e salgadas na receita e nós simplesmente amamos, não conseguiamos parar de comer. Pratos vegetarianos super aprovados e todos os ingredientes podiam ser sentidos na degustação.

*Sri Lanka Jackfruit Curry


*Indian Thali-Platter - prato com diversas opções

Infelizmente não tivemos espaço para a sobremesa, mas eles contam com uma carta especial com várias sobremesas veganas e vegetarianas que vão agradar a todos.

Todo o menu tem ao lado dos pratos a descrição dos ingredientes que são utilizados em sua composição, e ao lado de alguns, pode-se também observar um desenho com a cruz da bandeira da Suíça, que quer dizer que esse prato é ou já foi servido nos vôos intercontinentais da Swiss Airlines, ou seja, o restaurante é tão bem requisitado que até a cia áerea suíça escolheu servir seus pratos.

É muito legal que no próprio restaurante, que fica em um casarão na rua Sihlstrasse 28 bem no centro da cidade, tem várias opções de cursos para qualquer um fazer. Eles começaram como uma “brincadeira’’ no segundo andar do restaurante, mas a procura era tão grande que acabaram mudando para um outro andar da casa onde montaram um espaço muito especial para a escola de culinária vegetariana, onde os próprios chefes da casa dão aula. Tem cursos rápidos de algumas horas, então dependendo do seu tempo pela cidade, você pode se increver em um deles e aproveitar para aprender algo novo.



Eu fiquei sabendo do restaurante por amigos que moram na cidade e falavam muito bem, inclusive, era unanimidade e todos disseram que eu deveria experimentar as delícias feitas lá e fui com uma expectativa bem alta para conhecer, visto que as vezes tenho uma pré-conceito de algumas coisas. Posso dizer que as minhas expectativas foram altamente superadas e desde que sai de lá, já comecei a fazer propaganda para todo mundo e se você for a Zurique, coloque esse restaurante na sua lista porque ele deve ser apreciado.

Nossa experiência gastronômica no Hiltl foi aprovada com estrelinha e com certeza sempre que voltarmos a Zurique, passaremos lá para comer algo diferente e delicioso. Você será extremamente bem atendido por todos que lá trabalham, e vai saborear uma comida fresca, feita com qualidade e saudável.

PS – o restaurante vira uma baladinha super top em algumas noites e também tem um empório onde você encontra várias coisas saudáveis para comprar e levar pra casa.

Para maiores informações acesso o Site Oficial do Restaurante: www.hiltl.ch

* A nossa visita ao Hiltl foi realizada a convite da própria casa, mas as informações contidas neste post review demonstram a nossa real experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar