​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Olá, viajante! Se você está planejando visitar Ljubljana, a capital da Eslovênia, provavelmente já sabe que há muito para ver e fazer nesta cidade encantadora. Pensando em aproveitar ao máximo sua estadia, pode estar considerando adquirir o Ljubljana Card. Mas será que vale a pena? Neste post, vamos explorar os principais benefícios do Ljubljana Card e por que vale a pena considerá-lo para sua próxima viagem à cidade.



O que é o Ljubljana Card?


O Ljubljana Card é um passe combinado para os principais pontos turísticos de Ljubljana, que permite aos viajantes que passam pela belíssima capital eslovena, explorarem a cidade de maneira confortável e sem se preocupar com vários tickets a serem comprados.


Além das atrações, ele dá direito a alguns transportes públicos gratuitos dentro da cidade. E por fim, para os que gostam de guardar recordações, é uma ótima lembrança para levar da “cidade do Dragão”.


Inclusive, se estiver planejando ir para Liubliana, não deixe de conferir esse post com dicas de roteiro em Liubliana.


O cartão é administrado pela secretaria de turismo da cidade, então é bem confiável e fácil de conseguir. Ele pode ser comprado online ou direto no escritório de turismo de Liubliana, que fica no coração da cidade.


Por fim, o cartão é individual e nominal, oferecendo 3 modalidades de preço, todas com os mesmos benefícios e mudando somente a duração de validade dele:

  • 1 dia;

  • 2 dias;

  • 3 dias.


O Ljubljana Card vale a pena?

Visitamos a capital da Eslovênia e como não cansamos de dizer, nos apaixonamos já nas primeiras horas! Por isso, mesmo ficando 2 dias inteiros e 3 noites, a sensação foi de querer ficar mais. Com certeza retornaremos!


Vista panorâmica da cidade do Castelo de Ljubljana


Mas dado esse tempo, pegamos o cartão de 48h (2 dias) para explorarmos a cidade. Apesar de uma lista enorme de benefícios, especialmente entrada em vários museus, não usamos todos os benefícios. 


Então vamos listar algumas das atrações e facilidades que aproveitamos com o cartão. Todas elas são gratuitas com o Ljubljana Card, mas vamos listar os preços caso não tivesse o cartão para você fazer a conta se vale a pena junto!

Castelo de Ljubljana e funicular

Começando pelo ponto mais famoso da cidade, a visita ao castelo de Ljubljana é parada imperdível. Para chegar nele você pode subir escadarias pelo meio das árvores, que tampam um pouco a vista, ou pelo funicular. Recomendamos muito a segunda opção!


A subida foi linda e muito tranquila. O preço do castelo quando visitamos e da funicular (09/2022) seria 16 euros.


Union Experience (Cervejaria)

Se você sair da região do centro histórico ou se subir para apreciar a cidade do Castelo, é quase impossível não ver a imponente fábrica da Union. É a cervejaria nacional da Eslovênia e se for em qualquer mercado no país, suas prateleiras estarão repletas de suas cervejas.


Como grande parte das cervejarias européias, ela oferece um tour para conhecer a fábrica e degustar algumas de suas cervejas. É uma experiência muito bacana para todos, goste ou não de cerveja. Mas claro que para os amantes da bebida, é ainda melhor! 


O valor quando visitamos, sem o Ljubljana Card, seria de 14 euros.

Trenzinho e bicicleta

Liubliana é a capital mais sustentável da Europa, título que eles estampam com o orgulho devido! Por isso, no centro da cidade não é permitido o trânsito de carros.


Por isso, além de caminhar pelas belas ruas da cidade, dois outros meios de transportes são ótimos para explorar o centro! São eles o trenzinho elétrico que parte diversas vezes por hora do coração da cidade, que custaria 10 euros.


E a segunda forma, nossa favorita, é passeando de bicicleta! É muito tranquilo e fácil pedalar pelas ruas planas da cidade. O aluguel de quatro horas custaria 4 euros.


Passeio de barco

O rio Ljubljanica corta o centro da cidade e além de fazer com que a cidade seja repleta de belas pontes, também pode ser explorado de barco! São dois tipos de passeios que podem ser feitos, cada um custaria 12 euros. 


É uma bela forma de explorar a cidade em qualquer estação!



Rio Ljubljanica

House of illusions

Essa espécie de museu interativo oferece algumas atrações interativas que abusam das ilusões de óptica e sensoriais. É uma ótima parada para descansar das andanças pela cidade, além de ter algumas atrações bem curiosas


Para quem for com os filhos, é melhor ainda! Apesar de que fomos só em adultos e nos divertimos. A entrada seria de 11 euros.

Tour com guia

Curtir a cidade por conta própria é ótimo para ir no seu ritmo e tirar muitas fotos. Mas com um tour com guia, traz a vantagem de aprender (e muito!) sobre a história do local. Por isso, não deixe de aproveitar o tour guiado que a secretaria de turismo oferece.


O valor seria de 17 euros, com muita informação sobre essa tão rica capital em termos de cultura, que já pertenceu ao Império Austro-hungaro e depois da Iugoslávia. 

Wifi e aeroporto

Hoje em dia é difícil passar um dia inteiro sem internet, mas depender só de wifi de restaurantes é complicado. Por isso, você pode explorar a cidade com o wifi da prefeitura, que pega em todos os cantos do centro. 


Está incluso no Ljubljana Card, se não saíria por 4 euros. E caso você vá pegar um voo da cidade, o transporte para o aeroporto custaria 8 euros, porém também tem transfer incluso no passe.


Ônibus público

Depois de explorar o centro, caso você não esteja hospedado por ali, provavelmente terá que pegar ônibus. Nós ficamos hospedados a 18 minutos do centro, mas como sempre estávamos cansados ao final do dia, usar o transporte público era ótimo!


Para ir para o centro também, por isso ter o Ljubljana Card é muito bom já que dá direito ao uso 100% gratuito ao ônibus, pois cada passagem de ônibus custa 2,60 euros.


Então, todo dia economizamos pelo menos 5,20 euros.

Museus de destaque

Como estávamos com a agenda apertada para o resto da viagem pelas balcãs, não conseguimos explorar todos os museus que gostaríamos. Mas pesquisamos diversas atrações culturais que pareciam muito interessantes e estavam na nossa lista.


Por isso, sugerimos que separe um tempo para curtir eles! E para nós, mais um motivo para voltar para a linda Liubliana:

  • Galeria Nacional - 10 euros;

  • Museu Nacional da Eslovênia (Metelkova) - 8 euros;

  • MAO Museu de Arquitetura e Design - 5 euros;

  • Plecnik House - 6 euros;


Resumo do Ljubljana Card

Bom, sabendo mais de quais atrações aproveitamos com o Ljubljana Card, o balanço final de economia com as atrações por pessoa foi:


  • +16 euros do Castelo;

  • +14 euros da cervejaria;

  • +10 euros do trenzinho;

  • +4 euros da bicicleta

  • +12 euros de passeio de barco

  • +4 euros do wifi

  • +11 euros House of Illusions;

  • +17 euros do Tour Guiado;

  • +13 euros de ônibus (foram 5 usos em 2 dias);

  • Total economizado: 101 euros

  • Outros:

    • +8 euros do transfer aeroporto

    • +14 euros (média) se fosse em pelo menos 2 museus;


Considerando que o valor do cartão de 48h na época que visitamos era 44 euros, o balanço final de economia total foi de 57 euros!


Concluindo então, o Ljubljana Card vale muito a pena sim! Além da economia financeira, a experiência facilitada de não precisar se preocupar em comprar mais nenhum ticket de entrada é muito bom para facilitar a viagem.


Para curtir mais de Liubliana

Acompanhe mais sobre a apaixonante Liubliana com nossa cobertura pelo insta:


Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar