​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Em nossa última visita à capital argentina decidimos fazer um passeio bastante conhecido pelos turistas, mas que infelizmente ainda não tínhamos realizado nas visitas anteriores.

Assim, no post de hoje iremos contar com detalhes como foi nosso passeio ao Delta do Tigre, e ainda algumas curiosidades sobre o local.

Pois bem, o passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e é realizado no período da manhã, com horário de partida previsto para as 8h45.

No horário marcado o transfer nos buscou no Hotel, e já a bordo do micro-ônibus, fomos aos demais hotéis buscar o restante do grupo. O veículo era bem confortável, espaçoso, contando com ar condicionado e equipamento de áudio, bastante utilizado pelo guia para repassar as informações dos locais que estávamos visitando, o que é feito em espanhol e em português.

Com o grupo completo, já a caminho de Tigre, passamos por alguns pontos importantes da cidade de Buenos Aires, como o Aeroparque, Estádio do River Plate, Quinta Presidencial, entre outros.

A cidade de Tigre pertence à grande Buenos Aires, e está localizada a apenas 32 km da capital. Com uma população modesta, Tigre teve uma enorme valorização na década de 1990, o que culminou na construção de grandes empreendimentos e imóveis na região, sendo possível observar diversas casas de verão.

Ao chegar à Tigre já pudemos perceber a organização da cidade, que embora pequena, é bastante charmosa. A cidade é cortada pelo Rio Paraná e seus diversos canais, sendo considerada pelos portenhos como a “Veneza da Argentina”, e realmente nos encantamos pelo lugar!

A nossa primeira parada foi no Museu de Arte Tigre – MAT, que está localizado em um imponente e histórico edifício, com arquitetura tipicamente francesa, e que antigamente abrigou o Tigre Club (Cassino). O museu conta com um amplo acervo de obras, de importantes artistas argentinos, e boa parte destas obras tentam retratar a paisagem e costumes de Tigre e seu Delta.

* Museu de Arte Tigre - MAT

Infelizmente não tivemos tempo para explorar o interior do Museu, mas pudemos contemplar a parte externa, que por si só já é uma obra de arte, e seus jardins, que contam com uma bela vista para o rio e canais.

* vista do jardim do MAT

Continuando o passeio, a segunda parada foi no Mercado de Frutos, ou Puerto de Frutos como é conhecido, que foi inaugurado em 1938, e nada mais é que um mercado popular, com diversas barraquinhas e lojas dos mais variados tipos, onde é possível encontrar desde objetos para casa, como produtos de decoração, móveis, souvenires, e produtos locais.

* um dos portões de acesso ao Puerto de Frutos

* algumas lojas no Puerto de Frutos

* mais lojas

O Puerto de Frutos é dividido em setores, e você encontrará diversas placas/mapas do local, o que facilita a sua visita. No dia que visitamos era uma quinta-feira, e a maior parte das barraquinhas e lojas estava fechada, o que foi uma pena. Pelo que o guia mencionou, os dias de maior movimento são aos sábados e domingos, onde a maioria das lojas se encontra aberta.

* já que a maioria das lojas não estavam abertas, aproveitamos para explorar o local... Vista do canal.

Independente disso, tivemos quase 1 hora para explorar o local e conhecer um pouco mais da sua estrutura. Em um dos portões de acesso existe uma filial da Havanna, e aproveitamos para tomar um delicioso café por ali.

* ruas da parte interna do Puerto de Frutos

De volta ao micro-ônibus, era hora de partir para nossa última e aguardada parada: o passeio de barco pelo Delta do Rio Paraná, que é considerado o quinto maior delta do mundo.

Chegando à estação fluvial, já fomos logo direcionados para a embarcação em que iríamos fazer o passeio.

* Embarcação na qual fizemos o passeio

* parte interna da embarcação

O objetivo do passeio era navegar entre as ilhas e pelo rio para conhecer um pouco mais da cidade e costumes da população local. O passeio tem duração de aproximadamente 1 hora, e é suficiente para explorar bem a região.

Ao longo do trajeto podemos ter uma noção maior das diversas casas/construções realizadas às margens do rio, bem como o cotidiano dos moradores do local, que possuem o barco como seu meio principal de transporte, seja para locomoção, como também para desenvolver o comércio, como no caso do barco supermercado, utilizado para abastecer os moradores da região.

* um pouco da vista durante a navegação

* decks das casas, todas preparadas para receber barcos/lanchas

* passamos pela frente da Chinatown

* mais um pouco da vista durante o passeio

Interessante mencionar que durante o passeio o guia da embarcação menciona algumas informações sobre a região e aponta os principais pontos de interesse. Além de espanhol, é ainda feito em inglês e português, ideal para quem não tiver domínio da língua local.

Entre as construções, uma que chamou bastante atenção foi a casa branca, protegida por uma espécie de urna transparente, que foi de propriedade do Presidente Domingo Faustino Sarmento, no século XIX.

* Casa que foi propriedade do Presidente Domingo Faustino Sarmento

De volta à terra firme, era hora de retornar para Buenos Aires, um trajeto que demorou em torno de 1 hora, devido ao trânsito e ao tempo para deixar o grupo em seus respectivos hotéis.

Sobre o passeio, podemos dizer que gostamos bastante e consideramos uma atração imperdível para quem estiver visitando Buenos Aires, isto porque é um passeio diferente do que habitualmente temos na capital portenha.

Além disso, a cidade de Tigre é bem charmosa e encantadora. Inclusive, gostaríamos de ter tido mais tempo para explorar aquela pequena cidade.

Como mencionamos anteriormente, o passeio ao Delta do Tigre é bem conhecido entre os turistas, e portanto, é oferecido por diversas empresas.

Nós reservamos com a Aguiar Buenos Aires, que foi nossa parceria oficial na viagem, sendo que o passeio custa USD 43 por pessoa. O atendimento é impecável do começo ao fim, desde a reserva até a realização do passeio, com todo o auxilio e informações necessárias, e o melhor, em português.  

Para quem tiver interesse no passeio ou necessita de mais alguma informação, é possível entrar em contato com a Aguiar Buenos Aires pelo Site Oficial (clique aqui) ou pelo e-mail info@aguiarbuenosaires.com.

Espero que tenham gostado, e não deixem de reservar um tempo para fazer o passeio. Fica a dica, não vão se arrepender!

* realizamos o passeio Delta do Tigre à convite da empresa Aguiar Buenos Aires, mas as informações contidas neste post expressam nossa real experiência.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar