​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Depois de dois posts sobre o Porto, vamos para o terceiro e mais delicioso deles, porque é o meu lugar favorito no mundo: a Ribeira do Porto.

Saindo da Av. Aliados você pode ir em direção a estação São Bento, que vale a visita para tirar uma foto e ficar observando a arquitetura. Antes passeie um pouco na Rua das Flores que fica em frente a estação e está cheia de lugares lindos e deliciosos para tomar um café e comer um doce português.

Estação São Bento

Casinhas sempre enfeitas na Rua das Flores

Subindo a rua da estação São Bento encontra-se a Catedral da Sé, igreja linda e cheia de ouro, de lá da para ter uma visão boa da cidade, vê-se a Torre dos Clérigos e as milhares de casinhas coladas umas as outras e as roupas todas penduradas para fora das janelas.


Frente da Igreja da Sé


Lateral da Igreja da Sé

Depois de visitar a igreja, aconselho a passar por cima da ponte Dom Luis e ficar maravilhado com a vista que se tem da ribeira, e se for um dia lindo de sol tenho certeza que você irá se apaixonar. Caso queira tirar uma foto FIXE (que é como o pessoal lá do Porto fala para se referir a legal) caminhe até o final da ponte e já vai ser Vila Nova de Gaia, para o seu lado direito vai ter um caminho que leva ao teleférico e é ali nesse canto que fica a melhor vista para uma foto espetacular. Não aconselho andar no teleférico, porque é melhor ir descendo as ladeiras e escadarias e ir aproveitando a paisagem e conhecendo os lugares.

Vista de cima da Ponde Dom Luis

Essa é a vista mais bonita

Logo na saída da ponte a sua direita, passando a entrada do teleférico, tem umas escadarias, vá descendo elas que logo vai chegar nas Caves de vinhos do Porto, existem as famosas, que são pagas como Taylor’s, Sandeman, Ferreira e etc... Porém eu sempre acabava levando o pessoal na Quevedo, que a entrada é free, no entanto o lugar não tem um passeio e explicações como os outros que são pagos, mas lá você pode escutar um Fado (música típica portuguesa) e experimentar alguns tipos de vinho do Porto por um preço bem bom.

A ribeira de Vila Nova de Gaia tem vários restaurantes bons e com preços atrativos, eu adoro muito O Bacalhoeiro e o Douro Velho, ambos com 13 euros você come bacalhau e bebe uma cerveja (última vez que fui foi em julho de 2015).

Depois de passear por Vila Nova de Gaia, atravesse a ponte Dom Luis, mas agora pelo lado de baixo e você chega na ribeira do Porto, ali pode-se pegar um daqueles barcos para um passeio pelo Rio Douro, aconselho se estiver um dia bonito e mais quente.

Barcos de passeio pelo Rio Douro

Quando morei no Porto, adorava ficar sentada ali observando o movimento, vendo os meninos pularem da ponte, pessoas fazendo suas selfies ou mesmo jogando conversa fora e tomando uma cervejinha.

Meu lugar favorito no mundo

Depois de passear pela ribeira, pode-se pegar o funicular (um tipo de elevador) que fica ali perto da Ponte Dom Luis, assim não precisa fazer tanto esforço para subir as ladeiras, mas eu ainda indico elas para poder aproveitar mais os encantos dessa linda cidade.

Funicular

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar