​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Portugal é um dos destinos favoritos de nós brasileiros e do resto do mundo, tanto é que o turismo no país teve um boom gigantesco nos últimos 3 anos e cada vez mais as pessoas optam por incluir o país na sua lista de passeio.

Não é a toa que ele ganha sempre mais destaque na mídia, são tantos lugares lindos para se conhecer que é difícil escolher um roteiro. Do norte ao sul, o que não faltam são opções de cidades históricas, praias com belezas únicas e cidades com paisagens inesquecíveis. Outra coisa que chama muito a atenção dos turistas é o preço das coisas, que acaba sendo bem mais barato que em outros países da zona do euro e isso faz com que as pessoas possam aproveitar muito bem.

Quando eu viajo gosto sempre de experimentar a culinária local e Portugal é um país riquíssimo quando falamos sobre comida e hoje meu post vai ser exatamente sobre isso. Vou dar algumas dicas de coisas deliciosas que experimentei na minha última passagem pela terrinha, confiram:

Como eu disse antes, o que não falta são pratos típicos e comer bem é uma coisa super fácil no país, porque em qualquer barzinho, por mais simples que ele seja, a comida vai ser mega saborosa e um precinho ainda mais agradável.

Segundo os portugueses dizem, eles tem 1000 maneiras de preparar um bacalhau, então haja criatividade nessa cozinha.

Só que hoje não vim falar do bacalhau e sim de outros quitutes gostosos que eu não deixo de comer sempre que vou a Portugal.

O meu favorito e número 1 da minha lista, é o quentinho e saboroso pastel de nata da Manteigaria. Esse local já é muito famoso em Portugal pois andou ganhando vários prêmios e se você não for a Belém para experimentar o famoso pastel de belém (lembrando que só esse local pode chamar de pastel de belém, o resto é pastel de nata), não vai se arrepender nadinha de comer um, dois ou quantos quiser da Manteigaria. Na minha opinião ele inclusive é o melhor. Agora eles tem uma loja bem grande no Porto, onde você pode ver como são fabricados os pastéis e saborear eles com um delicioso cafezinho. Um pastel de nata custa 1 euro na Manteigaria.

O segundo prato da minha lista é a famosa “Francesinha”, que é típico do Porto mas que já encontra-se por todo o país. Esse prato não é pra qualquer um e eu aconselho a comer no almoço, porque é bem pesado. A francesinha consiste em duas fatias de pão, vários pedaços de carnes e linguiças diferentes, muito queijo derretido por cima, um ovo frito e o molho um tanto quanto picante que dá nome ao prato, ah e as batatinhas fritas para completar a deliciosa bomba calórica. Acreditem, eu sou meio caçadora desse prato e sempre procuro comer em lugares diferente e dessa vez não foi diferente. Decidi experimentar o prato em um restaurante super tradicional de Braga, cidade que fica 30 minutos do Porto, a Taberna Belga. Posso afirmar que essa foi a melhor que já experimente até hoje , então caso esteja pensando em visitar a cidade que é muito charmosinha, não deixe de ir nesse local para saborear a deliciosa e tradicional francesinha servida por eles. No Porto, eu gosto de comer no tradicional Café Santiago, Baju ou Santa Francesinha. Uma francesinha custa em média 10 euros.

Francesinha que experimentei na Taberna Belga

Hora de saber sobre outra sobremesa, que apesar de não ser tradicional portuguesa, é uma delícia. A Sorveteria Santini é super tradicional em Portugal e muito conhecida, desde 1949 quando um italiano começou a fazer sorvetes em terras portuguesas ela se tornou conhecida pela sua qualidade e variedade. Eu confesso que esses sorvetes são os melhores que já experimente, que meus conterrâneos italianos não fiquem chateados comigo, mas a Santini é sensacional. São 7 lojas no país, então faça um pit stop em uma delas para saborear um sorvetinho. Uma bola de sorvete custa em média 2,50 euros.

Eu tinha dito que não ia falar de bacalhau, mas não me lembrei do delicioso bolinho de bacalhau que experimentei. Então se você quer realmente experimentar um bolinho de bacalhau super saboroso, vá até a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Eles tem um local em Lisboa e outro no Porto. Minha dica é para escolher o recheado com queijo da serra da estrela, que dá um sabor a mais no bolinho. O bolinho custa 4 euros.

* Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Essa última dica é para quem vai visitar o Porto. Quando for a Matosinhos, não deixe de procurar “O Croissant de Portugal” que fica quase de frente a praia e serve um croissant delicioso demais, se for na parte da manhã é provável que consiga pegar alguma fornada recém saída e se deliciar com ele ainda quentinho. Experimente o de creme de ovo que não irá se arrepender.

Quando for visitar esse país rico em história, culinária e pessoas adoráveis, procure experimentar uma das minhas dicas, ou todas, porque tenho certeza que o arrependimento não vai bater!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar