​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: London Eye (Foto: Divulgação)

Você já imaginou programar uma visita à Londres e não ir conhecer o Big Ben, a Tower Bridge ou a Abadia de Westminster? Chega a ser meio inadmissível perder tais atrações para quem está visitando a cidade pela primeira vez, não é mesmo? Pois saiba que a London Eye, famosa e visionária roda-gigante que está localizada às margens do rio Tâmisa, também já figura entre estas atrações consideradas imperdíveis na capital Britânica.

A London Eye, também conhecida como Roda do Milênio, foi construída durante 7 anos, com conclusão no ano de 1999, ostentando 135 metros de altura, tamanho suficiente para ser considerada a maior roda-gigante do mundo na época. Inaugurada oficialmente no ano seguinte, em 2000, com 32 cabines que comportam 25 pessoas por viagem, totalizando 800 visitantes na roda inteira por “giro”. As 32 cápsulas representam os 32 distritos de Londres e centenas de pessoas de 5 países foram mobilizadas na época de sua construção.

Andar na London Eye é se deliciar com um passeio panorâmico imperdível que dura aproximadamente 30 minutos. Em capacidade máxima, a atração pode acolher 15.000 visitantes por dia, e até o ano de 2006 ela reinou absoluta como a roda-gigante mais alta do mundo. Hoje em dia leva o quarto lugar no ranking das mais altas, ficando atrás apenas da High Roller, (Las Vegas, 168 metros), da Singapore Flyer (Cingapura, 165 metros), e da Star of Nanchang (China, 160 metros).

É preciso lembrar que a Roda Panorâmica não foi assim tão bem aceita em seus primeiros anos em funcionamento, já que ela foi incialmente hostilizada e mal vista por parte da população e a ideia era deixa-la de pé por apenas 5 anos. Dá para acreditar? Caso parecido ocorreu com a icônica Torre Eiffel, em Paris, porém ambas atrações caíram nas graças do público e não foram vencidas pelas críticas.

Imagem: London Eye, também conhecida como Roda do Milênio

Imagem: A London Eye está localizada às margens do Rio Tâmisa (Foto: Divulgação)

Imagem: As luzes da London Eye brilham durante a noite (Foto: Divulgação)

A concepção da London Eye vem de uma competição criada no início dos anos 90 por um jornal local e a Architecture Foundation, onde o casal de arquitetos David Marks e Julia Barfield apresentou a ideia da colossal estrutura que iria dar cara nova a uma Londres do novo milênio.

A competição foi desconsiderada, porém a dupla criadora decidiu bancar o projeto por conta própria, buscando parceiros para financiar o ambicioso monumento, sendo que encontram, então, apoio da tradicional cia aérea britânica, a British Airways, que decidiu literalmente pagar pra ver e foi a patrocinadora oficial até o ano de 2008. Hoje quem dá nome a atração é a Coca Cola.

Na minha recente visita à Londres, em abril deste ano, resolvi embarcar na Roda do Milênio e ter a oportunidade de ver a cidade de onde mais eu gosto, bem lá do alto. Relato agora como foi o meu passeio na estonteante London Eye, confiram:

O PASSEIO

Com um dia nublado, típico tempo londrino, e horário marcado para às 17:45, cheguei em South Bank, região onde a London Eye está localizada, e logo me direcionei para trocar o meu ticket. Chegar perto da roda-gigante é garantia de ficar a todo momento olhando pra cima, admirando a enorme estrutura e se impressionando com a altura e a engenharia audaciosa dela. O design da London Eye foi criado com inspiração nos aros da roda de uma bicicleta e a estética dela é realmente cativante, concebida com muita modernidade e traços futuristas.

O local de acesso da atração é bem badalado e possui muitos visitantes durante praticamente todo o dia, sendo que as filas para um passeio na London Eye podem ser bem extensas, com duração de 40 minutos até 1 hora, em dias mais movimentados.

Para evitar as filas, peguei o meu ticket Fast Track, um passe rápido que permite acesso em uma área mais exclusiva e que conta com uma entrada especial, sendo que depois que saí do escritório, onde estava trocando o meu ingresso, em menos de 5 minutos eu já estava embarcando na atração. Rápido e muito prático.

Imagem: Escritório em frente à roda=gigante para a troca dos tickets

Além do passeio na London Eye, o ingresso também permite a visita ao cinema 4D, chamado de “4D Experience”, uma rápida sessão de cinema que dura cerca de 5 minutos, e que mostra imagens aéreas de Londres e efeitos que dão a sensação de imersão no breve filme. Vale a pena ir caso tenha tempo disponível.

O embarque ocorreu de forma organizada e com a roda-gigante em movimento, porém a velocidade do “giro” dela é tão lenta que parece que nem está se movimentando, permitindo assim que os 25 ocupantes entrem nos pods (cabines) com muita calma e segurança.

Uma volta completa na London Eye dura 30 minutos, que mais parecem 5, pois o tempo passa muito rápido durante todo o trajeto, e ela se move constantemente, de forma bem devagar, sendo praticamente imperceptível que a cabine está se movendo, anulando assim a sensação de balanço. As cápsulas de 10 toneladas cada, são de vidro em sua totalidade, promovendo um passeio aéreo 360º, permitindo uma visão privilegiada e espetacular para todos os lados de Londres.

Imagem: São 32 cabines, em sua totalidade de vidro, que comportam 25 visitantes

Imagem: Cápsulas transparentes que permitem uma visão 360 graus para Londres

Imagem: Com 135 metros de altura, a London Eye é a quarta maior roda-gigante do mundo

Imagem: Seja durante a noite ou de dia, a experiência de uma volta na London Eye é marcante (Foto: Divulgação)

Apesar de ser possível admirar todos os cantinhos da cidade lá de cima, a área mais concorrida para fotos e vídeos é a que aponta para o Palácio de Westminster, com o Big Ben e o Parlamento lado a lado formando a imagem perfeita da paisagem mais emblemática da terra da Rainha. Uma emoção muito grande, com certeza!

Mais alguns famosos pontos turísticos podem ser facilmente avistados durante todo o percurso desta roda-gigante “observatório”, como a St Pauls Cathedral, o The Shard, e o rio Tâmisa e suas diversas pontes, entres outros. Lá do alto, em dias abertos e que permitem uma boa visibilidade, é possível apreciar a vista até 40 km de distância de Londres, e poder avistar até mesmo o famoso Castelo de Windsor.

Imagem: A vista mais concorrida para fotos e vídeos é a que aponta para o Palácio de Westminster, com o Big Ben e o Parlamento lado a lado

Os minutos iam correndo rápido e o ponto alto do passeio, foi, de fato, quando a cápsula atingiu os 135 metros do chão, bem no topo, deixando todo o pessoal da cabine em êxtase e admirados com o skyline inesquecível de uma das capitais mais lindas da Europa. É preciso dizer que a cidade fica ainda mais linda e incrível do alto. Belíssima demais!

As cabines contam com tablets interativos, que possuem fotos e informações, traduzidas em diversos idiomas, para mostrar quais pontos turísticos estão sendo vistos, seja qual for o ângulo. As cápsulas também possuem um banco central para quem não quer ficar em pé durante toda a volta, muito oportuno para os que tem medo de altura, idosos ou para um breve descanso.

Passeio foi chegando ao fim e quem fica localizado nas Photo Zones, áreas demarcadas no chão e especificas para fotos, pode levar um registro da experiência para casa, e a foto oficial pode ser adquirida no final, na área da loja.

Na saída, na lojinha, além de poder comprar a foto oficial, o visitante se depara com uma infinidade de artigos e souvenires temáticos, garantia de bons presentes e algumas libras deixadas por lá.

LOCAL

A London Eye encontra-se situada na região conhecida como South Bank, quase em frente ao Parlamento e ao Big Ben, às margens do rio Tâmisa. Ao seu lado também é possível encontrar o Sea Life London Aquarium, que também muito vale a pena ser visitado.

COMO CHEGAR

Se você pretende utilizar o metrô, é possível parar nas estações: Waterloo, Embankmen, Charing Cross ou Westminster e andar alguns minutos. Se estiver de trem, a estação mais próxima é a Waterloo e Charing Cross. Também é possível pegar um ônibus, já que existem alguns pontos próximos ao local.

TICKETS

Podem ser comprados através do site oficial ou na bilheteria, que fica em frente à roda gigante. Acredito que na internet é mais fácil realizar a compra, pois evita a fila da bilheteria. Dependendo do horário, pode existir uma fila gigante, o que desanima muito os visitantes. Aconselho procurar horários de menor movimento, tais como no começo da manhã, por exemplo.

Existem diversos pacotes para o London Eye, desde uma visita simples, cabines exclusivas, experiência em 4D (contando sobre a construção e história da London Eye) e pacotes de jantar ou com champagne. Seja visita simples ou com experiências VIP, seguem algumas opções de tickets, fast passes e pacotes:

Standard: £23,45 - Ticket Normal;

Day and Night Experience: £32,45 – Possível programar uma visita de dia e outra ao anoitecer;

Any Time Flexi: £26,10 – Possível optar por visitar à Roda-gigante a qualquer hora, no dia escolhido;

Fast Track: £32,45 – Entrada rápida e prioritária com acesso a uma entrada dedicada exclusiva;

Flexi Fast Track: £36,00 – Visita com direito a entrada rápida e possível optar por entrar na atração a qualquer hora, no dia escolhido;

Champagne Experience: £36,00 – Com direito a uma taça de champagne;

Algumas outras opções de tickets Experiencias VIP são oferecidas, como: Cápsulas Privadas para 3 a 25 convidados, degustação de chocolates, degustação de vinhos e champagnes, passes especiais para grupos de mais de 10 pessoas, cabines privadas para amigos/família, e reuniões de negócios/corporativas. Para os apaixonados é possível pagar pela cabine privada “Cápsula do Cupido” ou também pelo pacote especial para casais para pedidos de casamento. Já pensou?

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento da London Eye varia conforme os meses do ano, então o mais indicado é sempre conferir o calendário no site oficial, CLIQUE AQUI!

Horários de 2017:

Julho e Agosto: Diariamente, 10:00 - 20:30;

Setembro: Do dia 1 ao dia 3, 10:00 - 20:30; Do dia 4 ao dia 30, 11:00-18:00;

Outubro e Novembro: Diariamente, 11:00-18:00;

Dezembro: Do dia 1 ao dia 21, 11:00-18:00; Dias 22 e 23, 10:00 - 20:30; Dia 24, 10:00 - 17:30; Dia 25 (Natal), fechado; Do dia 26 ao dia 30, 10:00 - 20:30; Dia 31 (Véspera do Ano Novo), 10:00 - 15:30;

Imagem: A London Eye encontra-se situada na região conhecida como South Bank (Foto: Divulgação)

CONCLUSÃO DO PASSEIO

Uma visita à London Eye realmente não é um passeio barato, e talvez seja um dos mais caros de Londres, mas eu considero que vale muito a pena o investimento, pois é um dos raros locais onde se é possível ter novas e diferentes perspectivas da cidade, vista de cima, sendo que a atração, com relação à altura, compete praticamente apenas com o The Shard, renomado arranha-céu inaugurado em 2013.

Embarcar na Coca Cola London Eye é uma experiência privilegiada, memorável, única e divertida, e quem nela “gira”, pode riscar da listinha a experiência de ter andado na 4ª roda-gigante mais alta do mundo. Um feito e tanto.

A London Eye é atualmente a atração “pagante” mais visitada de todo o Reino Unido, sendo que ela atrai quase 4 milhões de visitantes todos os anos, tendo se consagrado como um verdadeiro sucesso, sendo um ícone e símbolo moderno reconhecido na paisagem londrina, fazendo com que hoje em dia seja praticamente impossível imaginar Londres sem ela.

Finalizo dizendo que gostei muito do passeio e não vejo a hora de voltar à Londres para poder embarcar na London Eye novamente, só que da próxima vez quero ir à noite, já que deve ser uma sensação totalmente diferente. Seja noite ou de dia, um passeio nela é mais que obrigatório para quem visita à capital inglesa, sendo possível fazer fotos e vídeos preciosos lá de cima, e guardar excelentes lembranças para o resto da vida. Aprovado e indicado!

Para maiores informações: londoneye.com

*A nossa visita à Coca Cola London Eye foi realizada a convite da própria London Eye, mas as informações contidas neste post review demonstram a nossa real experiência.

** Nossa viagem à Londres teve o apoio da British Airways e da Visit Britain.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar