​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Está com viagem programada para Machu Picchu? No post de hoje iremos falar como foi nossa experiência junto à empresa Peru Rail no trajeto de trem que fizemos entre Cusco e Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo), cidade base para conhecer Machu Picchu.

Com a data da viagem definida e o roteiro programado, era hora de verificar o jeito mais fácil e prático para chegar até Machu Picchu, já que seriam poucos dias no Peru e queríamos aproveitar ao máximo.

Dentre as poucas opções que teríamos para fazer o trajeto, concluímos que trem era a nossa opção. Existem apenas duas empresas que operam este percurso, a Inca Rail e a Peru Rail, sendo esta última a nossa escolhida.

Como partiríamos de Cusco, a estação mais próxima é a de Poroy, que fica a 18 km do centro da cidade, e leva em torno de 20 minutos de carro. Nosso trem partia no começo da manhã, então combinamos com o taxista no dia anterior, e a viagem nos custou 30 soles.

Portanto, é fundamental considerar o tempo de traslado até a estação quando for se programar, já que a empresa aconselha chegar com 30 minutos de antecedência do horário de partida.

* Estação de Poroy

A Estação apesar de ser pequena, possui um guichê para comprar os bilhetes e um café, com diversas opções para uma alimentação rápida.


Além de Poroy, também é possível chegar até Aguas Calientes partindo de Ollantaytambo e Urubamba.

Para o trajeto de Poroy – Aguas Calientes, a Peru Rail conta com 3 tipos diferentes de trens: o Vistadome, Expedition e o Hiram Bingham, e o que os diferenciam são os serviços oferecidos a bordo, conforto das poltronas e tamanho das janelas.

Alguns outros serviços podem estar incluídos dependendo do trem, conforme se verifica na seguinte tabela (apenas em espanhol):



Além dos diferentes tipos de trem, ainda é possível comprar pacotes especiais que dão direito à snacks ou buffet no Belmond Sanctuary Lodge, isto com um custo adicional, é claro.

Outro detalhe importante, é que neste percurso a Peru Rail disponibiliza 4 horários diferentes de trem, embora todos partindo pela parte da manhã (6h40, 7h35, 8h25 e 09h05). Já para o trajeto de volta (Aguas Calientes – Poroy), os horários são no período da tarde. Este formato acaba por permitir que os passageiros consigam fazer um bate-volta, embora não acredito que seja a melhor opção, pois fica muito corrido, e Machu Picchu merece um maior tempo para explorar com calma.

Como queríamos testar a empresa, na ida utilizamos o trem Expedition e na volta o Vistadome, justamente para verificar como seriam os diferentes tipos de vagões e trens.

O trem Expedition é o mais simples quando comparado com os demais, embora, possuindo poltronas bem confortáveis, janelas bem espaçosas, inclusive no teto, proporcionando ótima visibilidade. Por dentro, os vagões possuem uma pintura temática, banheiros normais e espaço destinado para as bagagens.

* Parte interna - Trem Expedition


* Vista pela Janela

O trajeto dura em torno de 3h50min, sendo que possui serviço de bordo, com bebidas (quentes e frias) e snacks normais.


Por sua vez o trem Vistadome, possui configuração bastante parecida que o Expedition, com poltronas igualmente confortáveis, espaçosas, janelas grandes, ideal para curtir a vista.

* parte interna - Trem Vistadome

O grande diferencial que verificamos neste trem, foi o serviço de bordo, já que foi disponibilizado uma espécie de “jantar”, parecido com serviço de bordo de avião. De igual modo, também estavam inclusas bebidas quentes e frias.


Além disso, no trajeto de volta é realizado uma espécie de show e um desfile com os itens que são posteriormente vendidos, como por exemplo casacos de alpaca, etc. Além de itens de vestuário, são vendidos livros, bonés, e souvenirs em geral.


Para comprar os tickets entramos diretamente no site da Peru Rail, e de maneira rápida e simples conseguimos ver a disponibilidade de assentos e preços, que em média custam U$77 (Expedition), U$89 (Vistadome), por trecho. Também é possível comprar os tickets diretamente na estação, porém, não considero uma boa opção, já que é possível não ter disponibilidade.

Em geral, tivemos uma boa experiência junto à Peru Rail, já que utilizamos trens espaçosos, bem conservados, limpos, e atendimento impecável, tudo muito organizado. Além disso, a vista do caminho é simplesmente sensacional, sendo uma atração a parte.




Por fim, para facilitar a sua viagem, algumas dicas são importantes:

     - chegue com 30 minutos de antecedência do horário de partida;

    - leve os tickets impressos para embarcar, pois a empresa exige a sua apresentação;

    - se estiver com bagagem, existe espaço destinado para estas no começo de cada vagão;

    - compre os bilhetes com antecedência para garantir o seu assento;

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial da empresa Peru Rail (clique aqui). 

*Agradecimento especial à nossa parceira Peru Rail.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar