​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação Flixbus

Em minha última viagem à Europa precisei me deslocar de Londres a Paris, e na época, trem e avião não foram opções interessantes para a viagem de uma capital à outra, sendo que o trem acabou excluído de minhas opções pelo alto valor da passagem “de última hora”, e avião não parecia a forma mais interessante e conveniente de se fazer um trecho tão perto. A saída? Embarcar de ônibus com a Flixbus, uma das maiores empresas do ramo na Europa, e conto agora brevemente como foi a minha experiência.

Estou certo que uma das formas mais rápidas, bacanas e interessantes de fazer o trecho clássico “Londres – Paris”, ou vice-versa, seja a bordo do prestigiado trem Eurostar, que atravessa o canal da mancha e leva pouco mais de 2 horas de trajeto, porém não é a mais acessível, definitivamente. Talvez o ônibus realmente não seja o modal mais glamoroso, porém embarcar com a Flixbus neste trajeto foi, de fato, muito cômodo e conveniente.

Vale dizer que a Flixbus é uma das mais tradicionais empresas de ônibus da Europa e hoje em dia ela liga 28 países e conecta cerca de 1700 destinos, ofertando passagens mais em conta e serviços bem enxutos. Bem, na época da viagem, fiz tudo pela internet, utilizando a página oficial da cia e o aplicativo para smartphone oferecido por eles, sendo que o trecho me custou 24,90 euros (apenas ida). Vale dizer que o valor poderia ter sido menor, caso eu tivesse agendado com mais antecedência, o que não foi o caso, sendo que agendei apenas 10 dias antes da viagem ocorrer.

Passagem comprada e prontamente recebi o e-ticket pelo e-mail, com o itinerário bem detalhado, dados de cobrança e valores, mapa do trajeto e informações básicas como horários e estações de saída e chegada.

Em Londres, precisei me deslocar até a consagrada Victoria London Station (Estação Victoria), local que conecta o sistema de transportes da capital inglesa, por meio de trem, ônibus e metro. Cheguei à estação um pouco antes do horário agendado, facilmente acessada pelo famoso sistema de metro da cidade.

Nove horas da noite, e em ponto, o ônibus partiu, sendo que antes de embarcar, apenas precisei localizar o meu portão de embarque e mostrar o meu e-ticket, no celular, e passaporte. Malas no porão e era hora de partir.

O ônibus em si era bem “simples” para os padrões europeus, digamos, porém extremamente funcional, limpo, e seguia a linha conforto “lowcost” das aéreas europeias como Ryanair e Easyjet, por exemplo. O “carro” estava cheio e ofertava WIFI grátis. As poltronas não eram as mais confortáveis, embora fossem suficientemente cômodas para um breve descanso/sono durante uma viagem noturna na estrada.

Luzes apagadas e era chegada a hora de tentar dormir um pouco, porém uma das experiências mais interessantes do trajeto ainda estava por vir, sendo que pouco mais de 3 horas depois da partida, o ônibus já se aproximava do emblemático Eurotúnel, que corta o famosíssimo Canal da Mancha, que divide o Reino Unido da França. Quando viajando de carro ou ônibus, de duas uma, ou se atravessa o Canal da Mancha por balsa, ou dentro de containers, que viajam por baixo da água em alta velocidade.

Como a minha viagem era durante a madrugada, a balsa não seria cogitada, e o ônibus foi se organizando na fila de veículos para, aos poucos, ir se deslocando para dentro de um “bloco metálico”. De fato a experiência foi muito curiosa e marcante, pois passamos aproximadamente vinte minutos dentro do “container” que transportava o ônibus e era permitido sair do veículo para dar “aquela esticada” e transitar no “vagão”, durante o tempo do percurso. Saí do ônibus para registrar as fotos e pelas janelinhas pude observar a alta velocidade que nos fez atravessar os cerca de 55 km do túnel em tão pouco tempo.

Imagem: Ônibus da Flixbus dentro dos vagões em alta velocidade que cortam o Canal da Mancha

Imagem: Dentro dos vagão é permitido sair do veiculo, momento ideal para "esticar" as pernas

Praticamente logo após a saída do túnel, era hora de passar pela imigração, afinal estávamos entrando na União Europeia, processo este que nos tomou pouco mais de meia hora, sem transtornos, para garantir o carimbo no passaporte.

O horário de chegada estava marcado para as seis e cinquenta da manhã, na Porte Moillot, em Paris, com 2 horas de fuso a mais em relação à Londres, porém para minha felicidade chegamos com quase 1 hora de antecedência, cumprindo o trajeto total em pouco mais de 6 horas e meia, que passaram muito rápido, diga-se de passagem.

Por fim, registro que gostei muito da experiência de embarcar de ônibus de Londres à Paris, por ter sido barato, razoavelmente confortável e muito interessante a experiência de transitar em vagões por baixo do glorioso Canal da Mancha. Com relação à Flixbus, minhas impressões sobre a empresa são muito positivas, no geral, sendo muito organizada, conectada, segura e oferta bons preços e trechos de longa distância bem convenientes por todo o continente europeu. Vale a viagem!

Para mais informações: flixbus.com

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar